Risoto de uva

/5

APRESENTAÇÃO

No ar há um perfume doce e no vento já estão dançando as primeiras folhas amareladas do outono que está batendo às portas. Tinas cheias de mosto pronto para se tornar um vinho delicioso e mesas fartas com uvas coloridas de ouro, verde, rosa e vermelho. À espera do mês de outubro, quando vocês poderão preparar um fabuloso Risotto all'uva fragola, convidamos vocês a descobrir uma das variedades mais comuns, perfeita para um prato principal como este. Trata-se da uva Itália, perfumada, crocante e de sabor doce... mas não muito. Uma combinação perfeita com as notas do presunto cru que se tornará salgado e crocante. Sem falar na leve acidez conferida pela robiola, um queijo fresco adequado para misturar nesta suculenta delícia. O que poderia parecer um simples risoto de uva esconde, na verdade, um jogo de intensidades e nuances tão profundas que irão literalmente encantar o seu paladar! Não acreditam? Experimentem e nos contem. Se, no entanto, preferirem a uva preta, descubram como utilizá-la de forma criativa com a receita dos Cubos de frango com uva!

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 350 g
uvas brancas 450 g - variedade Itália
Manteiga 80 g - macio
Chalota 1
Sal fino quanto baste
Caldo de legumes quanto baste - (cerca de 1 lt)
Para manteiga e guarnição
Robiola 70 g
Presunto cru 4 fatias - finas
pimenta rosa quanto baste
Salsa quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto de uva, comece preparando o Caldo de legumes (prepare cerca de 1 litro); depois passe para o presunto cru: coloque para aquecer uma frigideira antiaderente e depois adicione as fatias 1. Deixe-as fritar em fogo alto por alguns minutos, o tempo necessário para que o presunto fique bem dourado 2. Vire e continue o cozimento por mais alguns minutos, mas tome cuidado para não queimar. Ao final do cozimento, coloque o presunto para esfriar em uma grade 3.

Continue enxaguando as uvas, depois destaque os bagos 4 e coloque-os em um passa-verduras 5; lembre-se de deixar alguns de lado para a decoração. Passe os outros para obter o suco e reserve 6.

Coloque a manteiga para derreter em uma panela grande em fogo bem baixo 7 e depois adicione a cebola picada, deixando-a murchar por cerca de dez minutos 8. Mexa frequentemente nesta fase. Se secar muito rápido, adicione algumas colheres de caldo quente. Passado o tempo, aumente um pouco o fogo e adicione o arroz 9.

Deixe tostar por alguns minutos: assim que os grãos ficarem transparentes, você poderá flambar com o suco de uva 10. Uma vez seco, adicione o caldo de legumes quente e já salgado em conchas até finalizar o cozimento. Lembre-se de não mexer muito o arroz 11. Ao final do cozimento, desligue o fogo e misture o risoto adicionando os bagos de uva sem sementes, cortados alguns ao meio e outros em quartos 12,

depois a robiola, uma pitada de pimenta rosa e misture bem 14. Coloque nos pratos e depois decore cada prato com um pouco de presunto cru quebrado à mão e salsa picada. O seu risoto de uva está pronto, bom apetite!

Conservação

Recomenda-se consumir o risoto de uva imediatamente.
Caso queira, pode conservá-lo por no máximo 1-2 dias.

Conselho

Para tornar o risoto mais leve, você pode substituir a manteiga por óleo e misturar com ricota.
Se você não tiver uma frigideira antiaderente, basta colocar uma folha de papel manteiga no fundo da que você tiver disponível.
Se, no entanto, quiser fazer experiências, tente substituir a robiola por iogurte grego, assim a sua acidez natural realçará o doce da uva, ou use mascarpone, que é mais gordo e conferirá mais cremosidade. Os amantes da boa e velha combinação manteiga & parmigiano estarão seguros!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.