Baozi

/5

APRESENTAÇÃO

A lenda diz que eles nasceram na China há milhares de anos, mas a sua delícia é um fato tanto que os baozi são agora difundidos e apreciados em todo o mundo! Estes pequenos pães cozidos no vapor são consumidos como lanche a qualquer hora do dia, inclusive no café da manhã (exatamente como os ravioli no vapor), e são considerados um dos street foods asiáticos mais amados. A massa, macia e delicada, é muito semelhante à dos mantou, enquanto o recheio pode ser à base de carne, legumes, camarões ou até mesmo doce. O chef Guglielmo Paolucci nos propõe a variante com carne de porco, repolho chinês e cebolinha, ressaltando que uma das características fundamentais dos baozi é a proporção correta entre a quantidade de recheio e a de massa para que cada mordida seja bem equilibrada. Seguindo os movimentos das suas mãos, descobriremos também como fechá-los perfeitamente! Não se deixe assustar se no começo parecer que você tem pouca habilidade... degustando um baozi após o outro estamos certos de que no final você se tornará um verdadeiro especialista!

Não perca também estas especialidades da cozinha chinesa:

Se, ao invés disso, você ama experimentar a cozinha fusion, experimente os Bao no vapor com costelas de wagyu.

 

INGREDIENTES

Para a massa (para cerca de 12 baozi)
farinha de trigo 330 g - refinada
Água 150 g - em temperatura ambiente
Açúcar 80 g
Fermento biológico seco 6 g
para o recheio
Porco 250 g - moído (barriga de leitão)
repolho chinês 100 g
Cebolinha fresca 1
Gengibre fresco 10 g
Molho de soja 20 g
Açúcar 15 g
Óleo de gergelim 10 g
Sal fino 10 g
Pimenta preta 1 pitada

Preparação

Para realizar os baozi, primeiro prepare a massa: despeje a água na tigela de uma batedeira equipada com gancho 1, adicione o fermento seco 2 e mexa brevemente com uma colher para dissolvê-lo 3.

Adicione a farinha de trigo 4 e o açúcar 5 e ligue a batedeira na velocidade mínima por 5-6 minutos 6.

Quando a mistura estiver compacta 7, transfira para a superfície de trabalho levemente enfarinhada e trabalhe-a brevemente para dar uma forma redonda e lisa 8. Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico 9 e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: elimine a parte central do repolho chinês 10 e pique a folha 11, depois pique finamente também a cebolinha 12.

Descasque e pique o gengibre, ou alternativamente, você pode ralá-lo 13. Na tigela da batedeira equipada com a pá, coloque o repolho chinês, a cebolinha 14 e o gengibre 15.

Adicione a carne de porco moída 16, o açúcar 17, o sal e a pimenta 18.

Finalmente, tempere com o óleo de gergelim 19 e o molho de soja 20 e ligue a batedeira na velocidade mínima por 5 minutos, até que os ingredientes estejam bem misturados 21.

Decorrido o tempo de fermentação 22, transfira a massa para a superfície de trabalho levemente enfarinhada e, depois de trabalhá-la brevemente, divida-a em 3 porções com a ajuda de um raspador 23. Estenda cada porção com a ponta dos dedos para formar rolinhos 24.

Faça dobras rápidas 25 26 e estenda novamente os rolinhos, depois corte-os em pedaços de 35 g cada 27: é importante pesar a massa para garantir a proporção correta entre massa e recheio.

Arredonde cada pedaço de massa na superfície de trabalho para formar uma bolinha 28, depois achate-a com a palma da mão. Nesse ponto, pegue um pequeno rolo e pressione-o nas bordas do disco com a mão direita, enquanto com a mão esquerda gire a massa no sentido anti-horário 29; dessa forma, as bordas ficarão mais finas enquanto o centro permanecerá mais espesso para reter melhor os sucos do recheio 30.

Proceda desta forma com todos os discos de massa, depois divida o recheio em porções de 25 g cada. Adicione uma porção de recheio no centro de cada disco 31 e espalhe-a levemente com uma colher de chá. Para fechar os baozi enfarinhe bem os dedos para evitar que as bordas se umedeçam: mantenha o polegar fixo na borda da massa 32 enquanto com o indicador puxe e belisque o resto da massa 33.

Ao chegar ao final, belisque o topo e gire o baozi com a mão para selá-lo 34, depois gire-o na superfície de trabalho para arredondá-lo 35. À medida que forma os baozi, coloque-os em quadrados de papel manteiga que você terá previamente disposto em uma assadeira. Quando todos estiverem formados 36, cubra a assadeira com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente por 40 minutos.

Decorrido esse tempo, você está pronto para o cozimento: leve a água em uma vaporizadora para ferver e coloque os baozi junto com o seu quadrado de papel manteiga 37. Cubra com a tampa e cozinhe por cerca de 12-13 minutos. Uma vez cozidos, apague o fogo e deixe-os descansar na panela por mais 2 minutos, depois transfira-os para a tradicional cesta de bambu 38. Seus baozi estão prontos para serem servidos 39!

Armazenamento

Os baozi podem ser conservados na geladeira por no máximo 2 dias. Como alternativa, você pode congelá-los antes de cozinhar; quando quiser cozinhá-los, eles devem ser descongelados na geladeira.

Conselho

A farinha de trigo refinada é específica para este tipo de preparação e pode ser encontrada em lojas de alimentos étnicos. Como alternativa, você pode usar farinha 00, mas o resultado será um pouco diferente.

O óleo de gergelim confere um aroma especial ao recheio, mas como alternativa, o óleo de oliva também serve. No lugar do repolho chinês, você pode usar couve.

O corte ideal para a carne do recheio é a barriga de leitão, que é muito menos gordurosa que a barriga de porco. Se você tiver um moedor de carne, pode moê-la sozinho ou pedir ao seu açougueiro de confiança!

Quem não tem muita habilidade manual pode fazer dobras maiores e arredondar o baozi final movendo-o delicadamente na superfície de trabalho; nesse caso, eles devem ser deixados para crescer de cabeça para baixo.

Você pode variar o recheio ao seu gosto adicionando cenouras picadas ou pimenta fresca, por exemplo, ou pode fazer uma variante vegetariana à base de repolho chinês, cenoura, cebolinha, cogumelos shiitake, batata cozida e coentro!

Já que você comprou o repolho chinês, não perca a chance de fazer outra iguaria asiática: o Kimchi!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.