Torta salgada de alcachofra
- Fácil
- 1 h 20 min
As tortas salgadas são uma opção deliciosa e versátil na cozinha, ideais para muitas ocasiões e prontas para conquistar o paladar de todos. Desta vez, apresentamos a nossa torta salgada de abobrinha e ricota, uma variação fácil e saborosa! As abobrinhas são o ingrediente principal, que escolhemos saltear simplesmente na frigideira para não alterar seu sabor delicado. A ricota, com sua cremosidade irresistível, envolve perfeitamente as abobrinhas e se torna o recheio perfeito para a massa folhada. Uma decoração fácil e rápida torna esta torta salgada de abobrinha realmente especial e, seguindo nossas dicas, estamos certos de que esta Torta salgada de verão se tornará a estrela indiscutível da sua mesa ou do seu piquenique! Saboreie morna ou em temperatura ambiente, será ótima em ambos os casos!
Aqui estão outras ideias para experimentar:
Para preparar a torta salgada de abobrinha e ricota, primeiro lave e corte as abobrinhas em rodelas bem finas 1. Tente obter uma espessura de 2-3 mm. Em uma frigideira, adicione um fio de óleo e acrescente um dente de alho amassado com casca. Deixe aromatizar por alguns minutos, depois adicione as abobrinhas 2. Use uma frigideira grande para que a maioria das abobrinhas não se sobreponha. Tempere com sal 3 e cozinhe em fogo médio.
Cozinhe por 8-10 minutos, sem mexer muito, até que as abobrinhas fiquem macias, mas ligeiramente tostadas 4. Retire o alho, reserve e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, trabalhe a ricota em uma tigela, usando um batedor de mão. Adicione os ovos 5 e o Grana Padano ralado, reservando um pouco 6.
Adicione uma pitada de sal 7, uma pitada de pimenta e o tomilho 8. Misture bem com o batedor, depois adicione as abobrinhas já mornas 9.
Misture com uma colher de pau 10. Pegue a massa folhada e desenrole-a delicadamente. Coloque-a em uma forma de torta, de preferência com fundo removível, com 24 cm de diâmetro. Ajuste bem as bordas, deixando o excesso transbordar 11. Fure o fundo com os dentes de um garfo 12.
Polvilhe a base com o Grana ralado reservado 13, isso ajudará a isolar a base e evitar que fique úmida durante o cozimento. Agora despeje o recheio 14 e nivele com a espátula 15.
Dobre as bordas, enrolando-as ligeiramente 16 para formar uma borda 17, sem pressionar muito. Polvilhe a superfície com os 30 g de Grana ralado restantes 18.
Polvilhe também com uma camada fina de farinha de rosca 19 para uma superdouração, e mais tomilho. Despeje uma colher de sopa generosa de óleo em uma tigelinha e mergulhe o pincel. Pincele assim toda a borda 20. Regue com o pouco óleo restante (no pincel e na tigelinha) também o restante da torta. Asse em forno estático a 200°C por 35-40 minutos. Desenforme delicadamente após deixar esfriar um pouco e sirva 21.