Risoto de siri azul

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de siri azul é um prato principal que nasce da fusão de ingredientes requintados e habilmente combinados, um exemplo de como a culinária pode ser criatividade, técnica e paixão. O siri azul é o protagonista do prato: com sua polpa suculenta e saborosa, dá substância ao prato, enquanto os carapaças são utilizados para preparar um caldo rico e aromático. O creme de cenouras roxas, com sua cor vibrante e sabor doce e terroso, é o complemento perfeito ao risoto. O toque de frescor é dado pela casca de cidra ralada, que cria um contraste de aroma e cor. Não temos dúvidas: o risoto de siri azul é um prato adequado para um jantar elegante e, em geral, para grandes ocasiões.

Se você está procurando outras receitas com siri, não perca:

 

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 180 g
Caranguejo azul 2 - grandes
Cedro 1 - a casca ralada
Manjerona quanto baste
Para o caldo de siri
Cenouras roxas 2
Chalota 2
Aipo 1 talo
Tomates-cereja 8
Manjerona 2 raminhos
Rum 60 g
Água quanto baste - fria
Gelo quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o creme de cenouras roxas
Cenouras roxas 3
Chalota 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o risoto de siri azul, a primeira coisa a fazer é limpar bem os siris, depois cortá-los ao meio 1. Cozinhe os siris inteiros por 5 minutos em água fervente 2, depois escorra-os 3.

Transfira os siris para uma tigela com água e gelo 4. Neste ponto, retire as vísceras e, com uma colher, retire a polpa do carapaça 5. Abra as pinças e retire a polpa também delas 6. Reserve tanto as carcaças quanto a polpa.

Prepare os ingredientes que você precisará para o caldo e para o creme, mantendo-os separados: descasque as cenouras roxas 7 e corte-as primeiro em tiras 8 e depois em pedaços 9.

Divida ao meio os tomatinhos 10, depois corte em pedaços a haste do aipo 11 e as chalotas 12.

Comece a preparar o caldo: em uma panela com um fio de óleo coloque as chalotas e o aipo 13. Adicione as cenouras 14, os ramos de manjerona e os tomatinhos 15. Deixe tostar por alguns minutos.

Adicione então os carapaças dos siris 16 e doure por alguns minutos em fogo médio. Refogue com o rum 17 e, quando toda a parte alcoólica tiver evaporado, adicione o gelo 18.

Cubra com água fria 19, depois ajuste o sal e a pimenta 20. Cozinhe por 30 minutos ou até que o líquido tenha reduzido pela metade. Coe o caldo 21 e mantenha-o aquecido.

Passe para o creme de cenouras roxas: em uma panela coloque um fio de óleo, adicione a chalota restante e deixe refogar. Adicione as cenouras 22, regue com o caldo de siri 23, salgue e apimente 24. Cozinhe até que as cenouras fiquem macias.

Transfira tudo para um mixer 25 e bata 26 até obter um creme liso e homogêneo 27.

Agora você pode começar a cozinhar o risoto: em uma panela coloque o arroz, adicione uma pitada de sal e torre a seco por alguns minutos. Regue com o caldo de siri 28 e termine de cozinhar o arroz dessa forma, adicionando uma concha de cada vez assim que o líquido for absorvido. Quando faltarem 2 minutos para o término do cozimento, adicione o creme de cenouras roxas 29. Desligue o fogo e misture adicionando a polpa de siri 30.

Complete com a casca ralada de cidra 31, um fio de óleo 32 e manjerona 33.

Emprate e complete com mais casca ralada de cidra 34, um fio de óleo e algumas folhinhas de manjerona 35. O risoto de siri azul está pronto para ser apreciado 36!

Conservação

Se o risoto de siri azul sobrar, você pode conservá-lo em um recipiente fechado por 2 dias na geladeira. Não é recomendada a congelação.

Conselho

Se você não tiver cidra disponível, pode usar casca de limão ou laranja.

Se você gosta de experimentar, pode enriquecer o risoto adicionando outros tipos de verduras!

Uma pitada de açafrão no caldo de siri dará maior complexidade ao prato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.