Torta de arroz na frigideira

/5

APRESENTAÇÃO

Se falamos de torta, a primeira coisa que vem à mente é um refratário fumegante, com um gratinado dourado. Já pensou em fazê-lo sem forno? Nossa torta de arroz na frigideira é a resposta! Uma torta de arroz cremosa graças à presença de uma camada generosa de queijo fontina. Saborosa e substancial, esta torta de arroz pode ser feita com risoto que sobrou do dia anterior. Caso contrário, você pode preparar o Risoto de tomate facilmente, como nós fizemos, sem tostar no início. Divirta-se também nos recheios. Nós optamos por brincar com sabor e simplicidade com fontina e presunto cozido, mas há outros ingredientes deliciosos para se inspirar: Sartù di riso, linguiça ou uma mistura Timbal de arroz aos 4 queijos!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 350 g
Caldo de legumes 900 g
Molho de tomate 250 g
Parmigiano Reggiano DOP 150 g
Manteiga 20 g
Fontina 110 g
Presunto cozido 150 g - (em fatias finas)
Azeite virgem extra 25 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a torta de arroz na frigideira, primeiro corte o queijo fontina em fatias finas (remova a casca) 1. Em uma panela larga e alta, despeje um fio de óleo 2, o arroz 3,

adicione uma pitada de sal, o molho de tomate 4, o caldo 5, coloque no fogo e comece a cozinhar 6. Mexa frequentemente e cozinhe por cerca de 17 minutos (os tempos podem variar de acordo com a qualidade do arroz; um carnaroli cozinha em 15-18 minutos).

Após o cozimento, o arroz deve estar seco 7, deixe descansar por dois minutos. Após o descanso, comece a mantecare: adicione o parmesão, a manteiga 8, ajuste o sal 9 e a pimenta

e uma colher de sopa de óleo 10, misture vigorosamente para incorporar bem todos os ingredientes 11. Deixe o arroz esfriar em uma tigela por cerca de 5-10 minutos 12.

Agora em uma frigideira com diâmetro de base de 22 cm e diâmetro de superfície de 28 cm, antiaderente, despeje um fio de óleo 13 e comece a colocar cerca de metade do arroz na frigideira, espalhe com a ajuda de uma espátula para que fique bem distribuído no fundo da frigideira 14. Agora posicione o queijo fontina no centro do arroz 15

e o presunto cozido 16. Cubra uniformemente com o arroz restante 17. Neste ponto, acenda o fogo e doure sua torta por cerca de 7 minutos. Unte ligeiramente uma tampa que você usará para virar a torta 18.

Coloque a tampa 19 e vire a torta para o outro lado 20 e cozinhe por mais 7 minutos. Quando estiver um pouco dourada e levemente crocante, estará pronta para ser saboreada 21.

Conservação

É aconselhável o consumo imediato. A torta de arroz na frigideira pode ser armazenada na geladeira coberta por um dia e regenerada no forno. Também pode-se preparar o arroz antes, armazená-lo na geladeira e fazer a torta posteriormente; porém, é aconselhável deixar o arroz em temperatura ambiente para que fique mais macio e fácil de trabalhar.

Conselho

Perto do final do cozimento, mexa frequentemente o arroz, pois ao secar, tende a grudar facilmente. Nós usamos o carnaroli, mas outros tipos de arroz para risoto, como o baldo e o arborio, também funcionam bem. Quanto ao recheio, você pode se divertir, mas um conselho: tome cuidado para não usar ingredientes que liberem muita água durante o cozimento, como a mussarela. Se não desejar usar o molho de tomate, pode-se omitir, cuidando de substituí-lo pela mesma quantidade de caldo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.