Panzanella de mar

/5

APRESENTAÇÃO

A panzanella de mar é uma entrada fresca e colorida que tem gosto de verão, perfeita para servir durante um almoço na varanda ou como abertura de um jantar à base de peixe. É uma releitura da clássica Panzanella toscana, que mantém a essência rústica do prato tradicional ao qual se adiciona o sabor único de crustáceos, moluscos e frutos do mar.

A base clássica da panzanella, constituída por pão amanhecido, tomatinhos, cebola roxa, pepino e manjericão, é combinada com o melhor da pesca: lulas, camarões e mexilhões. Cada mordida contém assim uma mistura vibrante de sabores e aromas que irá transportá-lo imediatamente para a beira do mar.

Fresca, fragrante e rica em contrastes, a panzanella de mar é uma excelente solução também para aproveitar o pão amanhecido, transformando-o em algo criativo e saboroso, sem abrir mão da praticidade!

Se você está procurando outras variações da Panzanella, não perca:

INGREDIENTES
Pão duro 300 g
Lulas 200 g - (para limpar)
Camarões 200 g - (para limpar)
Mexilhões 150 g - (para limpar)
Tomates datterini 300 g
Pepinos 1
Cebolas roxas 1
Casca de limão 1
Suco de limão 30 g
Manjericão quanto baste
Tomilho-limão quanto baste
Azeite virgem extra 4 colheres
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a panzanella de mar, a primeira coisa que você deve fazer é a Como limpar lulas: separe delicadamente a cabeça do corpo 1, depois retire a pena de cartilagem que está dentro 2. Lave sob água corrente e ajude-se com as mãos para eliminar as vísceras que estão no corpo. Faça um corte com uma faquinha na parte final do corpo e retire a pele externa 3. Neste ponto, corte os corpos em rodelas de cerca de 2 cm de largura. Pegue a cabeça e faça um corte logo abaixo dos olhos, depois reserve os tentáculos junto com o corpo cortado.

Passe para a Como limpar os camarões: retire a cabeça 4, depois remova o exoesqueleto 5 e o intestino que está nas costas dos camarões. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e adicione as lulas 6, cozinhando em fogo alto por 3 minutos.

Adicione os camarões 7 e continue a cozimento por mais 3 minutos 8. Transfira tudo para uma tigela e reserve. Agora, cuide da Como limpar e abrir mexilhões: com a parte de trás de uma faca ou com uma palha de aço, elimine todas as impurezas que estão na concha dos mexilhões, depois puxe o bisso de cada mexilhão 9 e lave várias vezes em água corrente até que a água esteja bastante clara.

Coloque os mexilhões na mesma frigideira onde você cozinhou os camarões e as lulas 10, depois cubra com a tampa 11 e cozinhe em fogo médio. Após um minuto, eles começarão a abrir, então retire-os da frigideira à medida que se abrem. Coe o líquido de cozimento e separe os frutos das conchas 12. Reserve.

Agora, cuide dos vegetais: descasque os pepinos e corte-os em cubos de cerca de 2 cm 13. Divida os tomatinhos ao meio 14 e corte a cebola em fatias finas 15.

Finalmente, corte o pão em cubos de cerca de 3 cm 16. Você está pronto para montar o prato: na tigela com os camarões e as lulas, adicione os mexilhões 17, a cebola e os pepinos 18.

Adicione também os tomatinhos 19 e o pão, depois despeje o líquido de cozimento dos mexilhões 20 e perfume com o manjericão 21.

Aromatize também com o tomilho limão 22, a casca 23 e o suco de limão 24.

Complete com um fio de azeite 25 e ajuste o sal 26 e a pimenta 27.

Misture bem para incorporar todos os ingredientes 28. Sirva em pratos e complete com algumas folhas de manjericão 29. Sua panzanella de mar está pronta para ser servida 30!

Conservação

Recomenda-se consumir a panzanella de mar assim que estiver pronta. Se necessário, você pode conservá-la na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético.

Conselho

Você pode substituir os camarões por lagostins ou camarões rosa, ou adicionar pedaços de polvo cozido!

Para dar mais sabor ao prato, você pode completá-lo com alguns filés de anchova em óleo ou azeitonas taggiasche sem caroço.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.