Lorighittas com molho de frutos do mar

/5

APRESENTAÇÃO

As lorighittas com molho de frutos do mar são um prato principal que une a tradição da Sardenha com a frescura e riqueza dos frutos do mar, criando uma combinação perfeita entre terra e mar. Este tipo de massa fresca se combina perfeitamente com muitos tipos de molhos, como por exemplo as Lorighittas com berinjela e cogumelos. Nesta receita, elas são protagonistas junto com os frutos do mar: os mexilhões e as vôngoles, com sua carne tenra e saborosa, que junto com o vinho branco, criam um fundo de cozimento rico e aromático. O molho, enriquecido pelas abobrinhas e pelos tomatinhos, penetra entre as espirais da massa, envolvendo-as em uma mistura de sabores que é ao mesmo tempo intensa e delicada. A salsa fresca, finamente picada, é o toque final que dá ao prato uma nota herbácea, ligeiramente picante, que realça ainda mais os sabores do molho.

Se você está procurando outras receitas da Sardenha, experimente também:

INGREDIENTES

Para a massa
Sêmola de trigo duro remacinada 200 g
Água 110 g
Sal 1 pitada
Para o molho de frutos do mar
Mexilhões 200 g
Amêijoas 200 g
Abobrinhas 1
Tomates cereja 100 g
Vinho branco quanto baste
Salsa 1 punhado - picado
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as lorighittas com molho de frutos do mar, como primeira coisa, disponha, na bancada, a sêmola em formato de fonte, despeje a água 1, o sal 2 e comece a incorporar a sêmola com um garfo 3.

Em seguida, amasse com as mãos 4 por pelo menos 15 minutos, até obter uma massa homogênea e elástica 5. Cubra com filme plástico 6 e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Decorrido o tempo, pegue a massa e, com um raspador, corte em pedaços 7, formando então rolinhos 8 e depois corte-os em pedaços menores 9.

Com cada um deles, forme um espaguete de cerca de 20 cm de comprimento e 2 mm de espessura 10. Enrole o espaguete, duas vezes, em torno de três dedos unidos (indicador, médio e anular) 11, então pressione as extremidades para selá-las 12 e elimine o excesso de massa, se houver.

Com uma mão segure a massa firme enquanto com a outra enrole os dois fios do anel 13, como se estivesse dando corda em um relógio antigo, até dar à massa a forma típica torcida e ligeiramente alongada das lorighittas 14. Disponha-as ordenadamente na bancada e deixe secar 15.

Enquanto isso, em uma frigideira coloque um fio de óleo e adicione as vôngoles 16 e os mexilhões 17, quando estiverem abertos, flambe com o vinho branco 18. Deixe evaporar toda a parte alcoólica.

Coe tudo 19 e reserve a água de cozimento 20. Descasque mexilhões e vôngoles 21, mas reserve alguns com casca para a montagem final do prato.

Corte as abobrinhas em meia-lua 22 e os tomatinhos ao meio 23. Em uma frigideira coloque um fio de óleo, adicione um dente de alho e deixe dourar por alguns minutos, em seguida, adicione as abobrinhas 24 e deixe-as dourar por alguns minutos, até que fiquem douradas.

Adicione os tomatinhos 25 e cozinhe por mais 5 minutos. Remova o dente de alho 26 e despeje na frigideira a água de cozimento dos frutos do mar 27.

Cozinhe as lorighittas em bastante água fervente salgada por 4-5 minutos 28, escorra e transfira para a frigideira 29. Adicione os mexilhões e vôngoles 30 e salteie por alguns minutos.

Com o fogo desligado, adicione a salsa picada, um fio de óleo 31 e misture. Monte o prato e decore com alguns moluscos com casca 32. Suas lorighittas com molho de frutos do mar estão prontas para serem degustadas 33.

Conservação

As lorighittas com molho de frutos do mar devem ser consumidas assim que estiverem prontas, mas se sobrarem podem ser guardadas na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1 dia.

As lorighittas frescas podem ser congeladas, primeiro coloque-as no freezer em uma bandeja bem espaçadas para endurecê-las e depois transfira para um saco de congelamento, assim otimiza melhor o espaço.

Conselho

Para uma versão ainda mais rica, você pode adicionar uma pitada de bottarga ralada no momento de servir. Adicione uma pequena quantidade de açafrão ao molho para um toque de cor e um sabor ligeiramente picante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.