Risoto ervilhas e pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

O leque de delícias da horta primaveril chega diretamente às suas mesas com o risoto de ervilhas e pecorino! Um prato principal simples, refinado e de sabor realmente delicioso. Adicionamos algumas dicas interessantes para tornar este risoto especial: uma parte das ervilhas é reduzida em creme para criar um resultado homogêneo e envolvente, pecorino para dar caráter ao prato e folhas de hortelã para um toque de frescor persistente ao final de cada mordida. Você também descobrirá a delicadeza dos feijões verdes, outro dos produtos primaveris que escolhemos para tornar este risoto único. Enfim, um potpourri de ingredientes que fazem deste prato um triunfo da primavera. Vamos cozinhar juntos o risoto de ervilhas e pecorino!

Arroz e ervilhas é a sua combinação favorita? Veja quantas versões já experimentamos:

 

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 350
Ervilhas 130 g
Feijão verde achatado 110 g
Chalota 40 g
Queijo pecorino romano 70 g - (para ralar)
Manteiga 70 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Hortelã quanto baste
Para o creme de ervilhas
Ervilhas 130 g
Chalota 40 g
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Hortelã quanto baste
Para o caldo de legumes
Cenouras 2
Aipo 2 talos
Cebolas 1
Tomates rama 1
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de ervilhas e pecorino, comece pelo Caldo de legumes. Corte ao meio os talos de aipo 1, as cenouras 2, o tomate 3.

e a cebola previamente limpa 4. Coloque todos os ingredientes em uma panela de bordas altas e encha com água, adicione sal e deixe cozinhar por pelo menos meia hora 5. Agora limpe e pique finamente as echalotes 6 e divida em duas tigelas, cada uma com 40 gramas.

Prepare o creme de ervilhas. Em uma panela, aqueça o óleo e adicione a cebola picada 7. Ajuste o sal, adicione as ervilhas 8 e adicione uma generosa concha de caldo 9. Deixe cozinhar em fogo alto por 6-7 minutos e quando o fundo estiver seco, adicione mais caldo e cozinhe por mais 5 minutos.

Quando terminar o cozimento, desligue o fogo e adicione ao composto não muito seco as folhinhas de hortelã 10. Transfira para um copo do liquidificador de imersão 11 e bata até obter um composto liso e homogêneo, ajuste o sal 12 e reserve.

Neste ponto, lave, depois apare os feijões verdes 13 e corte-os finamente 14. Coloque-os em uma tigela e perfume com um pouco de hortelã rasgada à mão 15.

e tempere com um fio de azeite 16. Misture e reserve. Vamos agora ao risoto. Em uma panela, adicione um fio de azeite, os 40 g de cebola restante 17 e aqueça com uma pitada de sal. Após cerca de 1 minuto, adicione o arroz 18 e comece a tostar por alguns minutos mexendo frequentemente.

Adicione o caldo quente aos poucos 19 tendo cuidado para que a parte líquida esteja sempre a um palmo acima do arroz. A meio do cozimento, adicione os feijões verdes 20 e as ervilhas 21.

Perto do final do cozimento, adicione 2/3 do creme de ervilhas 22 e cozinhe o arroz adicionando caldo conforme necessário. Desligue e cubra com a tampa, deixando descansar por alguns minutos 23. Misture o arroz com o creme de ervilhas restante, o pecorino ralado 27,

a manteiga fria em pedaços e a pimenta 25, mexa e adicione um fio de azeite para brilhar 26. Emprate o risoto de ervilhas e pecorino e desfrute-o quente 27.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o risoto de ervilhas e pecorino para melhor apreciar a consistência, o sabor e também a cor. No entanto, se necessário, pode ser armazenado por até dois dias na geladeira coberto.

Conselho

Em vez de hortelã, também podem ser usadas pequenas folhas de hortelã (as mais tenras).

Alternativamente, em vez de hortelã, você pode tentar com funcho e acentuar assim o frescor do seu prato.

Se o Pecorino for muito salgado para você, use metade da quantidade e substitua a outra metade por um queijo mais suave como Parmigiano Reggiano DOP ou Grana Padano DOP.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.