Pão trançado recheado

/5

APRESENTAÇÃO

O pão trançado recheado é uma receita rústica realmente irresistível: uma trança de massa de pão recheada com deliciosos queijos, ervilhas e mortadela em cubos. Para decorar, uma cascata de granulado de pistache que dá ainda mais sabor ao pão, ideal para enriquecer seus almoços ou para um aperitivo saboroso. Macio, perfumado e saboroso, o pão trançado recheado também se presta a muitas variações como a Trança ao pesto, enriquecida com o típico molho genovês.

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha Manitoba 135 g
Água 75 ml - morna
Fermento biológico seco 3 g
Malte 1 colherinha
Para a massa
Farinha tipo 0 400 g
Água 150 ml - morna
Manteiga 120 g - macio
Queijo pecorino 75 g - para ralar
Sal fino 5 g
Gemas 3
Para o recheio
Ervilhas 200 g
Mortadela 200 g
Fonte 200 g
Queijo pecorino 175 g - para ralar
Para pincelar e decorar
Granulado de pistache quanto baste
Ovos 1

Preparação

Para preparar o pão trançado recheado, comece pelo fermento: em uma tigela pequena, coloque o fermento desidratado (ou 9 g de fermento fresco de padeiro) na água morna 1. Misture com uma colher para dissolvê-lo, depois adicione o malte 2 (ou o açúcar) e misture aos ingredientes. Despeje a mistura obtida em uma tigela onde você já colocou a farinha tipo manitoba peneirada 3.

Sove tudo diretamente na tigela 4 até obter uma massa lisa e homogênea que você pode deixar crescer coberta com filme plástico por 1 hora, em forno desligado com luz acesa (deverá dobrar de volume). Enquanto isso, você pode preparar as ervilhas que irão no recheio: cozinhe-as por 10 minutos em uma panela com um fio de azeite e um dente de alho 6;

tempere com tomilho picado 7, sal e pimenta. Adicione um pouco de água para ajudar no cozimento 8 e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Em seguida, dedique-se à massa do pão trançado: em uma tigela, bata as gemas com um batedor manual 9;

adicione a água morna 10, trabalhe novamente com o batedor 11, depois adicione o queijo e incorpore aos outros ingredientes 12.

Então, despeje a mistura obtida na batedeira onde você já colocou a farinha peneirada 13. Acione o batedor em formato de folha para misturar tudo 14. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, retire o batedor e coloque o gancho, depois comece a adicionar a manteiga em pedaços à temperatura ambiente 15, pouco a pouco, deixando a massa absorvê-la.

Continue a sovar até que a manteiga esteja completamente incorporada e a massa esteja homogênea. Então, pegue o fermento que terá dobrado de volume e adicione à massa, um pedaço de cada vez 16; continue a acionar a batedeira até que o fermento esteja totalmente incorporado. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada 17 e trabalhe-a até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico 18; deixe crescer em forno desligado com luz acesa por 2 horas até que a massa tenha dobrado de volume.

Agora, prepare o restante do recheio do pão trançado: corte as fatias de mortadela em cubos 19, tendo o cuidado de remover a pele externa. Pegue o queijo Fontal, retire a casca e corte-o em cubos 20; depois, pegue a massa do pão que terá dobrado de volume 21,

divida-a em duas partes iguais 22 e estenda-as 23 em dois retângulos de 45x30 cm com espessura de meio centímetro. Pincele a superfície com um ovo batido 24;

depois, recheie os dois retângulos com o queijo, as ervilhas 25, os cubos de mortadela e os de queijo Tilsit 26. Comece a enrolar os retângulos pelo lado mais comprido, tentando apertar o máximo possível para não deixar o recheio sair 27. Enrole até obter dois rolos.

Una-os em uma das extremidades 28 e trance-os entre si 29, depois sele bem a outra extremidade 30.

Pincele a superfície com o ovo restante 31 e polvilhe com o granulado de pistache 32. Asse o pão trançado em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos (160°C por cerca de 30 minutos se for ventilado). Uma vez assado, retire do forno 33 e deixe esfriar um pouco antes de servir fatiado!

Conservação

Conserve o pão trançado recheado em um saco plástico para alimentos ou sob uma cúpula de vidro.
Você pode congelar o pão recheado e descongelá-lo na geladeira; deixe-o voltar à temperatura ambiente antes de assar.
A massa também pode ser congelada sozinha após a segunda fermentação, descongelar na geladeira conforme necessário e deixar voltar à temperatura ambiente.

Conselho

Escolha o vegetal que preferir para o recheio, por exemplo, abobrinhas cortadas em cubos, e no lugar do presunto, você pode rechear com presunto cozido em cubos ou outros frios de sua preferência!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.