Arista tonnata

/5

APRESENTAÇÃO

O lombo de porco com molho tártaro é uma entrada rica e saborosa que revisita um clássico da culinária italiana, o Vitello tonnato.

O lombo, macio e suculento, combina perfeitamente com a cremosidade do Salsa tonnata que, graças à sua nota salgada e envolvente, convencerá até os tradicionalistas. Cada fatia é enriquecida ainda mais com um molho feito com o fundo de cozimento da carne, para um sabor mais rico e intenso. Completam o prato os frutos de alcaparra, que não são apenas um elemento decorativo, mas adicionam frescor e acidez que equilibram toda a preparação.

O lombo de porco com molho tártaro é perfeito para ser servido em ocasiões especiais, como o Natal, além de poder ser preparado com antecedência, permitindo que você se dedique aos outros pratos do seu menu.

Se você está procurando outras receitas com lombo de porco, experimente estas:

INGREDIENTES

Para o lombo
Arista 1 kg
Azeite virgem extra 2 colheres
Sálvia 2 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Alho 2 dentes - pochê
Vinho branco 1 copo
Sal quanto baste
Alcaparrões quanto baste
Manteiga 20 g
Para o molho tártaro
Ovos 2 - médios
Atum em conserva 200 g - escorrido
anchovas em óleo 3 filés
Alcaparras em sal 5 g
Caldo de carne 150 g

Preparação

Para preparar o lombo de porco com molho tártaro, primeiramente salgue o lombo de todos os lados 1. Em uma frigideira coloque o óleo, adicione sálvia, alecrim e alho com casca 2. Quando o óleo estiver quente, coloque a carne na frigideira 3.

Doure todos os lados até que fiquem dourados 4. Em uma assadeira coloque sálvia, alecrim 5, e o lombo 6.

Deglace a frigideira com o vinho branco 7, desta forma você recuperará o fundo de cozimento, e depois regue 8. Cozinhe no forno estático, pré-aquecido, a 180°C por cerca de 1 hora, molhando de vez em quando o lombo com o fundo de cozimento. A carne estará pronta 9 quando a temperatura interna atingir 70°C. Para medir, use um termômetro sonda durante todo o cozimento. Deixe esfriar completamente.

Deglace a assadeira com um pouco de água para recuperar o fundo de cozimento e transfira para uma panela pequena 10. Se necessário, reduza um pouco e depois adicione a manteiga 11, deixe derreter para obter um molho fluido 12; reserve.

Cozinhe os ovos 13 e, uma vez prontos, corte em gomos 14. Em um copo alto, transfira os ovos, adicione os filés de anchova 15.

Adicione as alcaparras 16, o atum 17 e o caldo de carne 18.

Bata 19 até obter um molho tártaro liso e homogêneo 20. Corte finamente o lombo 21.

Corte os frutos de alcaparra em rodelas 22. Monte o prato colocando no fundo o molho tártaro 23, disponha o lombo fatiado por cima, sobrepondo ligeiramente as fatias 24.

Adicione mais molho tártaro, o molho do fundo de cozimento 25 e os frutos de alcaparra 26. O seu lombo de porco com molho tártaro está pronto para ser saboreado 27.

Conservação

O lombo de porco com molho tártaro pode ser conservado na geladeira, em um recipiente fechado, por 2-3 dias. É importante manter a carne separada do molho tártaro, para preservar a frescura e a consistência, e montar o prato apenas no momento de servir.

Conselho

Você pode substituir o caldo de carne por água fria ou caldo de legumes para um sabor mais delicado.

Você pode adicionar um toque de suco de limão ou raspas na salsa tártaro para um toque de frescor.

Para uma decoração mais rústica, você pode usar alcaparras inteiras no lugar dos frutos de alcaparra.

Se você está procurando outras variações saborosas de vitela com molho tártaro, experimente também o Frango no vapor com molho tártaro de atum ou o Peru com molho de atum!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.