Tortinhas de abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

As abobrinhas enriquecem os menus da estação com seu sabor delicado e genuíno! Nesta receita, as utilizamos cruas para criar uma entrada vegetariana original: as tortinhas de abobrinha. Uma crosta crocante envolve um creme de ricota aromático decorado com rodelas de abobrinha... mas cuidado para não jogar fora as sobras: elas serão usadas para preparar um óleo perfumado que dará o toque final às nossas lindas tortinhas! Ideais para um buffet ou um aperitivo, as tortinhas de abobrinha serão ainda mais apreciadas porque são feitas inteiramente pelas suas mãos.

Experimente também estas deliciosas entradas com abobrinhas:

 

INGREDIENTES

Para a base (para 8 tortinhas)
Farinha tipo 00 225 g
Água 100 g
Manteiga 50 g
Para o creme de ricota
Ricota de vaca 250 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
Funcho selvagem quanto baste
Endro quanto baste
Manjerona quanto baste
Orégano quanto baste
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para decorar
Abobrinhas 400 g - pequenas
Azeite virgem extra 100 g
Ervas aromáticas quanto baste

Preparação

Para preparar as tortinhas de abobrinha, primeiro prepare a massa para a base: em uma panela, coloque a água 1 e a manteiga 2, depois leve à fervura 3.

Adicione 75 g de farinha 4 e misture bem no fogo até formar uma película no fundo 5. Nesse ponto, transfira a mistura para uma tigela e adicione os restantes 150 g de farinha em várias vezes 6; você também pode usar uma batedeira com pá.

Incorpore gradualmente a farinha, trabalhando a mistura primeiro na tigela com uma colher 7 e depois com as mãos na bancada 8. Quando obtiver uma massa lisa e homogênea 9, envolva-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.

Após este tempo, estenda ligeiramente a massa com um rolo 10, depois passe-a entre os rolos da máquina de macarrão, reduzindo gradualmente a espessura 11. Você deve obter uma massa com cerca de 3 mm de espessura 12.

Coloque um cortador de massa oval na massa, com cerca de 19 cm por 7 cm e com 3,5 cm de altura, e corte com um cortador, deixando cerca de 2 cm de espaço da borda 13. Coloque o cortador em uma assadeira forrada com papel manteiga ou Silpat e transfira a massa cortada para dentro 14, pressionando bem contra as bordas para aderir. Fure a base com um garfo 15 e asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 20 minutos. Quando as tortinhas estiverem douradas, retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o creme de ricota: pique finamente as ervas aromáticas 16, depois adicione à ricota que você misturou em uma tigela com o creme de leite 17. Tempere com óleo, sal e pimenta. Transfira o creme obtido para um saco de confeitar sem bico e deixe na geladeira até o momento de usar 18.

Agora lave e corte as pontas das abobrinhas 19. Escalde as extremidades das abobrinhas por alguns minutos 20, depois escorra e transfira para uma tigela com água e gelo 21.

Transfira as abobrinhas escaldadas para um copo medidor junto com 100 g de óleo 22, depois bata com um mixer de imersão 23 até virar um purê 24.

Coe o purê por uma peneira fina 25 e reserve o óleo de abobrinha obtido 26. Corte o restante das abobrinhas em rodelas finas 27.

Nesse ponto, as tortinhas estarão frias, então retire delicadamente o cortador de massa 28. Recheie a base com o creme de ricota 29 e nivele a superfície com uma espátula 30.

Decore com as rodelas de abobrinha cruas 31 e algumas ervas aromáticas 32, depois regue com o óleo de abobrinha 33. Suas tortinhas de abobrinha estão prontas para serem servidas!

Conservação

É recomendável consumir as tortinhas de abobrinha imediatamente.

O creme de ricota pode ser armazenado por 2 dias na geladeira, em um recipiente hermético.

A base pode ser armazenada à temperatura ambiente por até 2 semanas, em um local fresco e seco, dentro de um recipiente hermético.

Conselho

Você pode usar os cortadores de massa que tiver à disposição ou forminhas para tortinhas; não será necessário untá-los nem forrá-los com papel manteiga!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.