Panetone com figos e amêndoas

/5

APRESENTAÇÃO

Alto, macio, perfumado e indispensável no final da refeição na mesa de festa. Estamos falando, é claro, do rei do Natal, o panetone. Sem tirar o mérito de outro doce natalino por excelência, o Pandoro, o Panettone, com seu aroma e sabor inconfundível, cria uma atmosfera única. Propomos uma versão alternativa à clássica, o panetone com figos e amêndoas. O longo processo e a lenta fermentação garantem um resultado final digno de mestres confeiteiros. Armem-se de paciência e de frutas secas para fazer este panetone macio com figos e amêndoas a tempo para o dia 25 de dezembro!

Experimente também estas variações de panetone:

INGREDIENTES

Ingredientes para o aroma de panetone (para a massa de 2,3 kg)
Manteiga 50 g
Mel de acácia 40 g
Tomilho 3 raminhos
Fava de baunilha 1 - as sementes
para a biga
Farinha Manitoba 40 g
Água 30 g
Fermento biológico fresco 1 g
para a primeira massa
Farinha Manitoba 120 g
Gemas 15 g - (cerca de 1 de um ovo médio)
Açúcar mascavo 10 g
Manteiga 50 g
Água 15 g
Fermento biológico fresco 5 g
para a segunda massa
Farinha Manitoba 120 g
Gemas 45 g - (de cerca de 3 ovos médios)
Açúcar mascavo 10 g
Manteiga 50 g
Água 15 g
Fermento biológico fresco 5
para a terceira massa
Farinha Manitoba 500 g
Gemas 75 g - (de cerca de 5 ovos médios)
Ovos 110 g - (cerca de 2 médios)
Açúcar mascavo 150 g
Creme de leite fresco líquido 220 g
Manteiga 85 g
Sal fino 7 g
para decorar o panetone
Figos 300 g - secos
Amêndoas 100 g
Manteiga quanto baste - pedacinhos

Biga e aroma de panetone

Para preparar o panetone com figos e amêndoas, comece pelo aroma: em uma tigela, coloque o mel, retire as folhas do tomilho e perfume com as sementes da vagem de baunilha extraídas com uma faca 1, adicione a manteiga derretida ainda quente 2 e, por fim, misture bem tudo com um garfo 3.

Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente 4. Enquanto isso, coloque a farinha em uma tigela, esfarele o fermento sobre ela 5 e adicione a água em temperatura ambiente 6.

Misture brevemente com uma colher até obter uma espécie de massa mole 7, cubra com filme plástico e deixe fermentar em temperatura ambiente por 1 hora 8. Depois desse tempo, coloque a tigela na geladeira e deixe maturar por no máximo 8-12 horas 9.

Para a primeira massa

No dia seguinte, coloque o fermento em uma jarra com água em temperatura ambiente 10, dissolva-o com a ajuda de um garfo 11 e comece a fazer a massa. Em uma batedeira equipada com gancho, coloque a farinha, o fermento pré-fermentado 12,

depois a água com o fermento 13, o açúcar 14 e ligue o gancho por 1 minuto em velocidade média 15.

Com o gancho ainda em funcionamento, adicione a gema e continue a bater por mais 1 minuto 16. Em seguida, adicione a manteiga, um pedaço de cada vez, e misture por 5-8 minutos ou até que a massa fique lisa e compacta 17. Além disso, ela deve se agarrar ao gancho 18.

Modele a massa com as mãos, ou seja, dê uma forma esférica, unindo as partes inferiores em direção ao meio 19. Coloque a bola em uma tigela 20 e cubra com filme plástico. Coloque a tigela em um forno desligado com uma panelinha de água fervente por uma hora 21.

Para a segunda massa

Assim que a massa dobrar de tamanho, você pode passar para a segunda massa. Dissolva novamente o fermento em água em temperatura ambiente e coloque-o na batedeira, ainda equipada com gancho, onde já colocou a farinha 23. Adicione o açúcar 24,

depois a massa fermentada 25 e ligue o robô por 2 minutos em velocidade média. Com o gancho ainda em funcionamento, adicione as gemas e continue a bater até que sejam completamente incorporadas 26. Por fim, adicione a manteiga, poucos pedaços de cada vez 27, ambos sempre em temperatura ambiente

e bata por cerca de 5-6 minutos. A massa está pronta assim que se agarra e fica lisa e elástica 28. Modele novamente a massa 29 e transfira-a para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe descansar em um forno desligado com uma panela de água quente por uma hora 30.

Para a terceira massa

É hora de cuidar da terceira e última massa. Pique os figos secos 31 e coloque-os em uma tigela, cubra-os com água em temperatura ambiente e deixe de molho 32, depois pique grosseiramente as amêndoas com uma faca 33.

