Pasta com couve negra

/5

APRESENTAÇÃO

A pasta com couve negra é um prato principal de inverno rústico e saboroso, perfeito para os menus do dia a dia. A couve negra, chamada de braschetta em algumas partes da Toscana, é uma variedade de couve nutritiva e de sabor marcante. A tradição camponesa exige que ela seja pacientemente cozida por muito tempo em sopas de outono e inverno, como a tradicional Ribollita, mas hoje vamos mostrar como este vegetal se adapta bem ao ritmo da cidade, com uma massa fácil e rápida! Um prato genuíno e saboroso que vai conquistar você com sua simplicidade de sabores e aromas, além da simplicidade de preparo... massa e vegetais são cozidos diretamente juntos e finalizados na panela nos últimos minutos. O toque final do Pecorino, além disso, dará um impulso que tornará a pasta com couve negra ainda mais saborosa!

Se você gosta de usar este vegetal, descubra também outras saborosas receitas de massa com couve negra:

INGREDIENTES
Fusilli 320 g
Couve negra 270 g - (para limpar)
Pecorino toscano 60 g - pouco maturado
Alho 1 dente
Pimenta vermelha seca quanto baste
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa com couve negra, comece limpando a couve: depois de lavá-la, corte a base 1 e corte a parte mais dura e fibrosa do talo 2, sem necessariamente remover o restante do caule central, a menos que seja muito fibroso. Avalie folha por folha para reduzir o desperdício, removendo o caule apenas onde não estiver suficientemente tenro. Corte a couve limpa em tiras bem finas 3.

Mergulhe a couve em uma panela grande com água fervente salgada 4, que você já terá colocado no fogo para a massa. Aguarde alguns minutos para a retomada da fervura e adicione também a massa 5. Mexa e cozinhe por 2-3 minutos a menos do que o tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, em uma frigideira grande, deixe o azeite aquecer suavemente com um dente de alho sem o miolo e amassado 6. O fogo deve estar bem baixo para que o óleo se aromatize sem que o alho escureça.

Adicione a pimenta seca 7 e mexa. Enquanto isso, retire 2-3 conchas generosas de água do cozimento e reserve em uma tigela 8. Escorra a massa com a couve e transfira para a frigideira com o refogado 9.

Misture bem e termine de cozinhar a massa com a água reservada 10. Se necessário, ajuste o sal. Por fim, com o fogo desligado, misture com um fio de azeite cru 11 e o pecorino ralado 12.

Adicione ainda um pouco de água do cozimento para obter a cremosidade certa 13. Sirva com uma pitada de pimenta a gosto 14. A pasta com couve negra está pronta para ser saboreada 15!

Conservação

A pasta com couve negra pode ser armazenada na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia.

Não recomendamos a congelação.

Conselho

Você pode substituir o pecorino por parmesão para um sabor mais delicado.

Para uma consistência mais cremosa, tente triturar uma parte da couve e misturá-la com a massa, obtendo assim um molho aveludado!

Recomendamos escolher um formato de massa que prenda bem as folhas de couve. O fusilli é ideal, mas conchas ou orecchiette também funcionarão bem.

Os restos da limpeza da couve podem ser usados para um Caldo de legumes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.