Tronco de Natal (Buche de Noel)

/5

APRESENTAÇÃO

O tronco de Natal (Bûche de Noël) é uma sobremesa natalina típica da tradição francesa que imita na forma o tronco de madeira, um símbolo considerado de bom agouro em muitos países do norte da Europa. Delicioso e refinado, o nosso tronco é o rei das tortas de Natal por excelência: um rocambole de suave massa de biscoito recheado com Creme ganache e decorado com lascas de chocolate amargo que, além de conferir um toque especial, simulam o aspecto de um verdadeiro tronco. Este ano, preparem vocês também o tronco de Natal, uma sobremesa tradicional que não pode faltar no seu almoço de Natal!

Experimente também na versão Tronco de Natal red velvet!

Experimente também estas variações, doces e salgadas:

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa do biscoito
Farinha tipo 00 100 g
Ovos 5 - médias
Açúcar 140 g
Mel 10 g
Sal fino 1 pitada
Fava de baunilha 1
Para o creme ganache
Creme de leite fresco líquido 300 g
Chocolate amargo 300 g - a 55%
para decorar
Chocolate amargo 300 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o tronco de Natal (Buche de Noel), começamos pela massa de biscoito: comece separando as gemas das claras. Bata as gemas com um fouet por alguns minutos junto com 90 g de açúcar 1, uma pitada de sal, a baunilha e o mel até que fiquem claras e muito espumosas 2. Com o fouet limpo, bata as claras em neve junto com o açúcar restante 3.

Agora misture os dois compostos com uma espátula sem desmontá-los 4. Adicione a farinha peneirando diretamente na tigela 5, incorpore delicadamente com movimentos de baixo para cima 6.

Espalhe a massa sobre uma folha de papel manteiga, colocada em uma assadeira de 45 x 37 cm, nivelando-a com uma espátula 7 até atingir a espessura de 1 cm 8. Asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 6-7 minutos, quando estiver pronto, coloque-o juntamente com o papel manteiga sobre uma superfície plana. Polvilhe a superfície da massa de biscoito com açúcar cristal, para que não grude, e feche com filme plástico, dobrando-o também nas laterais; deixe esfriar 9.

Enquanto isso, prepare a ganache. Pique o chocolate 10; despeje o creme de leite em uma panela e leve para quase ferver 11. Quando o creme estiver quente, desligue e adicione o chocolate picado 12.

Misture com o fouet para dissolver completamente 13, depois transfira o composto para uma tigela colocada dentro de outra tigela maior com gelo 14. Agora comece a bater com uma batedeira elétrica 15.

Trabalhe a ganache por 10-15 minutos até que esteja bem batida, você perceberá que está pronta quando a cor ficar semelhante ao chocolate ao leite e estiver mais firme 16. Quando a massa de biscoito estiver fria, remova o filme plástico e retire delicadamente o papel manteiga 17, recheie com cerca de metade da ganache batida 18

e distribua deixando 2 cm das bordas 19. Enrole a massa de biscoito delicadamente, ajudando-se com o filme plástico 20, feche as extremidades e coloque o rocambole para firmar na geladeira por cerca de 1 hora junto com a ganache restante 21.

Enquanto isso, cuide da decoração. Para Como fazer a temperagem o chocolate com a técnica da inseminação, basta picar o chocolate e dividi-lo em duas partes: 2/3 e 1/3. Então, coloque em uma panela para banho-maria (ou no microondas) 200g de chocolate amargo picado 22, deixe derreter medindo a temperatura do chocolate com um termômetro de confeitaria. Assim que o chocolate estiver derretido e atingir a temperatura de 45°, transfira imediatamente para uma tigela e adicione os 100g restantes de chocolate picado 23. Misture até que esteja completamente incorporado: meça novamente a temperatura que deve atingir 29°-31° 24.

Transfira o chocolate para uma folha de papel manteiga 25, espalhe bem com a ajuda de uma espátula até formar uma camada fina 26 e deixe esfriar, assim ela ficará dura 26. Posteriormente, você poderá cortá-la em tiras com uma faca lisa e depois em quadradinhos 27.

Retome o rocambole recheado, corte as bordas cortando as duas extremidades (você pode consumi-las como um lanche rico ou colocá-las nas laterais, como fizemos no tronco de Natal nevado) 28. Espalhe a ganache restante 29 até cobrir todo o tronco 30.

Para finalizar, coloque as lâminas uma próxima à outra 31 para recriar o efeito de tronco de madeira 32. Uma pitada de açúcar de confeiteiro e seu tronco de Natal (Buche de Noel) está pronto para ser saboreado 33!

Conservação

Conserve o tronco de Natal (Buche de Noel) na geladeira por alguns dias. Você pode congelá-lo sem decoração.

Conselho

Para rechear o tronco, você também pode usar creme de confeiteiro, nesse caso, para torná-lo compacto e firme, adicione gelatina em folhas.

Curiosidade

Segundo a antiga tradição, o tronco era extraído da parte mais grossa da árvore e conservado no depósito de lenha à espera da véspera de Natal, momento em que era colocado na lareira pelo chefe da família com a função de aquecer simbolicamente o menino Jesus. O tronco deveria arder até o Ano Novo, por esse motivo, geralmente era extraído de árvores frutíferas como o carvalho ou o castanheiro, que garantiam uma combustão lenta; toda a tradição tem suas origens no antigo costume pagão de favorecer, através deste ritual, a fertilidade de todas as árvores frutíferas: com as cinzas já queimadas do tronco, durante o ano se realizavam rituais de proteção para proteger a colheita e a família das negatividades.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.