Azevias

/5

APRESENTAÇÃO

Quando falamos sobre o anko, a compota de feijões vermelhos que recheia os Dorayaki japoneses, vocês ficaram surpresos com a notícia incrível. No entanto, a tradição de usar leguminosas para rechear doces já era conhecida por nós, europeus, com receitas como as azevias portuguesas. São pastéis de massa recheados com este creme à base de grão-de-bico. Não se preocupem, há também açúcar dentro, o que tornará o interior cremoso especial e saboroso. Uma vez cozidas, as azevias não podem faltar uma pitada de açúcar e canela em pó, um ingrediente particularmente comum quando se fala de doces natalinos. Este ano, se quiserem dar um toque multicultural às suas festividades, experimentem doces étnicos como as Pulla finlandesa rápida, os macios Grittibänz suíços e, por último, mas não menos importantes, as azevias portuguesas.

Não percam também a receita dos Pastéis de nata, um dos doces mais amados de Portugal!

INGREDIENTES

Ingredientes para 25 peças
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 50 g
Conhaque 25 ml
Água 50 g - quente
Laranjas ½
Sal fino quanto baste
Para o recheio
Açúcar 125 g
Água 75 g
Limões ½
Grão-de-bico cozido 250 g
Amêndoas peladas 150 g
Gemas 2
Canela em pó quanto baste
Para fritar e completar
Óleo de amendoim quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar as azevias, comece ralando a casca da laranja e espremendo o suco. Em seguida, em uma tigela coloque a farinha, a manteiga em ponto de pomada, o conhaque, uma pitada de sal, o suco e a casca da laranja. Misture tudo primeiro com uma colher de pau e depois à mão, adicionando a água quente aos poucos. Continue até obter uma massa macia e consistente; se necessário, você pode ajudar-se polvilhando com um pouco de farinha. Cubra a massa com filme plástico e deixe descansar por meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio: coloque o grão-de-bico no processador junto com a canela e as amêndoas. Bata até virar um purê. Em uma panela, prepare uma calda colocando o açúcar e a água, depois adicione a casca do limão ralada. Deixe ferver por alguns minutos, então, fora do fogo, adicione o purê de grão-de-bico e as gemas batidas e misture bem tudo. Coloque de volta no fogo e deixe cozinhar suavemente, mexendo com frequência, por 5-7 minutos até que a mistura esteja espessa. Desligue e deixe esfriar. Pegue a massa e estenda-a com o rolo. Com a ajuda de um cortador de massa de 8 cm de diâmetro, faça 25-30 discos. Em cada um, coloque uma porção de recheio e feche a massa em meia-lua, selando as bordas com um pouco de água e os dentes de um garfo. Frite os pastéis em óleo vegetal bem quente até dourar e polvilhe-os, assim que escorridos, com uma mistura de açúcar e canela.

Conservação

Uma vez prontas, as azevias devem ser consumidas imediatamente.

Conselho

Existem muitos recheios diferentes para as azevias: como purê de feijão, de abóbora, de batata-doce e até mesmo de trigo.

Curiosidade

Talvez vocês não soubessem que também na Itália temos um doce muito semelhante às azevias portuguesas cujo recheio é à base de leguminosas, açúcar e limão. É só ir à Sicília para provar as cassatelle de Agira (Enna) que são fritas e perfumadas com canela.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.