Massa com couve-flor e guanciale

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está entre aqueles que acreditam que não existem pratos saborosos com couve-flor, nós vamos fazer você mudar de ideia imediatamente com nossa receita de massa com couve-flor e guanciale. Tiras crocantes e douradas de guanciale, com seu sabor saboroso e estimulante, equilibram o sabor marcante das flores de couve-flor, em um equilíbrio hábil entre ingredientes rústicos que evocam sabores campestres. A massa com couve-flor e guanciale pode ser considerada uma variação da famosa gricia e é perfeita para quem quer servir um prato fácil e rápido que destaque os vegetais da estação de inverno sem esquecer o sabor. Mas não somos novatos nesses encontros atraentes que, com pequenos truques, tornam apetitosos até os ingredientes menos amados: da extravagante e incomum falsa pizza de couve-flor à deliciosa omelete de couve-flor, temos algo para todos os gostos!

Venha descobrir todas as nossas outras receitas de massa com couve-flor:

INGREDIENTES
Meias mangas listradas 320 g
Guanciale 120 g
Couve-flor 350 g
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a massa com couve-flor e guanciale, corte o guanciale em fatias 1, depois, de cada fatia, faça tiras 2 e reserve. Coloque uma panela cheia de água salgada no fogo e leve à fervura. Enquanto isso, limpe a couve-flor: retire as folhas 3.

Separe as flores individuais cortando a base do talo 4, depois divida as flores ao meio 5 e cozinhe-as em água fervente por 5 minutos 6.

Enquanto isso, doure as tiras de guanciale em uma frigideira em fogo médio por 5 minutos 7, elas devem ficar levemente crocantes, não será necessário adicionar óleo. Neste ponto, as flores de couve-flor estarão prontas, então escorra-as com uma escumadeira diretamente na frigideira com o guanciale 8. Reserve a água do cozimento e cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem 9.

Continue a cozinhar a couve-flor com o guanciale por 3 minutos e depois o seu molho estará pronto 10. Quando a massa estiver cozida, escorra-a diretamente na frigideira com o molho 11 e aromatize com folhas de tomilho fresco 12.

Ajuste o sal e a pimenta 13 e misture com uma colher. Sua massa com couve-flor e guanciale está pronta 14, aproveite bem quente 15!

Conservação

Você pode conservar a massa com couve-flor e guanciale por no máximo um dia. Não é recomendado congelar.

Conselho

O guanciale pode ser substituído por pancetta doce ou cubinhos de presunto cozido, se preferir um sabor menos pronunciado.

Se você não consegue resistir à tentação de adicionar queijo ralado aos seus pratos principais, recomendamos escolher um que não seja muito maturado para equilibrar melhor a salinidade do prato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.