Charlotte (semifreddo) de nougat

/5

APRESENTAÇÃO

Bela de ver, ótima de comer também como doce cenográfico das festas: a charlotte de nougat é uma sobremesa semifria recheada com creme de nougat e molho de chocolate totalmente coberta com biscoitos champagne. A invenção da charlotte é atribuída a um cozinheiro francês, Marie Antonin Carême, que trabalhava na Inglaterra na corte do príncipe regente. Diz-se que o doce foi assim chamado em homenagem à rainha Charlotte, esposa do rei George III. O creme para rechear a charlotte pode ter muitas variações, muito comuns são também as de frutas, especialmente de maçã. Hoje, o termo charlotte também se refere a preparações não doces, principalmente à base de vegetais ou peixe, que são chamadas de charlotte porque são cozidas no molde típico em forma de cilindro ou cone ligeiramente afunilado. Sirva a charlotte de nougat para concluir o almoço de Natal ou como doce de Ano Novo, será perfeita!

Descubra outras deliciosas variações de charlotte:

  • Charlotte com mousse de chocolate amargo
  • Charlotte de limão
  • Torta charlotte ao zabaione
  • Charlotte de maçã

 

INGREDIENTES

Nougat 300 g - + suficiente para decorar
Biscoitos Savoiardi 20
Leite inteiro 300 ml
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Mascarpone 500 g
Fava de baunilha 1
Açúcar 100 g
Gelatina em folhas 10 g
Para o molho de chocolate
Chocolate amargo 100 g
Leite inteiro 100 ml
Manteiga 10 g
Para molhar os biscoitos champagne
Leite inteiro quanto baste

Preparação

Inicie a preparação da charlotte picando o nougat (que você terá colocado no freezer por pelo menos duas horas ou até que o nougat esteja muito duro), primeiro ajudando-se com uma faca 1 e depois com as lâminas de um processador 2. Em seguida, coloque a gelatina de molho em água fria até que amoleça completamente 3.

Enquanto a gelatina amolece, em uma panelinha, coloque para derreter o açúcar e a polpa retirada da fava de baunilha (você pode fazer isso cortando a fava ao longo e raspando seu conteúdo) em 100 ml de leite; quando o açúcar estiver derretido, adicione a gelatina bem espremida 4 e desligue o fogo. Enquanto isso, despeje o nougat finamente picado 5 em uma tigela grande e adicione os restantes 200 ml de leite 6.

Em seguida, adicione a mistura de leite e gelatina 7, o mascarpone 8 e o creme de leite (se você quiser uma sobremesa mais compacta) ou semi-batido (se você deseja uma sobremesa mais macia) 9.

Misture tudo para amalgamar bem os ingredientes 10. Pegue uma forma redonda (de preferência de fundo removível) com diâmetro de cerca de 22 cm 11, coloque-a sobre um prato de servir e comece a forrar as bordas com os biscoitos champagne apenas molhados no leite 12. Os biscoitos champagne devem manter sua forma: não devem ser encharcados, apenas ligeiramente umedecidos.

Continue colocando os biscoitos champagne também no fundo 13 e prossiga despejando a mistura de nougat dentro (14-15). Cubra a charlotte com uma folha de papel alumínio e deixe descansar na geladeira por 4 horas.

Para completar a charlotte de nougat é necessário decorá-la com uma camada de molho de chocolate, que irá variar conforme a altura
do molde utilizado e do comprimento que você deu aos biscoitos champagne para envolver a sobremesa semifria: se entre o creme de nougat e a extremidade dos biscoitos champagne houver um ou dois centímetros, você deverá obter uma cobertura fina da sobremesa: um molho que a cubra ligeiramente. Derreta a manteiga no leite 16 e adicione o chocolate que você terá préviamente derretido em banho-maria (17-18).

Assim que o creme estiver liso e morno 19, despeje-o sobre a sobremesa semifria 20 e coloque novamente a sobremesa na geladeira por pelo menos uma hora para solidificar também o creme de chocolate 21.

Se o espaço entre o creme de nougat e a extremidade dos biscoitos champagne for maior (como na foto 20), você deverá preparar uma camada mais espessa de chocolate: dobre ou triplique as quantidades de cobertura, talvez substituindo o leite por creme de leite fresco (exemplo: 20 gr de manteiga, 200 gr de chocolate amargo e 200 ml de creme de leite fresco. Ou: 30 gr de manteiga, 300 gr de chocolate amargo e 300 ml de creme de leite fresco líquido). Desta forma, você obterá uma quantidade maior de creme, mais compacta e, portanto, mais estável quando fria.

Antes de servir, recomendamos colocar a sobremesa semifria no freezer por uma hora para torná-la mais adequada para corte. Você pode decorar a sobremesa colocando pedaços de nougat no centro do doce e envolvendo a charlotte com uma fita que será desatada na frente dos seus convidados: isso dará um toque de requinte e elegância à apresentação da sobremesa semifria.

Conselho

Para picar o nougat mais facilmente, recomendamos mantê-lo por pelo menos duas horas no freezer para torná-lo o mais sólido possível, facilitando o corte sem que fique preso à lâmina da faca e, posteriormente, às do processador.

Para servir melhor a charlotte, recomendamos colocá-la no freezer antes de levá-la à mesa, para que, endurecendo, seja mais fácil cortá-la em fatias iguais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.