Seadas (sebadas)

/5

APRESENTAÇÃO

Queijo e mel, uma combinação requintada e irresistível que revela o segredo do sucesso de uma antiga receita sarda: as seadas, os famosos docinhos fritos feitos com uma massa que envolve um coração macio e saboroso de queijo. Um recheio que honra os sabores típicos da ilha, com seu gosto ácido que combina perfeitamente com a casca de limão, dando assim aquele toque fresco que distingue este doce. Esta receita percorre toda a Sardenha, recebendo nomes diferentes de tempos em tempos: sevada, sabada, casgiulata, seada, seatta. Uma variedade de nomes que se acredita derivam da palavra seu que em sardo indica a gordura animal, que ainda hoje é usada na massa desses petiscos saborosos. Como manda a tradição, as seadas são degustadas bem quentes decoradas com mel local ou com açúcar de confeiteiro. Entre o doce e o salgado, as seadas encapsulam uma experiência de aromas, fragrâncias e sabores únicos. Descubra como prepará-las com o chef Roberto Paddeu!

Aqui estão outras receitas sardas que você não pode perder:

INGREDIENTES

para a massa violada (cerca de 24 seadas)
Sêmola de trigo duro remacinada 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Açúcar 15 g
Sal fino 10 g
Ovos 1
Água 150 g
Manteiga 20 g
Azeite virgem extra 5 g
Banha 50 g
para o recheio
Primeiro sal 300 g - vacina (mantida fora da geladeira por 24 horas)
Casca de laranja 1
Casca de limão 1
Açúcar 5 g
Sal fino 5 g
para decorar
Mel de medronheiro quanto baste

Preparação

Para preparar as seadas lembre-se de tirar o queijo da geladeira no mesmo dia em que começar a preparar a massa, porque o queijo deve atingir o ponto certo de acidez por cerca de 24 horas. Primeiro, prepare a massa violada (ou violata): na tigela de uma batedeira planetária coloque a sêmola, a farinha 00 1, o açúcar 2 e o sal 3.

Adicione também o ovo 4 e a água 5. Comece a misturar em velocidade baixa até obter uma mistura homogênea e uniforme 6. Isso levará cerca de 15 minutos.

Neste ponto, adicione as gorduras: manteiga 7, azeite de oliva extra virgem 8 e banha 9.

Trabalhe por mais 5 minutos 10, depois transfira para uma superfície de trabalho e amasse com as mãos 11. Forme uma bola 12.

Envolva-a em um pano 13 e deixe descansar por 24 horas na geladeira 14. No dia seguinte, pegue o queijo que deixou fora da geladeira por 24 horas e corte em cubos 15.

Coloque-o em uma panela em fogo bem baixo 16 e adicione um pouco de água 17. Deixe derreter e, enquanto isso, rale a casca da laranja 18.

Rale também a do limão 19. Mexa de vez em quando com uma colher de pau e quando estiver quase completamente derretido, adicione a casca de limão e de laranja 20. Mexa novamente para incorporar bem o sabor 21.

Quando o queijo estiver bem derretido, transfira-o para uma superfície umedecida com água 22. Molhe bem as mãos e pressione delicadamente o queijo 23 até alcançar uma espessura de meio cm 24.

Deixe o queijo solidificar por alguns minutos, depois, com um cortador de biscoitos de 20 cm, corte os discos 25 e coloque-os aos poucos em uma assadeira 26. Os restos podem ser derretidos novamente como feito anteriormente e usados para fazer outros discos. Você pode conservar os discos na geladeira até o momento de usá-los.

Pegue a massa e corte-a em fatias com uma faca 28. Coloque algumas lado a lado, polvilhe com a sêmola 29 e abra a massa com um rolo até obter uma espessura de 1 mm 30. Você pode dobrar a massa sobre ela mesma para obter um resultado mais homogêneo.

Coloque na massa alguns discos de queijo 31, ajuste-se de acordo com o comprimento da massa. Dobre a massa para cobrir completamente os discos 32 e com a mão faça uma leve pressão ao redor do queijo para expelir o ar 33.

Pegue um cortador de biscoitos de 10 cm e com a parte menor pressione levemente para dar um pouco de forma, mas sem cortar 34, depois vire e marque a forma usando a parte maior 35. Corte então a circunferência usando uma roda cortadora 36.

Sele a borda com a roda apropriada ou com os dentes de um garfo 37. Se preferir, decore também a parte central 38. Continue assim até formar todas 39.

Aqueça bastante óleo vegetal entre 130-140°C no máximo e mergulhe 1 seada por vez para não abaixar muito a temperatura do óleo. Cozinhe-a auxiliando-se com uma colher para banhá-la com o óleo quente. Quando estiver bem inchada e dourada, escorra 41. Continue dessa forma, escorrendo as seadas aos poucos em uma bandeja forrada com papel toalha 42.

É hora de servir as seadas quentes: coloque a primeira em um prato 44 decore com mel 44 e aproveite 45!

Conservação

Recomendamos consumir as seadas fritas na hora.

As seadas cruas prontas podem ser conservadas na geladeira por algumas horas ou congeladas.

Conselho

Se você não quiser usar a mistura de gorduras, pode usar apenas banha.

Deixar o queijo fora da geladeira por 24 horas é muito importante. O queijo terá uma nota ácida e ficará mais derretido.

Se preferir, em vez do queijo de vaca, você pode usar também um queijo de ovelha.

Em vez do rolo, você pode usar também uma máquina de macarrão.

Para decorar as seadas, você pode usar qualquer tipo de mel ou açúcar de confeiteiro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.