Rolinhos de canela com fermento natural

- Dificuldade: Difícil
- Tempo de preparação: 1 h 10 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Rende: 12 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + os tempos de descanso e fermentação (cerca de 16-17 h no total)
APRESENTAÇÃO
Os famosos rolinhos de canela ficam ainda mais irresistíveis graças à receita dos cinnamon rolls com fermento natural preparada para nós pelo chef Stefano Ferraro! A versão com o fermento natural líquido, em comparação com a do fermento biológico, requer certamente mais paciência para permitir que a massa descanse e amadureça de forma lenta e gradual, mas o resultado compensará o tempo empregado: seus Kanelbulle não terão apenas um aroma e uma consistência únicos, mas também serão mais fáceis de digerir e de conservar. O recheio à base de açúcar mascavo, manteiga e canela é o clássico, cujo sabor inconfundível é realçado por uma deliciosa cobertura feita com os mesmos ingredientes e a adição de creme de leite. Fantásticos para o brunch ou para o café da manhã, os cinnamon rolls com fermento natural são perfeitos para conquistar toda a família pelo paladar!
Experimente também estas deliciosas variações:
- Cinnamon roll de maçã
- Lemon rolls
- Cinnamon pull apart bread
INGREDIENTES
- Para a massa (para 12 cinnamon rolls)
- Farinha tipo 00 233 g - fortificada (W=300)
- Farinha tipo 00 166 g
- Leite inteiro 150 g - (em temperatura ambiente)
- Água 100 g
- Manteiga 70 g - (em temperatura ambiente)
- Açúcar mascavo 60 g - demerara
- Levedura mãe líquida 20 g - (refrescado há pelo menos 2-3 horas)
- Fermento biológico fresco 1 g
- Canela em pó 5 g
- Sal fino 4 g
- Para o recheio
- Manteiga 225 g - em temperatura ambiente
- Açúcar mascavo 225 g - demerara
- Canela em pó 10 g
- Para a cobertura
- Creme de leite fresco líquido 60 g
- Para untar
- Óleo de sementes quanto baste
Preparação

Para preparar os cinnamon rolls com fermento natural, despeje a água 1, o leite 2 e o açúcar mascavo na tigela de uma batedeira planetária 3.

Adicione também a canela 4 e ligue a batedeira com o gancho para misturar tudo, depois adicione o fermento natural líquido 5 e o fermento fresco 6.

Adicione também as farinhas 7 e ligue novamente em velocidade média. Por fim, adicione o sal 8 e misture novamente até obter uma massa homogênea 9. Deixe a massa descansar na tigela por 30 minutos, sem cobri-la.

Após esse tempo, adicione a manteiga amolecida 10 em 2 partes 11 e continue a amassar com a batedeira em velocidade média e depois rápida. Quando a manteiga estiver bem incorporada 12, deixe a massa descansar por uma hora em temperatura ambiente.

Após uma hora, transfira a massa para a superfície de trabalho e faça dobras slap and fold para dar força e torná-la mais compacta: você deve levantá-la e batê-la levemente na bancada, trazendo uma parte para frente e dobrando-a sobre si mesma 13. Quando a massa estiver bem lisa e firme 14, transfira-a para uma tigela untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe fermentar na geladeira por cerca de 10-12 horas 15.

Quase no final do tempo de fermentação, prepare o recheio: despeje em uma tigela a manteiga amolecida e o açúcar demerara 16, depois adicione a canela 17 e misture com uma espátula para incorporar bem os ingredientes 18.

Neste ponto, pegue a massa e comece a abri-la com as mãos 19, depois polvilhe com um pouco de farinha e estenda com o rolo 20 para formar um retângulo de 35x40 cm 21.

Espalhe dois terços do recheio sobre toda a superfície do retângulo 22, depois enrole-o bem apertado pelo lado mais comprido 23. Envolva o rolo em papel manteiga 24 e deixe firmar na geladeira sobre uma bandeja por uma hora.

Após este tempo, corte o rolo em 12 pedaços de mesma largura 25. Coloque os rolinhos obtidos em uma assadeira forrada com papel manteiga 26 e deixe fermentar em temperatura ambiente por 2 horas. Depois de fermentados 27, asse os cinnamon rolls em forno ventilado a 200° por 20 minutos.

Enquanto isso, prepare a cobertura: despeje o recheio restante em uma panela 28, adicione o creme de leite 29 e leve para ferver, mexendo bem para dissolver o açúcar 30.

Quando os cinnamon rolls estiverem assados, retire do forno e deixe esfriar 31, depois pincele-os generosamente com a cobertura 32. Seus cinnamon rolls estão prontos para serem saboreados 33!