Borsch de seitan

/5

APRESENTAÇÃO

A beterraba, especialmente quando é pré-cozida, tem várias características: em primeiro lugar, sua forma arredondada, do tamanho de uma bola de tênis, depois a cor que é muito particular, entre vermelho e roxo, e por fim seu sabor. É um pouco difícil de imaginar porque a primeira sensação que se percebe é seu retrogosto de terra, mas logo em seguida vem a doçura deste vegetal que, sendo cru, vamos admitir, não é dos mais bonitos. Mesmo sendo um verdadeiro caso de feio mas gostoso, a beterraba é um dos ingredientes mais comuns na culinária ucraniana e não só. Muitas vezes também a utilizamos para preparar cremosos risotos, ou revisitando a tradição liguriana preparando o pesto e até mesmo deliciosos croquetes. Desta vez, porém, decidimos nos inspirar em uma típica sopa ucraniana à base de beterrabas e carne bovina, revisitando-a em uma versão vegetariana: o borsch de seitan. Sendo uma sopa, ela é facilmente acompanhada por vários vegetais e legumes dependendo do país onde é preparada, mas não pode faltar uma colherada de creme de leite azedo por cima! Prontos para tentar esta nova receita? Aqui está o borsch de seitan, nos digam como ficou!

INGREDIENTES

Beterraba pré-cozida 500 g
Tomates pelados 400 g
Cenouras 2
Cebolas brancas 1
Extrato de tomate 1 colherinha
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para os vegetais cozidos
Caldo de legumes 1 ½ l
Repolho ½
Batatas 500 g
Sal fino quanto baste
Endro 10 g
Para o seitan
seitan 200 g - fresco
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para os croutons
pão de centeio 8 fatias
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Para servir
Creme azedo 4 colheres
Endro - alguns raminhos

Preparo

Para preparar o borsch de seitan, prepare o caldo de legumes. Depois, descasque e rale com um ralador de furos grandes a cenoura 1 e a beterraba 2. Em seguida, descasque e pique a cebola 3.

Vá para o fogão e despeje em uma panela, acenda o fogo e aqueça o óleo juntamente com as cebolas 4, mexendo de vez em quando. Após dourar em fogo médio, adicione a cenoura e a beterraba raladas 5. Após mais um minuto, adicione o extrato de tomate 6.

Enquanto isso, amasse os tomates pelados com um garfo 7 e depois adicione-os na panela 8. Tempere com sal e pimenta, misture e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos 9.

Enquanto isso, ocupe-se da couve: depois de remover as folhas externas, divida o repolho em duas partes e corte a parte central, removendo-a 10. Depois, fatie-o 11 e passe para a batata. Após lavá-la e secá-la, descasque-a 12.

E corte-a em cubos de cerca de 1 cm 13. Volte ao fogão. Em uma panela onde você já aqueceu o caldo de legumes, adicione as batatas 14 deixando-as cozinhar por 15 minutos. Após esse tempo, adicione a couve e continue cozinhando por mais 5 minutos 15.

Enquanto isso, prepare o pão: depois de fatiá-lo, coloque as fatias em uma assadeira com papel manteiga e regue com um fio de óleo 16. Depois, toste as fatias em forno estático já aquecido a 200° por cerca de 8 minutos. Assim que estiverem prontas, retire-as do forno e, ainda quentes, esfregue-as com um dente de alho descascado 17. Cenoura e beterraba com o tomate estarão prontos neste ponto, então junte tudo na panela com as batatas e a couve 18.

Misture e deixe apurar por mais cerca de dez minutos 19. Você terá tempo suficiente para fatiar o seitan em tiras 20. Então, coloque uma frigideira no fogo, adicione um fio de óleo e aqueça. Depois, adicione o seitan e deixe dourar em fogo alto por 5 minutos, mexendo frequentemente; ajuste o sal e pimenta 21.

Com o fogo desligado, perfume a sopa com o endro 22. Misture e sirva, adicione em cada prato o seitan 23 e depois decore o seu borsch de seitan com duas fatias de pão e uma colherada de creme de leite azedo 24.

Conservação

Como toda sopa, o borsch de seitan é ainda mais gostoso no dia seguinte e pode ser mantido na geladeira coberto por 2 dias. Os croutons, no entanto, são bons assim que feitos. O seitan resseca, é melhor prepará-lo pouco antes do consumo ou no máximo mantê-lo imerso no molho, mesmo que perca consistência.
Se preferir, pode congelá-lo.

Dica

Desta sopa existem infinitas variações dependendo do país ou até mesmo das várias famílias que guardam a receita variando os vegetais e os tipos de carne. Na nossa versão não há carne, por isso o borsch de seitan é um prato perfeito também para quem não consome carne.
Para conservar a cor característica violácea da beterraba pré-cozida, muitos adicionam ao refogado vinagre ou suco de limão e até mesmo o próprio líquido de conserva. Para quem prefere cozinhar a beterraba, pode usar a água de cozimento como caldo: terá uma cor realmente particular! O pão de alho que propusemos é inspirado no pampushka, um típico pãozinho de alho que acompanha a sopa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.