Salada de inverno
- Muito fácil
- 10 min
- Kcal 512
A beterraba, especialmente quando é pré-cozida, tem várias características: em primeiro lugar, sua forma arredondada, do tamanho de uma bola de tênis, depois a cor que é muito particular, entre vermelho e roxo, e por fim seu sabor. É um pouco difícil de imaginar porque a primeira sensação que se percebe é seu retrogosto de terra, mas logo em seguida vem a doçura deste vegetal que, sendo cru, vamos admitir, não é dos mais bonitos. Mesmo sendo um verdadeiro caso de feio mas gostoso, a beterraba é um dos ingredientes mais comuns na culinária ucraniana e não só. Muitas vezes também a utilizamos para preparar cremosos risotos, ou revisitando a tradição liguriana preparando o Pesto de beterraba e até mesmo deliciosos croquetes. Desta vez, porém, decidimos nos inspirar em uma típica sopa ucraniana à base de beterrabas e carne bovina, revisitando-a em uma versão vegetariana: o borsch de seitan. Sendo uma sopa, ela é facilmente acompanhada por vários vegetais e legumes dependendo do país onde é preparada, mas não pode faltar uma colherada de creme de leite azedo por cima! Prontos para tentar esta nova receita? Aqui está o borsch de seitan, nos digam como ficou!
Para preparar o borsch de seitan, prepare o Caldo de legumes. Depois, descasque e rale com um ralador de furos grandes a cenoura 1 e a beterraba 2. Em seguida, descasque e pique a cebola 3.
Vá para o fogão e despeje em uma panela, acenda o fogo e aqueça o óleo juntamente com as cebolas 4, mexendo de vez em quando. Após dourar em fogo médio, adicione a cenoura e a beterraba raladas 5. Após mais um minuto, adicione o extrato de tomate 6.
Enquanto isso, amasse os tomates pelados com um garfo 7 e depois adicione-os na panela 8. Tempere com sal e pimenta, misture e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos 9.
Enquanto isso, ocupe-se da couve: depois de remover as folhas externas, divida o repolho em duas partes e corte a parte central, removendo-a 10. Depois, fatie-o 11 e passe para a batata. Após lavá-la e secá-la, descasque-a 12.
E corte-a em cubos de cerca de 1 cm 13. Volte ao fogão. Em uma panela onde você já aqueceu o caldo de legumes, adicione as batatas 14 deixando-as cozinhar por 15 minutos. Após esse tempo, adicione a couve e continue cozinhando por mais 5 minutos 15.
Enquanto isso, prepare o pão: depois de fatiá-lo, coloque as fatias em uma assadeira com papel manteiga e regue com um fio de óleo 16. Depois, toste as fatias em forno estático já aquecido a 200° por cerca de 8 minutos. Assim que estiverem prontas, retire-as do forno e, ainda quentes, esfregue-as com um dente de alho descascado 17. Cenoura e beterraba com o tomate estarão prontos neste ponto, então junte tudo na panela com as batatas e a couve 18.
Misture e deixe apurar por mais cerca de dez minutos 19. Você terá tempo suficiente para fatiar o seitan em tiras 20. Então, coloque uma frigideira no fogo, adicione um fio de óleo e aqueça. Depois, adicione o seitan e deixe dourar em fogo alto por 5 minutos, mexendo frequentemente; ajuste o sal e pimenta 21.
Com o fogo desligado, perfume a sopa com o endro 22. Misture e sirva, adicione em cada prato o seitan 23 e depois decore o seu borsch de seitan com duas fatias de pão e uma colherada de creme de leite azedo 24.