APRESENTAÇÃO

O vatrushka é um tradicional doce fermentado do Leste Europeu: um pãozinho macio de forma redonda, com uma cavidade no centro recheada com um creme à base de tworog, um laticínio local semelhante à ricota, aromatizado com baunilha e enriquecido com passas. Uma especialidade que lembra à primeira vista as nossas venezianas com creme, mas que se diferencia pelo recheio, pelos aromas utilizados e pela preparação mais rápida da massa. Um verdadeiro mimo, ideal para saborear no café da manhã, no lanche ou para acompanhar uma xícara de chá... mas cuidado: um leva ao outro! Uma vez assados, será difícil resistir ao aroma dos vatrushka ainda quentes. E você, já os provou?

Descubra também essas receitas típicas do Leste Europeu:

INGREDIENTES

Para o pré-fermento
Leite 100 g
Farinha tipo 00 60 g
Açúcar 35 g
Fermento biológico fresco 7 g
Para a massa
Farinha tipo 00 400 g
Leite 100 g
Manteiga 50 g
Açúcar 30 g
Ovos 1
Sal 1 pitada
Óleo de girassol quanto baste - para untar
Para o recheio
Queijo quark 200 g
Açúcar 30 g
Ovos 1
Uvas passas 20 g
Extrato de baunilha 1 colherinha
Para pincelar
Gemas 1
Leite 10 g
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o vatrushka, primeiro coloque as passas de molho na água para hidratá-las. Enquanto isso, ative o fermento: em uma tigela, coloque o leite, o açúcar 1, o fermento biológico 2 e a farinha 3.

Misture bem 4 até obter uma mistura homogênea 5, depois cubra com filme plástico 6 e deixe descansar em um local morno por 15 minutos.

Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela e deixe esfriar. Após o tempo de descanso, pegue o pré-fermento e transfira-o para uma tigela maior, depois adicione o ovo 7, o leite morno 8 e o açúcar 9.

Adicione também uma pitada de sal 10 e a manteiga derretida 11. Misture bem com um batedor para incorporar os ingredientes 12.

Agora peneire a farinha na tigela 13 e amasse primeiro com um garfo e depois com as mãos 14 até obter uma massa lisa e homogênea 15. Coloque-a de volta na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora à temperatura ambiente.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, coloque o tvorog (ou alternativamente, você pode usar ricota), depois adicione o ovo 16, o açúcar 17 e o extrato de baunilha 18. Bata com um mixer de imersão até obter um creme homogêneo.

Adicione as passas 19 e incorpore-as ao creme 20, depois reserve. Pegue a massa e divida-a em 6 pedaços iguais 21.

Dobre as bordas para o centro 22 e faça pequenas bolas 23. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 24.

Pincele o fundo de um copo com óleo de sementes 25 e pressione o centro das bolas para criar cavidades 26. Preencha as cavidades com o creme de queijo preparado anteriormente 27.

Em uma tigelinha, misture uma gema e o leite e com essa mistura pincele apenas a massa 28. Asse em forno estático a 180° por 25 minutos. Retire do forno e complete com uma pitada de açúcar de confeiteiro 29. O seu vatrushka está pronto para ser saboreado 30!

Conservação

O vatrushka pode ser conservado na geladeira, coberto com filme plástico ou em um recipiente fechado, por 2-3 dias.

Conselho

Se não encontrar o tvorog, você pode usar ricota ou outros queijos frescos cremosos.

Uma das variações mais apreciadas prevê a adição de casca de laranja ralada ou canela no recheio.

Se preferir, pode substituir as passas por cranberries secas, damascos desidratados em pedaços, frutas secas ou gotas de chocolate!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.