Falafel de grão-de-bico (Felafel)
- Fácil
- 50 min
- Kcal 895
O Gyros nasceu na Grécia como comida de rua, mas já conquistou admiradores em todo o mundo, graças à fabulosa mistura de carne, verduras e tzatziki envoltos em um tipo especial de pão chamado pita. Normalmente, a versão vegetariana do gyros consiste em um recheio substancial à base de Falafel de grão-de-bico (Felafel), mas nós criamos uma alternativa original para os paladares mais curiosos: pita com hummus de tomates secos! O tradicional Hummus é enriquecido com um ingrediente típico das ensolaradas regiões do nosso sul, os tomates secos, e se torna o protagonista absoluto do nosso sanduíche, ao qual dará um sabor único e marcante, completado apenas por um punhado de rúcula e uma pitada de pimenta. Uma explosão de sabor que, já na primeira mordida, trará de volta à mente as lembranças do verão recém-passado... então ofereça a pita com hummus de tomates secos aos seus amigos e prepare-se para compartilhar histórias e emoções!
Experimente também esta variação: Pita com falafel.
Para fazer a pita com hummus de tomates secos, primeiro prepare a massa para a pita: coloque o fermento biológico seco em uma tigela pequena (alternativamente, você pode usar 9 g de fermento biológico fresco), adicione um pouco de água morna 1 e o malte (ou açúcar) 2, depois mexa bem com uma colher de chá para dissolver tudo. Despeje a água morna restante em outro recipiente, adicione o sal 3
e o óleo 4 e misture bem. Agora peneire as farinhas em uma tigela grande, adicione a água com o fermento 5 e comece a amassar com a ponta dos dedos. Então, sem parar de amassar, despeje a água com o óleo e o sal em fio 6 e continue trabalhando até obter uma massa bem homogênea.
Neste ponto, transfira a massa para uma superfície de trabalho e molde uma bola com uma consistência bem lisa e elástica. Coloque a massa assim formada em uma tigela untada, cubra com filme plástico 7 e deixe descansar no forno desligado com a luz acesa por cerca de 2 horas ou até dobrar de tamanho. Após o tempo de fermentação 8, transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e divida-a em 4 porções de aproximadamente 100 g cada. Molde cada porção de massa em uma bolinha 9,
depois estenda com um rolo até obter discos de cerca de 20 cm de diâmetro, com uma espessura de cerca de 2 mm 10. Coloque os discos obtidos em uma assadeira forrada com papel manteiga, pincele com uma emulsão de óleo e água 11, cubra com filme plástico 12 e deixe descansar por pelo menos 40 minutos, ainda no forno desligado com a luz acesa. Para mais informações sobre a preparação da Pita, você pode consultar a receita em nosso site.
Enquanto isso, você pode preparar o hummus de tomates secos: coloque os tomates secos em um recipiente alto e estreito, adicione os grãos-de-bico 13, a tahine 14, o coentro previamente lavado e seco 15,
o óleo 16 e a pimenta, depois bata com um mixer de mão 17 até obter um creme homogêneo. Ajuste o hummus com sal, depois transfira-o para uma tigela pequena 18, cubra com filme plástico em contato e mantenha na geladeira até o momento de usar.
Após o tempo de fermentação das pita, borrife-as com um pouco de água e asse em forno estático pré-aquecido a 250° por 8 minutos na prateleira do meio. Enquanto isso, lave e corte finamente a pimenta 19 e corte os tomates secos restantes em tiras 20. Quando as pita estiverem assadas 21, você pode recheá-las com os ingredientes que preparou:
espalhe uma generosa quantidade de hummus em cada pita 22, adicione um punhado de rúcula, previamente lavada e seca, algumas tiras de tomate seco e uma pitada de pimenta fresca 23: dobre ao meio e aproveite imediatamente sua pita com hummus de tomates secos 24!