Peito de frango com laranja

/5

APRESENTAÇÃO

Esta noite, convidem seus melhores amigos para jantar, pois pensamos para vocês em uma receita perfeita que os conquistará a todos: peito de frango com laranja! Trata-se de um segundo prato simples mas sofisticado e sobretudo com uma combinação refinada. O aroma e o sabor da laranja enriquecem a carne de frango, tornando-a deliciosa e suculenta. O sabor ácido desta última é atenuado pelo delicioso acompanhamento de tomatinhos. De fato, a variedade 'datterino', que escolhemos, é doce e delicada, adequada portanto para a receita.
Após ter bem ilustrado aos seus convidados qual será o prato principal do seu jantar, poderão servir-lhes este peito de frango com laranja e garantir assim seus elogios.

Se adoraram esta receita, aqui estão outras para não perder:

INGREDIENTES

Peito de frango 500 g - inteiro
suco de laranja 130 g - sanguínea
Farinha tipo 00 40 g
Manteiga 20 g
Grand Marnier 40 g
Azeite virgem extra 25 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para acompanhar
Tomates datterini 400 g
Alho 1 dente
Tomilho 2 raminhos
Azeite virgem extra 25 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o peito de frango com laranja, comece pelos tomatinhos. Desprenda-os dos raminhos e depois lave-os 1, em seguida divida-os ao meio 2 e coloque-os em uma peneira dentro de uma tigela, assim o líquido em excesso escorrerá para o fundo 3.

Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva extra virgem junto com um dente de alho com casca (antes, lembre-se de esmagá-lo um pouco com a palma da mão), depois adicione os tomatinhos 4 e deixe-os saltear por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais alguns minutos, em seguida tire o dente de alho 5. Quando os tomatinhos estiverem levemente murchos, aproximadamente 5 minutos de cozimento no total, você pode apagar o fogo e adicionar as folhas de tomilho 6.

Enquanto isso, ocupe-se do restante: divida a laranja ao meio e extraia o suco, se desejar, pode também filtrá-lo para eliminar eventuais resíduos de polpa; reserve 7. Pegue então o peito de frango inteiro, divida ao meio e limpe possíveis restos de gordura e cartilagens. Enfarinhe bem os 2 pedaços 8 e sacuda para eliminar o excesso de farinha 9.

Em uma frigideira, aqueça em fogo baixo o óleo e a manteiga; assim que o fundo estiver bem quente, coloque o frango 10 e deixe dourar bem ambos os lados por cerca de dois minutos cada 11. Assim que estiverem bem dourados, deglaceie com o Grand Marnier: tome muito cuidado com a possível chama de retorno se estiver usando um fogão a gás 12.

Assim que o álcool evaporar completamente, aproximadamente 1 minuto, adicione também o suco de laranja 13 e deixe cozinhar regando com o suco e virando de vez em quando. Deixe cozinhar por 10-15 minutos e, na metade do cozimento, tempere também com sal e pimenta (14-15).

Uma vez prontos, coloque os peitos de frango em uma tábua ou prato 16 e corte em diagonal, obtendo assim fatias com cerca de 2 cm de espessura 17. Guarneça com os tomatinhos e o seu peito de frango com laranja está pronto: aproveite ainda bem quente 18!

Conservação

Se preferir, pode conservar o peito de frango com laranja na geladeira, em um recipiente de vidro com tampa, por 2-3 dias. Não é recomendada a congelação após o cozimento.

Conselho

Se não tiver Grand Marnier, pode substituir por Cointreau ou, eventualmente, um vinho frutado ou com notas de laranja. Se, por outro lado, quiser um efeito mais cremoso, pode enfarinhar o frango com amido de milho, assim terá também uma versão sem glúten! Para tornar o prato mais perfumado, rale a casca da laranja e adicione-a no final do cozimento. Para um efeito cromático mais impactante, substitua os 'datterini' por tomatinhos amarelos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.