Nhoque de arroz com mexilhões e tomatinhos
- Médio
- 1 h 10 min
- Kcal 428
Tiella barese, arroz, batatas e mexilhões... embora o nome possa variar um pouco, não se pode dizer o mesmo do preparo, que deve respeitar algumas regras fundamentais!
Este típico prato apuliano é feito inteiramente com ingredientes crus, que são adicionados em camadas dentro de uma única panela, a tiella justamente. Os mexilhões devem ser abertos rigorosamente crus, uma operação que no início pode parecer difícil, mas que se tornará mais fácil com a prática!
Outro elemento fundamental da receita é a água dos mexilhões, que é despejada na assadeira para permitir que os grãos de arroz cozinhem e absorvam o sabor dos frutos do mar.
Só isso? Absolutamente não! De acordo com a tradição, na receita original de arroz, batatas e mexilhões não podem faltar Pecorino Romano, tomatinhos, cebola e salsinha. Agora que você sabe toda a teoria, só falta colocá-la em prática para trazer à mesa o verdadeiro "ris patan e cozz" em qualquer região da Itália que você esteja!
Experimente a tiella barese também na variante dos tomates recheados com arroz, batatas e mexilhões e não perca as outras especialidades da cozinha apuliana:
Para preparar a tiella barese (arroz, batatas e mexilhões), primeiramente descasque as batatas 1 e corte-as em fatias de 5 mm de espessura usando um mandolim 2. Lave os tomatinhos e corte-os ao meio ou em quartos, dependendo do tamanho 3.
Descasque e fatie finamente a cebola 4, depois faça o mesmo com o alho 5. Por fim, pique os talos de salsinha 6.
Agora cuide da Como limpar e abrir mexilhões crus: remova o bisso e esfregue a casca com uma palha de aço, depois insira a ponta de uma pequena faca afiada entre as conchas e deslize-a ao longo do lado plano do mexilhão. Comece pela ponta e continue até chegar à outra extremidade 7, depois raspe sempre com a ponta da faca para soltar o molusco de uma das conchas. Descarte a metade vazia da concha e reserve a metade com o molusco ainda preso 8. Realize essa operação colocando uma tigela embaixo para coletar a água dos mexilhões, depois filtre-a 9 e reserve.
Você está pronto para montar a tiella: pegue uma assadeira com cerca de 28 cm de diâmetro (o ideal é utilizar uma panela de barro ou cerâmica) e unte o fundo com azeite, depois distribua cerca de metade da cebola e do alho 10. Coloque metade das batatas na base para formar a primeira camada 11, depois adicione alguns tomatinhos 12.
Polvilhe com um pouco de Pecorino ralado 13 e salsinha 14, sal e pimenta 15.
Regue com um fio de azeite 16, em seguida coloque os mexilhões com a parte da casca voltada para baixo para formar a segunda camada 17. Polvilhe novamente com um pouco de Pecorino 18.
Tempere com mais salsinha 19, sal e pimenta. Neste ponto, lave bem o arroz em água corrente 20, depois distribua-o sobre os mexilhões cobrindo-os uniformemente 21.
Sal, pimenta e adicione a cebola restante 22, alguns tomatinhos 23, azeite e um pouco de salsinha 24.
Polvilhe novamente com Pecorino 25. Forme a última camada dispondo as batatas por toda a superfície 26, depois adicione os tomatinhos restantes 27 e salsinha.
Cubra tudo com bastante Pecorino 28, depois sal e pimenta. Por último, regue a assadeira com a água filtrada dos mexilhões, tomando cuidado para despejá-la ao longo das bordas 29. Adicione também água suficiente para quase chegar ao nível da última camada de batatas 30.
Asse em forno estático a 220°C por cerca de 50 minutos 31. Se no final do cozimento estiver pouco dourado na superfície, ligue o grill por mais 5 minutos 32; as batatas devem formar uma bela crosta, enquanto o interior deve estar seco. Uma vez fora do forno, cubra a tiella com um pano de prato e deixe descansar para permitir que os sabores se misturem bem. Sirva o arroz, batatas e mexilhões ainda morno 33!