Risoto de mexilhões, favas e pecorino
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 50 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
O risoto de mexilhões, favas e pecorino é um refinado prato principal que joga com um equilíbrio entre contrastes diversos: mar e terra, doçura e salinidade, cremosidade e frescor. As favas e o pecorino formam uma combinação indissolúvel nos menus de primavera, aos quais se acrescentam, neste caso, os mexilhões, que completam o prato com o sabor intenso dos frutos do mar. Hortelã e casca de limão, por outro lado, conferem uma nota aromática irresistível.
Ideal para um jantar formal ou para um almoço de domingo, o risoto de mexilhões, favas e pecorino é uma receita saborosa que esconde uma alma profundamente mediterrânea... estamos certos de que agradará tanto aos convidados gourmet quanto aos mais tradicionalistas!
Descubra também estas variantes apetitosas de risoto com mexilhões:
INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 320 g
- Vinho branco 60 g
- Queijo pecorino romano 50 g
- Parmigiano Reggiano DOP 50 g
- Manteiga 20 g
- Para os mexilhões
- Mexilhões 1 kg - (a limpar)
- Salsa quanto baste - talos
- Alho 1 dente
- Azeite virgem extra quanto baste
- Para as favas
- Grãos de fava 300 g - (já debulhadas)
- Suco de limão 30 g
- Casca de limão quanto baste
- Hortelã quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para servir
- Azeite virgem extra 3 g
- Hortelã quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparação
Para preparar o risoto de mexilhões, favas e pecorino, como primeiro passo dedique-se à Como limpar e abrir mexilhões: Com a parte externa da lâmina de uma faca ou com uma esponja de aço, remova as impurezas da casca e, em seguida, retire o bisso 1. Enxágue bem em água corrente até que a água saia limpa. Em uma panela, refogue um fio de azeite com os talos de salsa e o alho 2, depois adicione os mexilhões 3.
Cubra com a tampa 4 e cozinhe em fogo alto por alguns minutos, até que as cascas comecem a abrir. Retire os mexilhões da panela à medida que abrem para não cozinhar demais 5. Coe a água deles através de uma peneira fina 6 e reserve.
Descasque os mexilhões enquanto ainda estão quentes 7 e cubra-os com algumas colheres de sopa de sua água de cozimento para não secarem 8. Enquanto isso, cozinhe as favas em água fervente por cerca de 3 minutos 9.
Escorra e mergulhe imediatamente em água com gelo 10, depois descasque-as uma a uma 11. Na mesma água onde você cozinhou as favas, adicione algumas cascas dos mexilhões 12 para obter um caldo que servirá para a cozedura do risoto. Mantenha aquecido.
Comece a cozinhar o risoto: coloque o arroz na panela 13 e toste-o a seco, até que os grãos fiquem translúcidos e quentes ao toque. Regue com vinho branco 14 e deixe evaporar toda a parte alcoólica. Cozinhe o arroz adicionando uma concha de caldo quente de cada vez, coando através de uma peneira 15.
Enquanto isso, tempere as favas com azeite 16, sal, pimenta 17 e raspas de limão 18.
Tempere com suco de limão 19 e algumas folhas de hortelã 20. Misture tudo 21.
Quando o arroz estiver na metade do cozimento, adicione 3-4 colheres de sopa da água dos mexilhões 22, cuidando para ajustar a quantidade de acordo com a salinidade do risoto. Assim que o arroz estiver al dente, retire a panela do fogo e adicione uma colher da água dos mexilhões 23, os mexilhões (reservando alguns para a apresentação) e metade das favas 24.
Misture com a manteiga 25, um fio de azeite 26, Parmesão e pecorino ralados 27.
Misture bem 28 e sirva. Complete com os mexilhões e as favas reservados, um fio de azeite e algumas folhas de hortelã 29. O seu risoto de mexilhões, favas e pecorino está pronto para ser servido 30!