Risotto alla paesana

/5

APRESENTAÇÃO

Todo o sabor do pomar em um prato principal rústico e genuíno, enriquecido com cubos de bacon! O risoto à camponesa é uma receita simples e nutritiva porque é rica em legumes e sabor. A base é o clássico refogado ao qual são adicionados arroz, abobrinhas, tomates, favas e ervilhas. Para um resultado mais leve, substituímos a manteiga na finalização com azeite extravirgem e, claro, o indispensável queijo ralado! Ideal para um jantar em família, o risoto à camponesa é uma solução deliciosa e apetitosa tanto para os adultos quanto para as crianças.

Experimente também estas receitas de risoto de legumes:

  • Risoto outonal
  • Risoto primavera
  • Risoto de abobrinha e stracchino
  • Risoto com bacon e creme de ervilhas
  • Risoto com salsa, laranja e amêndoas torradas

 

INGREDIENTES

Arroz arbóreo 320 g
Grãos de fava 250 g - (já debulhadas)
Ervilhas 200 g
Tomates rama 200 g
Abobrinhas 100 g
Cenouras 100 g
Aipo 100 g
Cebolas 100 g
Pancetta 50 g
Caldo de legumes 1 l
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para misturar e guarnecer
Grana Padano DOP 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto à camponesa, primeiro prepare o caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Cuide do refogado: descasque e corte em cubos bem pequenos, entre 1 e 3 mm, as cenouras 1, o aipo 2 e a cebola 3.

Remova a pele do bacon 4 e corte-o primeiro em fatias e depois em cubos de mesmo tamanho 5. Coloque o bacon em uma panela grande 6, acenda o fogo médio-baixo e doure-o, mexendo com frequência.

Quando o bacon começar a liberar sua gordura, adicione o aipo 7, a cebola 8 e as cenouras 9.

Adicione sal 10 e continue cozinhando em fogo baixo até que a cebola fique macia e transparente. Enquanto isso, descasque as favas, fazendo uma incisão leve na casca externa com os dedos 11 12.

Lave e corte as extremidades das abobrinhas, depois corte-as primeiro ao meio 13 e depois em quatro no sentido do comprimento. Remova a parte branca central 14, depois corte-as novamente ao meio no sentido do comprimento e faça cubos de cerca de 1 cm 15.

Finalmente, corte os tomates ao meio 16, remova as sementes com uma colher de chá 17 e corte a polpa em cubos do mesmo tamanho das abobrinhas 18.

Quando o refogado estiver pronto, adicione os tomates 19 e as abobrinhas 20, depois refogue em fogo médio por 5 minutos 21.

Neste ponto, adicione o arroz 22 e torre-o por alguns minutos, depois adicione sal e cubra com o caldo quente 23. Continue cozinhando em fogo médio por cerca de 15 minutos. Na metade do tempo de cozimento, adicione as favas 24.

Adicione também as ervilhas 25, misture e ajuste o sal e a pimenta 26. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e finalize com o azeite 27.

Finalize também com o Grana Padano DOP ralado 28 e misture bem 29. Sirva seu risoto à camponesa completando com uma pitada de pimenta e algumas folhas de manjericão 30!

Conservação

O risoto à camponesa pode ser conservado na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Não é recomendado congelar.

Conselho

A parte branca das abobrinhas pode ser usada para fazer o caldo de legumes!

Se as favas não estiverem na época, você pode omiti-las ou usar as congeladas: nesse caso, basta adicioná-las 3 minutos antes do fim do cozimento do arroz.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.