Ossobuco ensopado

/5

APRESENTAÇÃO

Não só Ossobuco à milanesa... entre os muitos modos que existem para cozinhar ossobuco de vitela há também o ossobuco ensopado, uma receita simples e saborosa da nossa tradição. O segredo, obviamente, está na longa cocção no molho de tomate, que deixa a carne tão macia que pode ser desfiada com o garfo.

O ossobuco ensopado é um prato principal rico e suculento, ideal para servir com um clássico acompanhamento de batatas assadas, uma polenta macia ou, por que não, com arroz branco para criar um prato único inspirado no típico prato milanês. Em qualquer caso, não deixe de lado um bom pão caseiro, pois será impossível resistir à tentação de fazer a famosa 'scarpetta'!

Não perca também estas receitas com ossobuco:

INGREDIENTES
Ossobuco de vitelo 800 g - (4 de cerca de 200 g cada um)
Passata de tomate 200 g
Aipo 2 talos
Cenouras 2
Cebolas 1
Vinho branco seco 200 g
Caldo de carne 200 g
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o ossobuco ensopado, primeiro, faça cortes na membrana dos ossobucos em vários pontos com a faca para evitar que se enrolem durante a cocção 1. Salgue os ossobucos 2 e enfarinhe-os de ambos os lados 3.

Aqueça uma boa quantidade de óleo em uma caçarola, depois coloque os ossobucos enfarinhados 4 e doure-os em fogo médio para dourá-los uniformemente de ambos os lados 5. Uma vez bem dourados, retire os ossobucos da caçarola e reserve 6.

Enquanto isso, pique o salsão 7, a cenoura 8 e a cebola 9.

Adicione os legumes na mesma caçarola em que dourou os ossobucos 10 e deixe refogar em fogo médio-baixo por 5-7 minutos 11. Quando o refogado estiver macio, coloque os ossobucos 12.

Regue com o vinho branco 13 e aumente a chama para evaporar completamente a parte alcoólica, raspando delicadamente o fundo com uma colher de pau para deglassar. Neste ponto, despeje a passata de tomate 14, sal e pimenta 15.

Cubra com o caldo de carne 16 e cozinhe em fogo baixo com a tampa por cerca de 1,5-2 horas 17, verificando de tempos em tempos se é necessário umedecer com mais caldo. Ao final da cocção, a carne deverá estar muito macia e se desprender facilmente do osso 18.

Emprate e espalhe bastante molho sobre os ossobucos 19 e uma pitada de salsinha picada 20. O seu ossobuco ensopado está pronto para ser servido 21!

Conservação

O ossobuco ensopado pode ser conservado na geladeira por um dia, em um recipiente hermético.

Conselho

Para uma versão sem glúten, você pode substituir a farinha de trigo por farinha de arroz.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.