Sachertorte

/5

APRESENTAÇÃO

Em 1832, em um dos hotéis mais centrais de Viena, que hoje se tornou um templo "sagrado" da confeitaria, algo especial aconteceu, que marcou a história da culinária austríaca. Franz Sacher, um aprendiz de confeiteiro de apenas 16 anos e amante de chocolate, idealizou a Sachertorte que hoje é certamente um dos bolos de chocolate mais famosos e apreciados do mundo. A história conta que o jovem Franz, que naquele dia estava substituindo um chef doente, estava preparando uma sobremesa para o guloso príncipe Von Mitternich Winnesburg e, depois de pensar por muito tempo, decidiu combinar elementos simples e tradicionais como chocolate e geleia para criar uma sobremesa delicada e saborosa. Ao que parece, a sobremesa fez um grande sucesso e, desde aquele dia, o jovem Franz Sacher teve que se esforçar bastante para preparar este bolo que também levou seu nome: a Sachertorte. Desde então, a fama da Sachertorte se espalhou por todo o mundo e, mesmo que milhares de pessoas continuem a prepará-la, a receita original é guardada zelosamente em Viena e não é revelada a ninguém. Nós oferecemos a versão realizada por Ernst Knam, uma verdadeira garantia quando se fala de chocolate!

A Sachertorte é tão amada que inspirou muitas variantes deliciosas, como por exemplo:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 18 cm
60% chocolate amargo 75 g
Gemas 60 g - (aproximadamente 3)
Claras 90 g - (aproximadamente 3)
Manteiga 65 g - amolecido
Farinha tipo 00 65 g
Açúcar de confeiteiro 20 g
Açúcar 90 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Geleia de damasco 150 g
Para a cobertura
60% chocolate amargo 185 g
Creme de leite fresco líquido 125 g - (preferencialmente com 30-35% de gordura)

Preparo

Para preparar a Sachertorte, a primeira coisa que você faz é transferir o chocolate em pequenos pedaços para uma tigela 1 e derretê-lo em banho-maria 2. Se preferir, você pode derreter o chocolate no micro-ondas acionando-o por alguns segundos de cada vez e mexendo a cada interrupção para não queimar o chocolate. Enquanto isso, coloque na tigela de uma batedeira a manteiga amolecida, o açúcar de confeiteiro 3

e uma pitada de sal 4. Adicione também as sementes da vagem de baunilha 5 e comece a trabalhar a mistura com o batedor 6 até obter uma consistência cremosa.

Depois, despeje as gemas ligeiramente batidas em duas vezes 7 e continue a bater a manteiga 8; levará cerca de 8-10 minutos. O importante é que a mistura de açúcar de confeiteiro, gemas e manteiga esteja bem batida para que, durante o cozimento, a massa se desenvolva bem. Agora, certifique-se de que o chocolate que você derreteu tem uma temperatura entre 45 e 55°C; é preferível usar um termômetro para medi-la: se estiver muito alta, pode derreter a manteiga, caso contrário, pode endurecer muito a mistura. Neste ponto, adicione o chocolate na mistura de manteiga e gemas 9 e continue a misturar

até obter uma mistura uniforme 10. Depois, despeje as claras na tigela de uma batedeira e comece a batê-las em alta velocidade 11. Assim que estiverem brancas e espumosas (quando começarem a "subir"), vá adicionando aos poucos o açúcar refinado, sempre pouco a pouco 12; é importante esperar que as claras estejam ligeiramente batidas antes de adicionar o açúcar, caso contrário, a clara ficará muito pesada e será mais difícil de montar.

As claras não devem ser batidas até o ponto de neve firme; você deve parar um pouco antes 13, caso contrário, quando for incorporá-las à massa, elas continuarão a bater e o bolo, uma vez cozido, poderá desmoronar. Neste ponto, adicione as claras em duas vezes na mistura de gemas e chocolate 14 e misture com uma espátula 15 ou com um batedor.

Adicione também a farinha já peneirada 16 e misture de cima para baixo com uma espátula 17, até obter uma mistura lisa e uniforme 18.

Unte e enfarinhe uma forma de 18 cm de diâmetro, depois despeje a mistura dentro, nivele a superfície 19 e asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 35-40 minutos. Após esse tempo, verifique o cozimento com um palito e, em seguida, retire o bolo do forno 20; não se preocupe se o bolo estiver rachado na superfície. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo, virando-o sobre uma superfície. Em seguida, corte o bolo em dois discos, usando uma faca de lâmina longa e serrilhada 21.

Coloque cerca de metade da dose de geleia de damasco dentro 22 e espalhe-a com uma espátula por toda a superfície 23. Cubra com o segundo disco 24

adicione mais geleia na superfície 25 e, usando uma espátula, espalhe-a por toda parte para criar uma camada fina, inclusive nas bordas do bolo 26; dessa forma, o efeito final ficará mais brilhante. Transfira o bolo para uma grade 27 e cuide de preparar a ganache.

Coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo até quase ferver 28; assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o chocolate 29. Mexa com um batedor até que o chocolate esteja completamente derretido e bem incorporado 30.

Em seguida, transfira a ganache para uma tigela 31 e use-a para cobrir o bolo 32, ajudando-se com uma espátula e batendo-a delicadamente sobre a superfície para cobrir tanto a parte superior quanto as bordas, alisando ao mesmo tempo 33. Para ficar lisa e brilhante, a ganache deve ter uma temperatura de cerca de 40°C.

Neste ponto, coloque para firmar na geladeira (a +4°C) por cerca de 20 minutos 34. Depois, transfira o bolo sacher para um prato de servir 35 e sirva cada fatia pura ou junto com um pouco de chantilly sem açúcar 36.

Armazenamento

O bolo sacher pode ser conservado na geladeira por no máximo 2-3 dias. Se desejar, é possível congelar o bolo recheado com geleia de damasco, sem cobertura de geleia e sem ganache.

As dicas do Mestre

O chocolate deve ter uma porcentagem de cacau de 60%; se você tiver um chocolate com uma porcentagem mais alta, obterá um bolo mais seco.

Na ganache, se você tiver um chocolate com maior porcentagem de cacau, é necessário aumentar a quantidade de creme de leite; caso contrário, será necessário reduzi-la.

Para o cozimento do bolo, recomendamos o uso do forno estático; caso contrário, ficará mais seco. Para reduzir esse "efeito colateral", você pode colocar uma tigela com água na base do forno para favorecer a umidade.

Para uma versão sem glúten, substitua a farinha de trigo pela mesma quantidade de uma mistura de farinhas sem glúten.

Para obter um efeito mais úmido, não é necessário molhar o bolo, mas basta aumentar a quantidade de recheio de geleia dentro. Caso contrário, para um resultado mais seco, você pode recheá-lo apenas com uma camada fina de geleia.

Não perca também as outras delícias da tradição austríaca, como a Linzer Torte ou os Kipferl de baunilha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.