Bagel

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas vezes você já se deparou acordando tarde demais para o café da manhã, mas cedo demais para esperar o almoço? É o momento certo para um bagel, protagonista do clássico brunch americano! Esses pãezinhos macios em forma de rosquinha, semelhantes aos donuts, são apreciados principalmente na versão salgada, recheados com salmão, verduras, queijos ou frios. Perfeitos também para um almoço rápido ou um passeio ao ar livre, os bagels não podem faltar no típico menu de brunch acompanhados de suco de frutas ou suco de laranja. Descubra como prepará-los com suas próprias mãos e convide seus amigos para compartilhar com eles os pães com o buraco mais famoso dos Estados Unidos!

Aqui estão outras imperdíveis receitas para o brunch:

  • Avocado toast
  • Croque monsieur
  • Croque madame

 

INGREDIENTES

para 6 bagels de cerca de 90 g cada um
Água 205 g - em temperatura ambiente
Farinha tipo 0 350 g
Sal fino 6 g
Fermento biológico seco 4 g
Malte 10 g
para decorar
Sementes de gergelim quanto baste

Preparação

Para preparar os bagels, comece peneirando a farinha em uma tigela 1, em seguida, adicione o fermento biológico seco 2 e o malte 3.

Adicione também a água em fio à temperatura ambiente 4 e comece a amassar com as mãos 5; uma vez que a massa esteja homogênea, você poderá adicionar o sal 6 e continuar a trabalhar até que ele seja completamente absorvido.

Neste ponto, transfira a massa para uma superfície de trabalho e sove por cerca de 5-6 minutos 7 até obter uma massa lisa e homogênea; em seguida, coloque-a em uma tigela grande 8, cubra com filme plástico para alimentos 9 e deixe crescer por cerca de 4 horas a uma temperatura de 28-30°, (também funciona no forno desligado com a luz acesa). Se você quiser evitar o filme plástico, pode colocar a massa sobre uma tábua e cobrir com uma tigela grande para que fique bem coberta e não entre em contato com o ar, o que criaria uma crosta na superfície, dificultando o crescimento.

Uma vez que a massa tenha triplicado de volume 10, transfira novamente para a superfície de trabalho com a ajuda de uma espátula 11 e use as mãos para formar um cilindro 12.

Deste cilindro, corte 6 pedaços de 90 g cada, você pode usar uma espátula ou uma faca afiada para cortá-los 13. Usando a palma da mão, transforme cada pedaço em uma bola, exercendo uma leve pressão contra a superfície de trabalho e girando 14. Repita a operação para formar todas as 6 bolinhas, então cubra com um pano de prato 15 e deixe descansar por cerca de dez minutos.

Neste ponto, insira os dedos no centro de cada esfera e estique para fora para obter suas rosquinhas, com cerca de 10 cm de diâmetro 16. Coloque os bagels em uma bandeja forrada com papel manteiga 17, depois deixe crescer por mais 40-50 minutos sempre a uma temperatura de 28-30° ou no forno desligado apenas com a luz acesa, até que dobrem de volume 18. Enquanto isso, ponha uma panela com água no fogo e deixe ferver.

Corte quadrados de papel manteiga em torno de cada bagel 21, dessa forma será mais fácil levantá-los para mergulhá-los um a um na água fervente 20. O papel manteiga se soltará sozinho, então será só puxá-lo com uma pinça de cozinha 21.

Cozinhe os bagels por cerca de 20 segundos de cada lado 22, em seguida, usando uma escumadeira, retire-os 23 e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga 24.

Cubra a superfície com sementes de gergelim 25 e asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 30 minutos. Uma vez cozidos e bem dourados, retire do forno 26 e deixe esfriar antes de servir 27.

Conservação

Os bagels podem ser conservados por no máximo 1-2 dias em um saco de papel, ou podem ser congelados em sacos apropriados uma vez cozidos e completamente resfriados. Em ambos os casos, antes de servir, é bom aquecê-los novamente no forno.

Conselho

Se precisar prolongar o tempo de fermentação, use apenas 2 g de fermento biológico seco. Depois de preparar a massa, deixe-a fermentar por uma hora a uma temperatura de 28-30° (ou no forno desligado apenas com a luz acesa) e depois leve à geladeira durante a noite. No dia seguinte, antes de formar os bagels e continuar com a receita, deixe a massa aclimatar por pelo menos 2 horas sempre a uma temperatura de 28-30° ou no forno desligado apenas com a luz acesa.

Curiosidade

Existem muitas lendas sobre a origem dos bagels. Sabe-se com certeza que os bagels são um pão de origem judaica. Alguns relatos dizem que os bagels foram criados por um polonês para comemorar a vitória de uma guerra e foram depois exportados para os Estados Unidos, especialmente para Nova York, por imigrantes judeus no século XX. Outra lenda conta que os bagels foram criados por um padeiro de Cracóvia em 1863, para homenagear o rei Jean Sobiesky III por ter impedido os turcos de invadirem Viena. O padeiro teria criado este pão em forma de estribo (bugel em alemão) em honra ao cavaleiro vitorioso.

Experimente a receita do Bagel de Jerusalém, um primo distante!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.