Botões e levístico

/5

APRESENTAÇÃO

Na Contrada Bricconi, no coração do Val Seriana, a cozinha nasce da terra. Aqui cada prato conta a história do território e suas estações. Os “Botões e levístico” do chef Michele Lazzarini são um exemplo perfeito de como simplicidade e técnica podem dar vida a algo especial. A Massa verde de espinafre envolve um recheio macio à base de queijo de montanha, produzido no vale. O prato é completado com um caldo quente de leitelho e um óleo de levístico, uma erva aromática muito perfumada cultivada na horta do restaurante.

Em cada garfada, sente-se a montanha: os aromas das ervas e a cremosidade do queijo. É uma receita que valoriza os ingredientes locais, fala de natureza, de estações e de cuidado. Não é apenas um prato principal: é uma experiência que une sabores autênticos e grande atenção aos detalhes. Se você procura um prato que conte a história da montanha de maneira elegante e contemporânea, esses botões são a resposta.

Não perca também a receita dos fusilli com amoras do mesmo chef Lazzarini: outro prato surpreendente que entrelaça território, criatividade e sabores inesperados.

Descubra outras receitas de massas frescas gourmet para fazer em casa:

  • Ravioli com ervas aromáticas
  • Ravioli de batata e cebola com creme de queijo
  • Raviolone verde recheado
  • Tortelli à carbonara

INGREDIENTES

para a massa fresca (para cerca de 40 botões)
Farinha tipo 0 250 g
Sêmola de trigo duro remacinada 75 g
Espinafre 200 g
Claras 65 g
Óleo de girassol 25 g
para o óleo de levístico
Levístico 200 g
Óleo de girassol 300 g
para o recheio
Queijo da serra 120 g - semi curado
Creme de leite fresco líquido 250 g
Fécula de batata 11 g
Água 10 g
para o caldo de levístico
Soro de leite coalhado 100 g
Manteiga 35 g
para guarnecer
Verbena 8 folhas
Trevo-azedo 8 folhas
Cravo-de-defunto 8 folhas

Preparação

Para preparar os botões e levístico, comece pela massa fresca: cozinhe os espinafres em água salgada por cerca de 2-3 minutos 1. Escorra-os 2 em uma tigela com água e gelo para resfriá-los e manter a cor viva 3.

Esprema os espinafres e transfira-os para um processador de alimentos 4. Bata até obter um creme 5. Em uma tigela, coloque a farinha 0 6.

Adicione também a sêmola 7, a clara de ovo 8, o óleo de girassol e 100 g de creme de espinafre 9. Amasse para juntar todos os ingredientes.

Transfira a mistura para uma superfície enfarinhada e continue amassando 10 para formar uma massa homogênea. Envolva a massa em filme plástico e coloque-a na geladeira por uma hora 11. Enquanto isso, cuide do recheio: corte o queijo em cubos 12.

Em uma panela, aqueça o creme de leite, depois adicione o queijo 13 e mexa com um batedor até que ele derreta. Neste ponto, adicione o amido dissolvido em um pouco de água 14, mexa e desligue o fogo. Bata o creme com o mixer de imersão para deixá-lo homogêneo 15.

Para eliminar quaisquer grumos, passe o creme por uma peneira 16 e deixe esfriar 17. Agora, cuide do óleo de levístico: em uma jarra, coloque as folhas de levístico e o óleo de semente 18.

Bata com o mixer de imersão 19 até que o óleo esquente ligeiramente 20, depois coe através de um pano para eliminar impurezas 21.

Deixe o óleo decantar enquanto continua com a receita 22. Prepare o caldo de levístico: aqueça o leitelho em uma panela e adicione a manteiga 23, mexa para derretê-la completamente, depois adicione 35 g de óleo de levístico 24.

Misture com o batedor 25 para obter uma emulsão homogênea 26. Reserve e retome a massa: polvilhe-a com a sêmola tanto embaixo quanto em cima 27.

Abra a massa com o rolo até a espessura de cerca de 1 mm 28 e polvilhe novamente tanto em cima quanto embaixo para que não grude 29. Alise as bordas e coloque pequenas porções de recheio em metade da folha, espaçadas uniformemente 30.

Para facilitar o fechamento dos botões, umedeça a folha com água 31 antes de dobrá-la 32, assim evitará que se abram durante o cozimento. Pressione delicadamente, mas firmemente, as duas folhas sobrepostas para que adiram bem, especialmente ao redor do recheio, para selá-lo. Use um cortador redondo de 4 cm de diâmetro, pressionando-o com o lado voltado para baixo (ou seja, o lado sem lâmina cortante), para eliminar o ar ao redor do recheio, compactá-lo no centro e começar a delinear a forma. Em seguida, usando o mesmo molde com o lado cortante, recorte os botões seguindo as formas delineadas anteriormente. Desta forma, você obterá botões perfeitamente redondos e bem selados 33.

Os botões de massa estão prontos 34; com essas quantidades, você obterá cerca de 40. Cozinhe os botões em água fervente e ligeiramente salgada 35. O cozimento deve ser rápido, apenas o tempo de o recheio derreter. Escorra os botões nos pratos 36.

Tempere com o caldo de levístico 37 e o óleo de levístico 38, depois guarneça com as ervas frescas da horta. Seus botões e levístico estão prontos para serem servidos 39!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente os botões e levístico.

Você pode congelar os botões crus assim: coloque-os em uma bandeja e endureça-os no freezer, depois transfira-os para sacos de congelamento.

Conselho

O levístico, também conhecido como aipo de montanha, tem um aroma intenso, herbáceo e vagamente semelhante ao do aipo e da salsa, com notas ligeiramente picantes. Se não encontrá-lo fresco, você pode substituí-lo por uma mistura de ervas com perfil aromático semelhante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.