Torta de rosas com maçãs

/5

APRESENTAÇÃO

É originária da cidade de Mântua e é tipicamente associada ao Dia das Mães por sua forma graciosa que lembra um buquê de flores... estamos falando da torta delle rose, um macio pão doce tradicionalmente recheado com um creme de manteiga e açúcar. Depois de ter proposto a versão salgada, hoje surpreendemos você com uma deliciosa variação de frutas: a torta delle rose com maçãs! Feita com fermento natural, é enriquecida com fatias de maçã aromatizadas com canela que, escondidas entre uma pétala e outra, liberarão todo o seu perfume desde a primeira mordida. Prepare a torta delle rose com maçãs para o café da manhã, será uma surpresa saborosa e genuína para toda a família!

Descubra também a versão clássica, sempre com fermento natural!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma com diâmetro de 28 cm)
Farinha Manitoba 450 g
Levedura mãe 80 g
Leite inteiro 180 g
Açúcar 80 g
Manteiga 60 g - (macio)
Ovos 60 g - (cerca de 1 médio)
Sal fino 8 g
Para rechear
Maçãs 350 g
Açúcar de confeiteiro 100 g
Manteiga 100 g - (macio)
Canela em pó quanto baste
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para fazer a torta delle rose com maçãs, coloque a farinha na batedeira equipada com gancho 1, depois adicione o fermento natural 2 e o leite aos poucos 3 enquanto começa a misturar em velocidade baixa.

Quando a mistura estiver bem homogeneizada, adicione o ovo 4 e, aos poucos, também o açúcar 5, aumentando ligeiramente a velocidade da batedeira. Uma vez que esses ingredientes forem bem absorvidos, adicione o sal 6 e continue a trabalhar a mistura por cerca de 10 minutos.

Neste ponto, adicione a manteiga amolecida, um pedacinho por vez, certificando-se de que cada pedaço seja bem incorporado à massa antes de adicionar o próximo 7. Uma vez que a manteiga tenha sido completamente absorvida, a massa ficará lisa, brilhante e elástica 8. Forme uma bola 9, cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por cerca de 7-8 horas no forno desligado, longe de correntes de ar.

Decorrido o tempo de fermentação, prepare o creme de manteiga: coloque em uma tigela a manteiga amolecida com o açúcar de confeiteiro 10 e misture para obter uma mistura homogênea 11. Recupere a massa que, entretanto, terá dobrado de volume 12.

Vire a massa sobre a superfície de trabalho enfarinhada e polvilhe um pouco de farinha também por cima 13, depois estenda-a com o rolo até obter um retângulo de 50x45 cm. Espalhe o creme de manteiga no retângulo, reservando uma colher de sopa 14. Corte o retângulo no sentido do comprimento em 8 tiras da mesma largura 15.

Agora descasque e divida as maçãs em fatias, depois corte as fatias em lâminas bem finas 16. Coloque 2 fileiras de maçãs em cada tira de massa, certificando-se de que uma das fileiras sobressaia ligeiramente de cada tira 17. Finalmente, polvilhe as maçãs com canela em pó 18.

Enrole delicadamente as tiras para formar rosas 19. Forre a base de uma forma de 28 cm de diâmetro (de preferência com fundo removível) e coloque as rosas dentro com a parte em que as maçãs sobressaem voltada para cima 20. Cubra a forma com filme plástico e deixe crescer no forno desligado por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume 21.

Neste ponto, pincele a superfície da torta com o creme de manteiga reservado 22 e asse no forno ventilado pré-aquecido a 180° por cerca de 35-40 minutos, na prateleira do meio. Uma vez assada, deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro 23. Sua torta delle rose com maçãs está pronta para ser servida 24!

Conservação

A torta delle rose com maçãs pode ser conservada em temperatura ambiente por 3-4 dias, coberta com uma cúpula de vidro. Você pode congelá-la depois de assada e completamente resfriada, talvez dividida em porções menores.

Conselho

Se você não tiver fermento natural, pode proceder da seguinte forma: prepare uma biga com 50 g de farinha, 25 g de água e 1 g de fermento biológico fresco, amasse rapidamente e deixe crescer por 7-8 horas ou até dobrar de volume, depois use-a no lugar do fermento natural. Na falta de uma batedeira, você pode amassar à mão, tomando cuidado para adicionar os ingredientes gradualmente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.