Nhoque de batata-doce com radicchio e speck

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques de batata-doce com radicchio e speck são um prato principal de sabor marcante e instigante. A característica doçura das batatas americanas encontra o sabor acentuado do radicchio e as notas defumadas do speck para criar uma combinação de sabores irresistível. Fazer em casa essas delícias é muito simples, basta seguir algumas pequenas dicas para obter uma massa perfeita. E se você ama batatas-doces, venha descobrir outras receitas deliciosas como o bolo de batata-doce, o ensopado de alcachofras com purê de batata-doce e o creme de batata-doce.

Experimente outras combinações instigantes como speck e toma ou cogumelos e taleggio ou speck e taleggio!

INGREDIENTES

Ingredientes para os nhoques
Batata doce (ou americana) 1,3 kg
Farinha tipo 00 360 g
Sal fino quanto baste
para o molho
Rabanete 400 g
Alhos-porós ½
Speck 150 g
Azeite virgem extra 15 g
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o creme de taleggio
Leite 350 g
Queijo Taleggio 200 g
Farinha tipo 00 20 g
Manteiga 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Conservação

Para fazer os nhoques de batata-doce, cozinhe as batatas com a casca por 20 minutos 1, elas devem estar cozidas apenas por fora, terminarão de cozinhar no forno, que irá secá-las para evitar que soltem água na massa. Depois de cozidas, escorra as batatas e corte-as em rodelas de cerca de 1 cm de espessura 2, retire a casca e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 3 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 180°C por 30 minutos (ou em forno estático a 200°C por 40 minutos).

Após o cozimento 4, passe as batatas quentes pelo espremedor para reduzi-las a um purê e misture com a farinha peneirada em uma superfície 5 e adicione uma pitada de sal. Neste ponto, você pode trabalhar a massa 6, não trabalhe por muito tempo para evitar que fique pegajosa.

Até obter uma massa compacta, dê a ela a forma de um bloco 7 e cubra com um pano de prato. Em seguida, com uma espátula, divida a massa em pedaços 8 e crie rolos com espessura de 2-3 centímetros 9, comece a cortar seus nhoques colocando-os em uma superfície ou bandeja enfarinhada.

Para terminar, faça as características ranhuras dos nhoques deslizando cada um no acessório apropriado 10 ou no garfo, comprimindo um pouco, mas não muito. Coloque os nhoques em uma bandeja enfarinhada e prepare o creme de taleggio: corte o queijo em fatias 11, depois coloque uma panela no fogo e derreta a manteiga em fogo baixo, adicione a farinha 12 para formar o roux.

Neste ponto, despeje o leite quente 13 e, por último, os pedaços de taleggio 14. Deixe o queijo derreter até obter um molho liso e homogêneo 15, sal e pimenta a gosto.

Reserve o molho obtido e prepare o molho: pique finamente o alho-poró 16, separe o radicchio e corte-o em tiras bem finas 17, faça o mesmo com as fatias de speck 18, certificando-se de reservar 4 inteiras para decorar o prato.

Deixe o alho-poró picado murchar com o azeite em fogo baixo por pelo menos 10 minutos, se necessário, adicione água quente ou caldo de legumes para não deixar o alho-poró secar demais. Adicione o speck 19, tempere com folhas de tomilho fresco 20 e adicione também o radicchio em tiras 21, continue cozinhando por mais 5 minutos, deve ficar um pouco crocante.

Pegue as fatias de speck reservadas e corte ao meio no sentido do comprimento 22, depois asse as fatias na frigideira para deixá-las crocantes (23-24).

Agora cozinhe os nhoques: coloque uma panela cheia de água salgada no fogo e deixe ferver, mergulhe os nhoques 25 e cozinhe por alguns minutos, escorra-os quando começarem a surgir na superfície 26 e coloque-os diretamente na panela com o molho, adicione uma colher de água do cozimento 27.

Salteie por alguns instantes para dar sabor 28. Pegue os pratos de servir, coloque no fundo uma colher de creme de taleggio 29, depois adicione uma porção de nhoques e decore com o speck crocante 30, sirva o prato bem quente.

Conservação

Uma vez cozidos, conserve os nhoques de batata-doce na geladeira, fechados em um recipiente hermético, por no máximo dois dias. Você pode preparar os nhoques com antecedência e congelá-los antes de cozinhá-los: coloque-os em uma bandeja e, quando estiverem congelados, transfira-os para sacos apropriados para alimentos. Desta forma, você evitará que os nhoques "grudem" entre si.

Conselho

Os nhoques de batata-doce são perfeitos com molhos de sabor intenso: experimente-os também com um creme de parmesão e alcachofras ou com linguiça e cogumelos (quando a estação permitir).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.