Torta salgada de erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

Na mesa de festa, sempre há alguma sobra que desperta a criatividade. Sem desperdício, ao invés disso, ideias saborosas que aguçam a engenhosidade culinária. Aqui queremos sugerir uma receita de reaproveitamento deliciosa e saborosa feita com erva-doce gratinada que talvez tenha sobrado do almoço de Natal: torta salgada de erva-doce. Uma massa macia que encerra todo o sabor dos vegetais gratinados temperados com molho bechamel e queijo defumado derretido. Esta delícia é perfeita para saborear como um quebra-galho para jantar, à maneira da quiche esvazia-geladeira, mas também pode ser uma ideia saborosa para enriquecer um buffet com amigos como alternativa à clássica torta salgada. Em alternativa à erva-doce, você pode usar como recheio também brócolis, abóbora e radicchio, ou melhor ainda, um mix de todos os vegetais que tornará este prato ainda mais saboroso e colorido!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 26 cm de diâmetro
Ovos 160 g - (cerca de 3)
Leite inteiro 150 g
Azeite virgem extra 50 g
Grana Padano DOP 120 g - para ralar
Sal fino 6 g
Farinha tipo 00 200 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 7 g
Casca de limão ½
Scamorza (provolone) 120 g
para a erva-doce gratinada
Funcho 1 kg
Grana Padano DOP 35 g - para ralar
Manteiga 35 g
para o molho bechamel (da erva-doce gratinada)
Manteiga 30 g
Leite inteiro 300 g
Farinha tipo 00 30 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste

Preparação

A torta salgada de erva-doce é uma receita criada como reaproveitamento da erva-doce gratinada que sobrou; se você não tiver a erva-doce já pronta, pode prepará-la seguindo a receita da erva-doce gratinada com as quantidades indicadas nesta ficha. Em seguida, ocupe-se da massa: em uma tigela, coloque os ovos e o leite 1, bata a mistura com um batedor, em seguida, adicione o óleo 2 e sal 3.

Neste ponto, adicione também a farinha 4, misture bem a massa para incorporá-la, depois o queijo ralado 5 e o fermento em pó para preparações salgadas 6.

Continue a trabalhar tudo com o batedor manual até que a mistura fique bem lisa. Adicione a casca de limão à massa 7 e misture. Corte o queijo defumado em cubos 8. Unte com um pouco de óleo uma forma de 26 cm de diâmetro 9,

despeje no fundo pouco menos da metade da massa, espalhando-a de modo que cubra toda a superfície 10. Agora adicione o recheio de erva-doce gratinada que sobrou 11 e 2/3 do queijo defumado 12.

Agora cubra com o restante da massa, distribuindo-a uniformemente com uma espátula 13. Adicione o queijo defumado restante e asse a torta em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 25 minutos (ou até que esteja bem dourada na superfície). Ao terminar o cozimento, retire a torta salgada de erva-doce do forno 15 e deixe esfriar antes de desenformar.

Conservação

Guarde a torta salgada de erva-doce na geladeira coberta com filme plástico e consuma-a em até 2 dias. Você pode congelar a torta após o cozimento.

Conselho

Esta torta esvazia-geladeira pode ser feita com qualquer tipo de verdura gratinada que sobrar: batatas, brócolis, abóbora, radicchio, raiz de aipo e muitas outras.

O queijo defumado pode ser substituído por queijo caciocavallo ou provolone e a torta pode ser aromatizada com as ervas e especiarias que você preferir.

Se você tiver uma forma para muffin, também pode apresentá-la em porções individuais... pode se tornar um delicioso prato vegetariano para o almoço de Natal!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.