Bisque

/5

APRESENTAÇÃO

A bisque é uma sopa cremosa de crustáceos originária da cozinha francesa. Graças à sua consistência aveludada e ao seu sabor intenso e rico, a bisque tornou-se uma das sopas de crustáceos mais populares do mundo. Embora tenham muitos ingredientes em comum, a bisque não deve ser confundida com o Fumetto de crustáceos, um caldo delicado muito usado na cozinha para receitas à base de peixe. Hoje vamos mostrar como preparar uma deliciosa bisque de camarões, mas você pode usar qualquer tipo de crustáceo, como lagostins, caranguejos, lagostas ou uma mistura deles. Para prepará-la, como no procedimento clássico, também é necessário arroz, mas apenas para a parte do cozimento. Depois deverá ser removido: o arroz liberará todo o amido dentro da bisque, resultando em um prato realmente cremoso.
A bisque é um prato muito versátil que pode ser servido como entrada ou como prato principal. Pode ser acompanhada por croutons de pão torrado para adicionar crocância e contraste ao seu sabor cremoso. Se você está procurando uma receita original e deliciosa para servir aos seus convidados, não pode errar com a bisque, uma sopa elegante e requintada que satisfará até os paladares mais exigentes.

Aqui estão outras Sopa de peixe imperdíveis:

INGREDIENTES
Camarões 900 g - (ou 500 g de cascas de refugo)
Estoque de Peixes 1 l
Arroz Carnaroli 100 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas 50 g
Manteiga 120 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Cognac 30 g
Vinho branco 80 g
Louro 2 folhas
Tomilho 2 raminhos
Salsa 2 raminhos

Preparação

Para preparar a bisque, a primeira coisa é preparar o Fumetto de crustáceos seguindo a nossa receita. Limpe os camarões. Use as mãos para separar delicadamente a cabeça 1, as patas 2 e o carapaça. Recolha todos os resíduos em uma tigela, para esta preparação serão necessários cerca de 500 g. Para fazer a bisque, não são necessários todos os camarões que você limpará, bastarão 3-4 por pessoa, você poderá usar os outros para suas receitas. Em seguida, prepare o refogado, limpe bem o aipo e corte-o em tiras 3.

Descasque a cenoura 4 e corte-a do mesmo tamanho do aipo 5. Descasque também a cebola 6.

Também corte esta em pedaços grandes 7. Depois, pegue uma panela grande e coloque 20 g de manteiga dentro 8; deixe derreter e adicione os legumes do refogado 9.

Misture para dar sabor 10, depois adicione os resíduos dos carapaças 11 e aumente o fogo. Mexa de vez em quando, deve formar uma crosta no fundo 12.

Adicione sal 13, pimenta 14 e regue com o conhaque 15.

Em seguida, adicione também o vinho branco 16 e deixe evaporar completamente a parte alcoólica por alguns minutos. Adicione as ervas aromáticas 17 e despeje o caldo de peixe 18.

Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos 19, mexendo de vez em quando. Quando estiver pronto, coe em outra panela com um coador fino 20, pressionando bem as cabeças com uma concha para que todos os sucos saiam 21.

Coloque novamente no fogo 22 e leve para ferver. Despeje o arroz dentro 23 e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Dessa forma, o arroz liberará todo o amido dentro da bisque. Coe novamente a bisque com um coador fino 24, em outra panela.

Pressione bem com o dorso de uma concha 25 e transfira a bisque novamente ao fogo 26. Adicione os 100 g de manteiga restantes 27.

Adicione também o creme de leite 28 e misture 29 até que estejam bem incorporados 30. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta.

Corte os camarões em pedaços pequenos 31. Sirva a bisque adicionando uma quenelle de camarões por cima 32 e aproveite enquanto está quente 33!

Conservação

Você pode conservar a bisque na geladeira por 1-2 dias, sem o tartare de camarões.

Se preferir, pode congelar o líquido obtido na etapa "22" e prosseguir com o restante da preparação uma vez descongelado.

Conselho

No lugar do caldo de peixe, você pode usar qualquer caldo de peixe, ou até mesmo o vegetal, mas neste caso, considere que ficará menos saboroso.

Se preferir, pode cozinhar os camarões dentro da bisque nos últimos minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.