Agora que você tem tudo o que precisa, coloque a farinha e o creme de leite em temperatura ambiente na batedeira com gancho 34, adicione o açúcar 35 e depois a massa fermentada 36.

Ligue o robô por 3-4 minutos em velocidade média e, em seguida, adicione as gemas 37 e depois os ovos 38, continue misturando até que sejam completamente absorvidos. Demorará alguns instantes para que se incorporem ao resto da massa. Em seguida, adicione a manteiga em temperatura ambiente cortada em pedaços e deixe-a incorporar bem 39,

tempere com o sal 40 e, por fim, com o aroma de panetone, levará alguns minutos para que se incorpore adequadamente 41. A massa está pronta assim que estiver macia e lisa e agarrada ao gancho 42.

Você pode adicionar as amêndoas picadas 43 e os figos bem escorridos 44. Deixe a máquina funcionar por 3 minutos antes de soltar o gancho e mover-se para a superfície de trabalho, onde trabalhe a massa por alguns instantes à mão: não há necessidade de untar a superfície, pois a massa liberará muita gordura 45.

Divida a massa em duas partes de cerca de 1150 g cada 46. Como antes, modele ambas e depois transfira-as para formas de papelão baixas e largas para panetones de 1 kg 47. Deixe-as fermentar por 3 horas em forno desligado com uma panelinha de água fervente 48.

Após o tempo necessário para que os panetones fermentem 49, retire-os e deixe-os ao ar por 10 minutos. Coloque-os sobre a grelha e faça cortes na superfície usando uma lâmina, formando uma cruz 50. Abra bem os lados com a lâmina enquanto mantém os cantos levantados 51.

Coloque 4 pedacinhos de manteiga na base de cada extremidade 52 e depois volte-os para o centro 53, fechando assim a cruz 54.

Seus panetones estão prontos para assar: asse-os em forno pré-aquecido a 190°C, em modo estático, por cerca de 75 minutos. Para evitar que a superfície do doce queime, coloque outra bandeja de forno na prateleira mais alta, assim você impedirá que as serpentinas escureçam o topo dos panetones 55. Para garantir que os panetones estejam assados, use um termômetro de cozinha e verifique se atingiram 92°C no centro. Uma vez fora do forno, espete-os com espetos 56 e deixe-os de cabeça para baixo durante toda a noite 56. Aqui estão seus panetones com frutas secas prontos, agora é só fatiá-los e saboreá-los 57!

As 8 regras de ouro

O panetone com frutas secas, como qualquer outro fermentado, tem regras rígidas a seguir para garantir que o produto seja de altíssima qualidade.

1) Começamos pela regra básica que sempre vale e que você certamente já conhece, utilizar matérias-primas de primeira qualidade que possam garantir fragrância, sabor, e não menos importante, cor.

2) Os ingredientes frios da geladeira devem estar sempre em temperatura ambiente, assim você terá certeza de incorporá-los sem problemas ao restante da massa.

3) Atenção às temperaturas! A câmara de ar necessária para a maturação das massas deve estar sempre em uma temperatura controlada que gira em torno de 25°C-28°C, mas é também útil que haja um nível correto de umidade. Por isso, recomendamos que você mantenha as massas fechadas no forno com a panela de água quente. Basta ferver a água e colocar o recipiente imediatamente dentro do forno.

4) Não é recomendável reduzir as quantidades indicadas ou substituir o fermento biológico fresco pelo seco, pois as quantidades não são adequadas para essas modificações.

5) Os tempos de cozimento podem variar de forno para forno, portanto, é importante considerar o tempo por nós sugerido como uma orientação. Para ter certeza de que o doce está efetivamente assado, basta perfurá-lo com um termômetro de cozinha e garantir que o centro esteja a 92°C.

6) Deixe o panetone de cabeça para baixo durante toda a noite, evitando que com o calor a massa inflada assente até colapsar sobre si mesma.

7) O açúcar mascavo confere aroma de caramelo e cor âmbar, dois elementos que combinam muito bem nesta variação. Se preferir, você pode usar o clássico açúcar branco, nesse caso basta usar as mesmas quantidades.

8) Se você não tiver outra bandeja para colocar na parte mais alta do forno, poderá tentar cobrir o doce após 60 minutos, não abra o forno antes, pois o doce pode colapsar.

Agora que você conhece as 8 regras de ouro, aventure-se na realização do panetone com frutas secas!

Conservação

O panetone pode ser conservado por até 3 dias, mantendo-o fechado em um saco hermético.

Dica

Qualquer enriquecimento do seu panetone com frutas secas é bem-vindo. Nós usamos amêndoas e figos secos, mas você pode criar misturas mais saborosas seguindo seu gosto. Alguma dica? Damasco e amêndoas, uvas passas e avelãs, frutas vermelhas e amendoins! Você também pode variar as ervas aromáticas evocando os aromas da floresta com alecrim e murta!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.