Risoto de camarão

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de camarão é um primeiro prato que conquista com seu sabor refinado, realçando a doçura delicada dos camarões. Bastam poucos ingredientes, sabiamente equilibrados, para criar um prato que não passa despercebido. O segredo? Um Fumetto de crustáceos feito das cascas dos camarões, utilizado para cozinhar o arroz e dar-lhe um gosto intenso e irresistível. O toque final vem com os camarões salteados na manteiga, que durante a finalização se fundem com o arroz, conferindo-lhe uma cremosidade aveludada. Perfeito para um almoço em família, um jantar entre amigos ou uma ocasião especial, este risoto é uma verdadeira delícia que encantará à primeira prova.

Descubra aqui outras variações deste risoto de peixe:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Vinho branco 50 g
Manteiga 110 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - ralado
Cebolas ½
Salsa 1 raminho
Para o caldo de camarão
Cenouras 3
Aipo 2 talos
Cebolas 1
Conhaque 50 g
Água 2 l
Azeite virgem extra 30 g
Alho 1
Extrato de tomate 35 g
Camarões 20 - Argentina

Preparação

Para preparar o risoto de camarão, a primeira coisa a fazer é dedicar-se à Como limpar os camarões. Retire a cabeça, elimine a casca 1 e o intestino 2. Reserve as cabeças e as cascas, pois serão usadas para preparar o caldo de camarão. Reserve também 4 camarões inteiros e corte o restante em pedaços de 1 cm de comprimento 3. Coloque tudo em uma tigela e mantenha na geladeira até o momento de usar.

Corte as cenouras em fatias grossas de 1 cm 4, corte as cebolas em pedaços 5 e o aipo em pedaços de 1 cm de comprimento 6.

Coloque todos os vegetais em uma tigela e adicione também um dente de alho 7. Em uma panela, aqueça o óleo, adicione os vegetais 8 e doure por alguns minutos. Em seguida, adicione o extrato de tomate 9 e cozinhe por 4-5 minutos.

Coloque as cascas dos camarões na panela 10 e cozinhe por mais 5 minutos. Regue com o conhaque 11. Uma vez evaporada toda a parte alcoólica, adicione água bem fria 12 até cobrir completamente o conteúdo da panela. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 60 minutos.

Coe tudo através de uma peneira 13 14. Descasque e pique finamente meia cebola com a faca 15.

Coloque o arroz na panela 16, ajuste o sal 17 e toste por alguns minutos. Adicione a cebola, espere mais um minuto e regue com o vinho branco 18, deixando evaporar toda a parte alcoólica.

Cozinhe o arroz regando com o caldo de camarão, adicionando uma concha cada vez que o anterior for absorvido 19. Enquanto isso, em uma frigideira, derreta a manteiga e adicione os pedaços de camarão 20, ajuste o sal 21 e salteie por cerca de 3 minutos.

Na mesma frigideira, salteie também os camarões inteiros reservados 22. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, adicione os pedaços de camarão 23 e a manteiga 24.

Adicione também o parmesão 25 e misture. Emprate o risoto, coloque um camarão inteiro por cima e finalize com a salsinha fresca picada 26. O risoto de camarão está pronto para ser servido 27.

Conservação

É preferível consumir o risoto de camarão assim que estiver pronto, mas se sobrar, você pode armazená-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1 dia. Você pode se antecipar preparando os ingredientes principais com antecedência. Por exemplo, o caldo de camarão pode ser armazenado na geladeira, em um recipiente hermético, por até 3 dias. Os camarões, uma vez limpos, podem ser armazenados em uma bandeja forrada com papel toalha, cobertos com filme plástico. Desta forma, podem ser armazenados na geladeira por 2 dias.

Conselho

Para um toque fresco e aromático, adicione raspas de limão ou laranja no final do cozimento do risoto, ou regue com suco de laranja. Os cítricos enriquecerão o prato com notas vibrantes, equilibrando a doçura dos camarões. Você pode usar especiarias a seu gosto. Para o caldo, também podem ser usados cogumelos champignon e alho-poró.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.