Pastrami

/5

APRESENTAÇÃO

O pastrami é um prato único rico e de sabor marcante; nascido na culinária do leste europeu, especialmente na Romênia, se espalhou pelos Estados Unidos graças aos imigrantes judeus, tornando-se um símbolo da tradição gastronômica americana e um ícone do street food conhecido em todo o mundo.

Trata-se de uma preparação que requer tempo, paciência e grande atenção aos detalhes, mas o resultado compensa cada esforço feito. A carne de bovino, em particular a ponta de peito, após a longa marinada e o cozimento lento, torna-se tão macia que se desfaz na boca, liberando todo o seu buquê de aromas.

A nossa versão do pastrami é pensada para a cozinha caseira, com uma preparação acessível a todos, mas capaz de devolver todo o caráter intenso e aromático desta especialidade. Você pode saboreá-lo como prato principal, talvez acompanhado de batatas assadas ou legumes grelhados, ou pode seguir a tradição nova-iorquina e colocá-lo entre duas fatias de pão tostado com mostarda e picles para dar vida ao famoso sanduíche de pastrami. É perfeito para um jantar entre amigos, para um almoço de domingo ou para surpreender seus convidados com algo realmente especial. Você pode servir o pastrami quente ou frio, neste último caso pode ser uma ótima escolha para buffet ou piquenique.

Se você está procurando outras receitas de street food com carne bovina, experimente também:

Preparo

Para preparar o pastrami, a primeira coisa a fazer é dedicar-se à marinada. Em uma frigideira coloque a pimenta-do-reino, as sementes de coentro 1, o cominho 2 e os cravos-da-índia 3.

Por fim, adicione as sementes de mostarda 4, toste em fogo médio-baixo por cerca de 7-10 minutos, as especiarias devem ficar bem quentes e liberar todo o seu aroma. Reserve. Em uma panela, despeje a água e adicione o sal grosso 5 e o açúcar mascavo 6.

Continue com o alho amassado e sem o miolo 7, as especiarias tostadas 8 e a canela 9.

Adicione também a pimenta malagueta 10 e a páprica 11. Misture 12, leve para ferver e depois deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, limpe a carne, elimine a gordura externa 13 e remova também os feixes musculares maiores e mais visíveis 14. Mergulhe a carne na salmoura já fria 15, certificando-se de que ela permaneça totalmente imersa, talvez colocando um peso por cima, como um amaciador de carne. Coloque na geladeira, coberta com filme plástico, e deixe marinar por 24 horas.

Para preparar o rub, coloque na frigideira as sementes de mostarda 16, as sementes de coentro 17, a pimenta-do-reino 18 e toste por 7-10 minutos em fogo médio-baixo.

Transfira tudo para um moedor de café e triture em grãos médio-finos 19. Adicione a páprica defumada 20 e misture 21.

Após as 24 horas de marinada, pegue a carne e seque bem 22, depois pincele todos os lados com a mostarda 23. Cubra toda a superfície da carne com o rub 24.

Coloque a carne em uma grelha 25 e asse em forno estático a 110°C por 4 horas ou até que a carne atinja uma temperatura interna de 70-72°C 26. Neste ponto, envolva a carne em papel manteiga 27.

E depois em uma folha de papel alumínio 28. Coloque-a novamente em uma grelha e, abaixo dela, coloque uma assadeira onde você despejará 2 copos de água 29. Continue cozinhando a carne em forno estático a 120°C por mais 3-4 horas ou até que a temperatura interna seja de 92-95°C. Retire do forno, deixe esfriar completamente e corte o pastrami em fatias finas 30.

Agora você pode montar o sanduíche: espalhe a mostarda de Dijon em duas fatias de pão tostado 31, recheie com o pastrami e os picles 32. Seu pastrami está pronto para ser servido 33.

Conservação

O pastrami pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. 

Não pode ser congelado.

Conselho

A carne para preparar esta receita deve ser a parte mais magra da ponta de peito, também chamada de flat. Deve ser bem desengordurada, embora segundo algumas receitas, para ter um pastrami mais suculento, pode-se deixar uma parte da gordura. Nesta receita, as especiarias são tostadas para obter um sabor e aroma mais intensos; em outras receitas, as especiarias não são tostadas e a marinada não é fervida. Segundo a receita tradicional, a marinada da carne dura seis dias e o cozimento é feito na brasa, mas nesse caso, são adicionados conservantes para preservar a carne.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.