Risotto ai funghi

/5

APRESENTAÇÃO

É tempo de cogumelos e a melhor maneira de saboreá-los, sabemos, é em um bom risoto! O risoto de cogumelos que propomos aqui é feito com várias variedades: porcini, chanterelles, champignon, portobello... uma mistura de cogumelos variados que você pode variar a seu gosto e conforme a disponibilidade. Quanto ao resto, os passos são aqueles clássicos que permitirão que você obtenha um Risotto de outono saboroso e perfeitamente mantecado! Um prato principal ao alcance de todos, mas de grande efeito, que baseia seu sucesso na qualidade dos ingredientes utilizados... então comece logo e aproveite a estação enquanto dura!

Aqui estão outras variações de risoto de cogumelos para experimentar:

 

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Cogumelos porcini 180 g
Cogumelos chanterelle 100 g
Cogumelos champignon 100 g
Cogumelos Portobello 100 g
Cebolas brancas 50 g
Alho 1 dente
Caldo de legumes quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para mantecar
Grana Padano DOP 60 g - (para ralar)
Manteiga 60 g - frio

Preparo

Para preparar o risoto de cogumelos, primeiro prepare o Caldo de legumes e mantenha-o quente. Como limpar os cogumelos porcini: elimine a parte terrosa do talo 1, depois remova os resíduos com papel toalha ou um pincel. Separe o talo e corte-o em cubos 2, depois corte o chapéu em fatias 3.

Passe para os cogumelos portobello: raspe as lamelas com uma colher 4, depois limpe a parte externa com papel toalha 5, e corte-os em cubos de 1 cm 6.

Elimine a parte final do talo dos champignons 7 e dos chanterelles, depois remova os resíduos terrosos. Corte os champignons em quartos 8 e os chanterelles em 2 ou 3 partes no sentido do comprimento, dependendo do tamanho 9. Por fim, limpe e pique finamente a cebola.

Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite com o dente de alho cortado ao meio, do qual você retirou o broto interno 10. Adicione os portobello 11, os chanterelles, os champignons e os porcini 12.

Salgue 13 e cozinhe em fogo alto por cerca de 8 minutos, mexendo ocasionalmente. Quando estiverem bem dourados 14, retire o alho e reserve. Na mesma frigideira, adicione mais um fio de azeite e a cebola picada 15.

Refogue a cebola suavemente até que fique macia e translúcida, depois adicione o arroz 16 e toste-o, mexendo frequentemente 17. Quando os grãos estiverem quentes ao toque, regue o arroz com uma concha de caldo quente 18. Cozinhe o arroz, acrescentando uma concha de caldo de cada vez, certificando-se de que o líquido foi absorvido antes de adicionar mais.

A 3 minutos do final do cozimento, adicione os cogumelos 19, depois finalize adicionando mais um pouco de caldo 20 e pimenta a gosto 21.

Uma vez pronto, desligue o fogo e manteque com a manteiga fria em cubos 22 e o queijo ralado 23. Misture bem para incorporar 24 e sirva imediatamente o seu risoto de cogumelos 24!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto de cogumelos imediatamente. Como alternativa, você pode mantê-lo na geladeira por 1-2 dias.

Dica

Para preparar o risoto de cogumelos, você pode utilizar os tipos que preferir.

Se os cogumelos estiverem muito sujos, você pode passá-los rapidamente sob água corrente, tendo o cuidado de secá-los imediatamente para evitar que absorvam água.

Para realçar ainda mais o sabor dos cogumelos, você pode preparar um caldo com as sobras e usá-lo para cozinhar o arroz em vez do caldo de legumes. Como alternativa, você pode fazer um caldo com cogumelos secos e depois adicioná-los aos cogumelos frescos na frigideira; assim o risoto ficará ainda mais colorido!

Com o risoto que sobrou, você pode preparar deliciosos arancini ou um Arroz à pulo com cogumelos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.