Nhoques integrais ao pesto e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

Para os menus de primavera, apresentamos um delicioso prato de nhoques integrais ao pesto e tomatinhos. Uma saborosa variação dos clássicos Nhoque de batata feitos em casa, sem ovos e com farinha integral, para um sabor rústico e genuíno. Esses pequenos nhoques são envolvidos em um molho cremoso que libera o aroma dos tomatinhos cereja, delicadamente aromatizados com folhas de manjericão, e o Pesto alla Genovese destaca ainda mais a frescura. Para completar esse equilíbrio de sabores e texturas, finalmente, adicionamos um toque crocante de pinhões, que confere uma nota de contraste perfeita ao prato. Se você gosta de experimentar receitas de nhoques, experimente também estas deliciosas variações:

 

INGREDIENTES

Para os nhoques
Batatas 500 g
farinha integral 150 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
Sêmola quanto baste
Para o molho
Molho pesto 300 g
Tomates datterini 400 g
Azeitonas Taggiasca 100 g
Pinhões quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os nhoques integrais ao pesto e tomatinhos, comece cozinhando as batatas em água fervente por cerca de 30-40 minutos, ou até que estejam macias 1. Uma vez cozidas, amasse-as ainda quentes com um espremedor de batatas sem descascá-las, depois tempere com uma pitada de sal 2. Transfira o purê para uma superfície e adicione a farinha 3.

Incorpore também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 4 e comece a misturar os ingredientes com um garfo 5, depois amasse com as mãos até obter uma massa homogênea 6.

Retire porções da massa e forme tiras, corte-as em pedaços de cerca de 1 cm 7. Transfira os nhoques para uma bandeja enfarinhada e reserve. Agora cuide do molho: lave os tomatinhos e corte-os ao meio 8. Em uma panela, aqueça um fio de óleo com o alho, depois acrescente os tomatinhos 9.

Adicione sal 10, pimenta 11 e também as azeitonas taggiasche 12. Cozinhe em fogo moderado por alguns minutos, até que os tomatinhos estejam macios e murchos.

Retire o alho 13, transfira os tomatinhos para um copo e adicione o manjericão 14. Bata tudo com um mixer de imersão até obter um creme homogêneo e sem grumos 15.

Passe o creme de tomates por uma peneira 16 para torná-lo mais liso 17. Agora você pode cozinhar os nhoques integrais: leve uma panela cheia de água salgada para ferver e mergulhe os nhoques 18.

Cozinhe por alguns minutos e, uma vez que os nhoques subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira 19 e transfira-os para uma tigela. Tempere com o pesto 20 e misture 21.

Tudo está pronto para servir: em um prato, coloque algumas colheres de molho 22, depois disponha os nhoques no centro e decore com os pinhões 23 e folhas de manjericão. Os nhoques integrais ao pesto e tomatinhos estão prontos para serem servidos 24!

Conservação

Recomenda-se consumir os nhoques integrais ao pesto e tomatinhos imediatamente.

Você pode preparar o molho de tomatinhos com antecedência e conservá-lo na geladeira por alguns dias.

Você também pode preparar os nhoques anteriormente e congelá-los. Basta cozinhá-los em água fervente diretamente congelados.

Conselho

Para preparar o molho, você pode usar outras variedades de tomatinhos como os cereja ou Pachino.

Você pode pular o passo de coar o creme de tomatinhos, ele terá uma consistência mais rústica, mas será igualmente delicioso!

É importante amassar as batatas enquanto ainda estão quentes, assim elas absorverão menos farinha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.