Risoto de legumes

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de legumes é um prato principal saudável e nutritivo que traz um toque de cor e alegria à sua mesa.
Os legumes frescos são o ingrediente fundamental deste prato: uma mistura de berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura, ervilha e tomate colore e torna o risoto de legumes um prato realmente rico e saboroso.
O risoto de legumes é muito simples de preparar e muito rápido: basta pouco esforço para um bom resultado.
O risoto de legumes, com seu aspecto colorido e alegre, é um prato ideal até mesmo para crianças e é adequado para quem segue uma dieta vegetariana.

Experimente também o risoto de berinjela e tomatinhos, inspirado na massa à Norma e o risoto à camponesa, um clássico da cozinha caseira!

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320
Cenouras 100 g
Pimentão amarelo 50 g - já limpos
Pimentões vermelhos 50 g - já limpos
Berinjelas 100 g
Abobrinhas 100 g
Ervilhas 50 g
Tomates Pachino 150 g
Aipo 1 talo
Cebolas douradas 1 - média
Manteiga 20 g
Azeite virgem extra 6 colheres
Caldo de legumes 1 l
Salsa 2 colheres - picado
Parmigiano Reggiano DOP 4 colheres
Vinho branco 40 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de legumes, primeiro cuide de limpar e preparar todos os legumes: corte-os em brunoise (ou seja, em cubos bem pequenos) (1-2). Certifique-se de cortar todos os legumes do mesmo tamanho, assim o cozimento será uniforme. Uma vez completada a operação, deixe os legumes de lado 3.

Corte os tomatinhos em gomos, coloque-os em uma tigela e adicione uma colher de chá de açúcar 4, para que percam a acidez. Pique a cebola 5, e metade dela coloque para refogar em fogo bem baixo em uma frigideira grande junto com três colheres de sopa de óleo e a manteiga, para que a cebola não queime nesta fase, você pode adicionar uma concha de caldo 6.

Quando a cebola ficar transparente (isso levará cerca de 15 minutos), adicione na frigideira todos os legumes cortados em cubos: a abobrinha, metade da cenoura 7, os cubos de berinjela, as ervilhas 8 e os pimentões 9. Sal e pimenta e deixe cozinhar os legumes por cerca de 15 minutos, eles devem ficar macios, mas não desmanchando.

Em outra frigideira, refogue no óleo restante um tempero preparado com o talo de aipo, a outra metade da cebola e da cenoura 10. Também neste caso, deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, para não correr o risco de queimar o refogado, você pode adicionar também neste caso uma concha de caldo. Em seguida, adicione o arroz e deixe-o tostar junto com o refogado 11. Adicione o vinho branco 12 e deixe evaporar.

Quando este último evaporar, adicione uma concha de caldo e deixe cozinhar, adicionando uma concha de caldo de vez em quando 13, mexendo continuamente com uma colher de pau. Quando o arroz estiver na metade do cozimento, salgue e adicione os legumes que já estarão cozidos 14, e continue cozinhando o arroz, sempre adicionando uma concha de caldo de vez em quando. Quando o arroz estiver cozido, adicione também os tomatinhos 15, misture bem tudo e desligue o fogo.

Nesse ponto, você pode proceder com a finalização do risoto, desligue o fogo e adicione a manteiga 16, o parmesão 17, a salsinha picada 18 e adicione uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora, dê a última mexida e seu risoto de legumes está pronto para a sua mesa!

Conservação

O risoto de legumes pode ser conservado na geladeira por um dia, fechado em um recipiente hermético. Ao servir, aqueça-o na frigideira adicionando uma noz de manteiga ou uma concha de água quente.

Dica

Este risoto pode ser preparado com qualquer tipo de legume que você prefira, dependendo da estação em que é preparado. Você também pode usar legumes congelados, como as ervilhas, que podem ser adicionadas na frigideira junto com os legumes.

Como cortar os legumes

Leggi la scheda completa: Como cortar os legumes
Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.