Chamas de chocolate

/5

APRESENTAÇÃO

Admita, até você quando era criança, quando seus pais te levavam à frente do balcão da confeitaria, ficava encantado com todas aquelas delícias. Cestinhas de frutas, Babá ao rum e Bignè com creme, só para citar alguns! E então você avistava esses doces que apresentamos hoje, com uma rica cobertura de chocolate, uma base de biscoito em forma de cone levemente ondulado. São as chamadas chamas de chocolate. O nome engraçado, um pouco controverso e ao mesmo tempo intrigante, certamente desperta grande interesse do público infantil. Assim, alguém de nós que cresceu um pouco, mas talvez nem tanto, decidiu experimentar esta receita descobrindo que preparar as chamas de chocolate não era tão difícil. Tudo que é necessário é fazer uma boa Frolla Milano, um recheio à base de Creme ganache e uma cobertura de chocolate, e tudo está pronto. Um docinho saboroso, fresco e delicioso, especialmente para quem ama chocolate. E quem são os que amam mais? As crianças! Preparando as chamas de chocolate, você certamente as fará felizes... e não só aos domingos.

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 unidades
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 200 g
Açúcar de confeiteiro 75 g
Mel de acácia 40 g
Gemas 1
Sal fino 2 g
Água 4 g
Fava de baunilha 1
Casca de limão ½
para a ganache
Chocolate amargo 55% 400 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Manteiga 70 g
para a cobertura
Chocolate amargo 250 g

Preparação

Para preparar as chamas de chocolate, começamos pela massa frolla. Na batedeira, com o batedor em formato de folha, trabalhe a manteiga amolecida com o açúcar de confeiteiro e o mel de acácia até formar um creme. Depois adicione a gema, uma pitada de sal dissolvida em um pouco de água, as sementes de baunilha e a casca de limão ralada. Por último, incorpore a farinha peneirada. Transfira a massa para a bancada e trabalhe brevemente por alguns instantes, embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Após esse tempo, abra a massa até uma espessura de 4 mm com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada e corte cerca de vinte discos de 5 cm de diâmetro. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido a 200°C, em modo estático, por 6-7 minutos: devem ficar firmes mas não crocantes. Enquanto os biscoitos esfriam, prepare a ganache: aqueça o creme de leite fresco quase até ferver, despeje sobre o chocolate picado em uma tigela e mexa. Assim que derreter, adicione a manteiga amolecida em pedaços e misture para incorporar tudo. Assim que a manteiga estiver incorporada, bata a ganache com a batedeira elétrica até ficar clara e espumosa. Transfira para um saco de confeitar com bico estrela e disponha em montinhos sobre os biscoitos. Coloque os biscoitos recheados em uma bandeja e leve à geladeira por 3 horas e depois ao freezer por 15 minutos. Durante esses minutos, pique o chocolate para a cobertura, derreta em banho-maria e deixe atingir a temperatura ambiente. Então, recupere as chamas e, segurando pela base, mergulhe-as completamente no chocolate derretido. Coloque-as de volta na bandeja e deixe firmar na geladeira por mais um tempo, até que a casca fique crocante. Suas chamas de chocolate estão prontas: aproveite!

Conservação

As chamas de chocolate se conservam na geladeira por 2-3 dias. Se quiser congelá-las, faça isso sem a cobertura.

Conselho

Para um resultado mais brilhante, cubra suas chamas de chocolate temperando-o. Siga nosso guia Como fazer a temperagem para saber mais. Se quiser uma versão alternativa, pode polvilhar as pontas com o chocolate ainda mole com lascas de coco ou granulado de avelã ou amêndoas levemente tostadas na frigideira.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.