Tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon
 
				- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 6
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso da massa fresca (30 min.)
APRESENTAÇÃO
As tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon são um prato principal saboroso e refinado, onde os sabores do mar encontram os da terra. A Massa fresca de ovo (massa e formatos) ao negro de sépia feita em casa irá conquistá-lo não só pela sua cor intensa, mas também pela sua característica nota marinha, que se casa perfeitamente com os mexilhões. A verdadeira surpresa desta receita, no entanto, é a pasta de bacon perfumada com laranja com que as tagliatelle são misturadas: uma ideia original e saborosa que torna o prato deliciosamente cremoso, graças também à adição de um aveludado molho de pecorino. Se você está esperando convidados especiais, este é o prato certo para impressionar: as tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon vão conquistá-los na primeira mordida!
Se você está procurando outras receitas de pratos principais com o negro de sépia, experimente também:
- Linguine ao negro de lula
- Ravioli al nero di seppia
- Nhoques com tinta de lula com molho de robalo e açafrão
- Tagliolini ao duplo nero di seppia
- Espaguete à guitarra ao negro de sépia mexilhões e camarões
INGREDIENTES
- Para a massa fresca ao negro de sépia
- Farinha tipo 00 250 g
- Sêmola de trigo duro remacinada 250 g
- Ovos 5
- Tinta de lula 20 g
- Para os mexilhões
- Mexilhões 1 kg
- Vinho branco seco 100 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Para o molho de pecorino
- Creme de leite fresco líquido 200 g
- Queijo pecorino romano 125 g - (para ralar)
- Para a pasta de bacon
- Lardo di Colonnata 150 g - em fatias
- Casca de laranja 1 - orgânica
Preparação
 
										Para preparar as tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon, comece pela massa fresca: quebre os ovos em uma tigela e adicione o negro de sépia 1, depois bata com um garfo para misturar 2. Despeje essa mistura em uma tigela onde você já misturou a farinha de trigo tipo 00 e a sêmola de trigo duro 3.
 
										Incorpore a mistura ao negro de sépia, trabalhando primeiro com um garfo e depois com as mãos 4 até obter uma massa lisa e homogênea 5. Envolva em filme plástico 6 e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente.
 
										Depois do tempo de descanso, divida a massa em duas partes para poder trabalhá-la mais facilmente 7. Com a ajuda de um rolo ou de uma máquina de macarrão, estenda a massa até uma espessura de cerca de 1 mm, depois corte folhas de cerca de 20 cm de comprimento 8 e polvilhe com sêmola 9.
 
										Enrole as folhas pelo lado curto 10 e corte os rolinhos em tiras com cerca de 7 mm de largura 11. Desenrole as tagliatelle ao negro de sépia 12.
 
										Coloque-as em uma assadeira polvilhada com sêmola 13 e leve à geladeira até o momento de usar. Passe para a pasta de bacon: coloque as fatias de bacon em um processador 14 e bata na velocidade máxima por 30 segundos. Em seguida, adicione a casca de laranja ralada 15.
 
										Bata novamente por um minuto até obter uma mistura homogênea 16. Transfira tudo para uma tigela, cubra com filme plástico em contato e reserve à temperatura ambiente. Agora, dedique-se à Como limpar e abrir mexilhões: raspe a casca com o dorso de uma faca ou com uma esponja de aço para remover todas as impurezas externas. Puxe o filamento de cada mexilhão 17 e depois enxágue bem em água corrente. Aqueça uma quantidade generosa de azeite em uma panela, depois adicione os mexilhões 18.
 
										Refogue com vinho branco 19 e deixe evaporar toda a parte alcoólica. Cubra a panela com uma tampa 20 e cozinhe por cerca de 3 minutos, agitando a panela de vez em quando. Quando os mexilhões abrirem, escorra-os 21.
 
										Descarte as conchas 22 e coloque os mexilhões em uma tigela. Coe o líquido de cozimento dos mexilhões 23 e reserve 24.
 
										Por último, prepare o creme de pecorino: despeje o creme de leite em uma panela pequena 25 e leve quase à fervura, em seguida, retire a panela do fogo e adicione o pecorino romano ralado 26. Misture vigorosamente com um batedor até que esteja completamente derretido. Passe o creme por uma peneira para torná-lo mais liso e homogêneo 27.
 
										Agora, despeje em uma frigideira grande uma concha do líquido de cozimento dos mexilhões 28, em seguida, adicione uma colher de pasta de bacon 29. Deixe o bacon derreter em fogo baixo, depois adicione os mexilhões 30 e cozinhe por alguns minutos.
 
										Enquanto isso, cozinhe as tagliatelle em bastante água fervente ligeiramente salgada por cerca de 2 minutos 31. Escorra e transfira as tagliatelle para a frigideira com o molho 32. Misture tudo para combinar, em seguida, desligue o fogo e acrescente mais uma colher de pasta de bacon 33.
 
										Se necessário, você pode ajustar a cremosidade adicionando um pouco mais da água de cozimento dos mexilhões 34, depois misture bem 35. Emprate as tagliatelle ao negro de sépia 36.
 
										Adicione os mexilhões sem concha 37 e finalize com o creme de pecorino 38. As tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon estão prontas para serem servidas 39!