Torta invertida de pêssegos

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo invertido de pêssegos é perfeito para preparar durante o verão, quando a estação nos oferece pêssegos nectarinas suculentos e maduros no ponto certo. A característica deste delicioso doce está no cozimento invertido: a decoração à base de fruta caramelizada, de fato, é colocada na base da forma e revelará seu verdadeiro aspecto apenas no final, quando o bolo de pêssegos for desenformado e virado! A preparação segue a mesma da Tarte tatin, o famoso doce francês de maçãs, mas neste caso a massa brisée é substituída por uma massa fofa à base de ovos, manteiga e açúcar. Uma técnica que pode ser utilizada também com outros tipos de fruta para realizar deliciosas variantes. Se você gostou do bolo invertido de pêssegos, então, recomendamos absolutamente que experimente:

INGREDIENTES

Nectarinas 5
Farinha tipo 00 200 g
Açúcar 120 g
Manteiga 100 g
Ovos 3 - médias
Fermento químico em pó 16 g
Extrato de baunilha 1 colherinha
Sal fino 1 pitada
Para o caramelo
Açúcar 100 g
Manteiga 30 g
Para a forma (21,5 cm na base e 24 cm na superfície)
Manteiga quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo invertido de pêssegos, primeiro prepare a massa: derreta a manteiga em uma panela e deixe esfriar. Em uma tigela grande coloque os ovos, o extrato de baunilha 1 e o sal 2. Comece a bater com a batedeira elétrica, depois adicione o açúcar 3. Continue batendo até obter uma mistura espumosa.

Agora, adicione aos poucos a manteiga derretida e esfriada, mantendo sempre a batedeira ligada 4. Misture a farinha e o fermento em uma tigela separada 5, depois adicione aos poucos os ingredientes secos à mistura 6.

Continue batendo até obter uma massa lisa e homogênea 7. Reserve e cuide dos pêssegos: lave-os e corte-os ao meio 8, depois remova o caroço 9.

Para preparar o caramelo, coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e deixe derreter em fogo muito baixo, sem tocar 10. Quando atingir uma cor âmbar, adicione a manteiga 11 e mexa com uma colher 12.

Coloque os pêssegos na panela de modo que a parte cortada esteja em contato com o caramelo 13 e deixe assim por um minuto, depois desligue o fogo 14. Enquanto isso, unte e polvilhe com açúcar uma forma de 21,5 cm de diâmetro na base e 24 cm na superfície 15.

Retire os pêssegos da panela e transfira-os para a forma, sempre com a parte cortada voltada para baixo 16. Misture o caramelo restante na panela 17 e despeje sobre os pêssegos 18.

Por último, despeje também a massa 19 e nivele a superfície com uma espátula 20. Asse em forno estático pré-aquecido a 175ºC por 45 minutos 21.

Após esse tempo, verifique a cocção com um palito e retire do forno 22. Desenforme imediatamente o bolo, virando-o sobre o prato de servir, tomando cuidado para não se queimar 23. Deixe esfriar um pouco e sirva seu delicioso bolo invertido de pêssegos, se desejar, acompanhado de uma bola de sorvete de creme 24!

Conservação

O bolo invertido de pêssegos pode ser conservado na geladeira por 2 dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

É importante desenformar o bolo logo após tirá-lo do forno, caso contrário, o Caramelo tende a endurecer e grudar na base.

Se você tiver uma panela apropriada para o forno, pode evitar transferir os pêssegos para a forma.

Experimente também a receita do Torta invertida de pêssegos e amaretti para uma versão ainda mais deliciosa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.