Paccheri com lulinhas e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Lula com ervilhas: uma combinação de sucesso garantido, tanto que quisemos saboreá-la também com a massa para um prato principal realmente convidativo, os paccheri com lulinhas e ervilhas! A escolha dos paccheri não é casual, pois este formato é ótimo para acolher molhos de peixe, Paccheri ao molho de lulas, Paccheri ao creme de lagostins e camarões e Schiaffoni (o paccheri) aos frutos do mar. Desta vez serão as lulinhas as protagonistas, mergulhando em um creme de ervilhas de consistência suave e aveludada, que contrasta com a crocância das amêndoas tostadas. A nota final fresca do limão e da hortelã tornarão tudo ainda mais apetitoso... experimentem esta deliciosa massa com lulas, e nos digam o que acharam!

E se vocês são amantes deste formato de massa, experimentem também a nossa versão Paccheri ao forno!

INGREDIENTES

Paccheri 320 g
Choco 500 g - (já limpas)
Azeite virgem extra quanto baste
Para o creme de ervilhas
Ervilhas 300 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
Manteiga 30 g
Chalota 1
Suco de limão 1 colher
Sal fino quanto baste
Para guarnecer
Amêndoas em lâminas 100 g
Casca de limão 1 - não tratado
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar os paccheri com lulinhas e ervilhas, antes de tudo coloque as lulinhas em uma panela com o óleo bem quente 1 e doure-as por alguns minutos. Quando estiverem enroladas 2, transfira-as para uma tigela e reserve a panela com o fundo de cozimento. Pique finamente a cebola 3 e passe para o creme de ervilhas.

Derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo baixo, adicione a cebola 4 e deixe-a murchar por alguns minutos. Em seguida, adicione as ervilhas 5, misture, e cubra com o creme de leite 6.

Cozinhe por 10-15 minutos em fogo médio 7. Enquanto isso, toste as amêndoas em lâminas em uma frigideira antiaderente, tomando cuidado para não queimá-las 8 9. Coloque também no fogo uma panela com água para a massa, que deve ser salgada ao ferver.

Quando as ervilhas estiverem amolecidas, bata tudo com um mixer de imersão 10, depois adicione o suco de limão 11 e ajuste o sal 12. Você deve obter um creme liso e homogêneo.

Coloque os paccheri na água salgada fervente e cozinhe-os até ficarem bem al dente 13. Enquanto isso, coe o creme de ervilhas na panela onde cozinhou as lulinhas 14. Escorra os paccheri na panela 15.

Adicione uma concha da água do cozimento 16 e termine de cozinhar os paccheri junto com o molho 17. Durante o último minuto, adicione também as lulinhas, reservando algumas para a decoração 18. Salteie tudo mais uma vez e desligue o fogo.

Aromatize com a casca ralada de limão 19, regue com um fio de azeite cru 20 e guarneça com as lulinhas reservadas 21.

Por último, adicione algumas folhas de hortelã 22 e as amêndoas tostadas 23. Seus paccheri com lulinhas e ervilhas estão prontos para serem servidos 24!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os paccheri com lulinhas e ervilhas. Como alternativa, você pode guardá-los na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia.

Conselho

Se o creme de leite não for suficiente para cobrir as ervilhas durante o cozimento, adicione também uma concha de água.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.