Galette de outono

/5

APRESENTAÇÃO

A galette outonal é uma torta salgada que encapsula os sabores do outono. A massa brisè, crocante e quebradiça, serve de recipiente para batatas, brócolis e couve, um recheio rico e saboroso que se torna ainda mais irresistível com a fontina que derrete durante o cozimento, proporcionando uma consistência cremosa. Esta torta rústica salgada é adequada para todas as ocasiões, desde almoços e jantares informais até brunches. Vamos guiá-lo passo a passo no preparo da galette outonal, um prato simples de fazer que tem aquele caráter caseiro que todos adoram!

Se você está procurando outras receitas de tortas salgadas, experimente também:

INGREDIENTES

Para a massa brisée para uma forma de 26 cm de diâmetro
Farinha tipo 00 200 g
Manteiga 100 g - frio
Água 50 g - fria
Sal quanto baste
Para o recheio
Batatas amarelas 300 g - para forno e vapor
Brócolis 150 g
Repolho 150 g
Fontina 100 g
Grana Padano DOP 20 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a galette outonal, a primeira coisa a fazer é dedicar-se à massa brisè. Em uma tigela, coloque a farinha, adicione o sal 1 e a manteiga fria 2. Trabalhe rapidamente, como se estivesse beliscando 3, até obter uma mistura com a consistência de areia.

Adicione a água fria 4 e trabalhe a mistura rapidamente, até que obtenha uma massa homogênea 5. Envolva-a em filme plástico 6 e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Descasque as batatas e corte-as primeiro em fatias 7 e depois em cubos de aproximadamente 1,5 cm 8. Em uma panela, coloque um fio de azeite e adicione o alho amassado com casca 9.

Adicione as batatas 10 e refogue por 10 minutos. Ajuste o sal 11 e retire-as da panela. Reserve. Enquanto isso, separe os floretes dos brócolis 12 e corte-os em pedaços.

Elimine a parte mais externa e dura do caule 13, corte-o em cubos e adicione aos floretes 14. Retire as folhas externas e mais duras da couve. Corte-a ao meio e depois em tiras 15.

Corte ao meio também as tiras 16. Na mesma panela em que você cozinhou as batatas, coloque um fio de azeite, adicione um dente de alho amassado com casca, em seguida, adicione os brócolis 17. Refogue por 5 minutos e ajuste o sal 18.

Adicione 2 colheres de sopa de água 19 e continue cozinhando por mais 5 minutos. Adicione a couve, ajuste o sal 20 e refogue por 10 minutos 21, ou até que os vegetais estejam cozidos. Deixe esfriar.

Em uma tigela, adicione batatas, vegetais, fontina ralada 22 e misture 23. Abra a massa brisè com um rolo em uma superfície enfarinhada, até obter uma massa com 5 mm de espessura 24.

Forre uma forma de 26 cm de diâmetro com papel manteiga e coloque a massa dentro, usando o rolo para transferi-la. Fure o fundo com os dentes de um garfo 25. Recheie com as batatas, os vegetais e a fontina 26. Adicione uma pitada de parmesão 27.

Dobre as bordas da massa para dentro, criando dobras 28 e asse em forno estático a 200°C por 30 minutos. Retire do forno, deixe amornar e adicione uma pitada de pimenta 29. Sua galette outonal está pronta para ser servida 30!

Conservação

A galette outonal pode ser conservada na geladeira, coberta com filme plástico ou em um recipiente fechado, por 2 dias. Antes de servir, você pode aquecê-la levemente no forno a baixa temperatura para devolver a crocância à massa brisè. Pode ser congelada.

Conselho

Para encurtar o tempo de cozimento dos brócolis, eles podem ser cozidos com tampa, o importante é removê-la alguns minutos antes de adicionar a couve para deixá-los secar. Se a massa brisè estiver muito dura, uma vez retirada da geladeira, ela pode ser amolecida dando alguns golpes com o rolo. A galette outonal pode ser adaptada com diferentes recheios: experimente, por exemplo, com um recheio de abóbora, cogumelos ou couve negra. Para aqueles que gostam de sabores fortes, substitua a fontina por tallegio ou gorgonzola.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.