Paella de marisco

/5

APRESENTAÇÃO

É a mais espetacular de todas e quando é servida à mesa sempre recebe aplausos dos convidados sortudos... é a paella de mariscos, um dos orgulhos da cozinha espanhola! A palavra "marisco" significa molusco e define imediatamente quais são os protagonistas deste prato delicioso: mexilhões, lulas, camarões e lagostins, mas também amêijoas, caranguejos ou peixe, dependendo do que o mercado oferece. Assim como a Paella à valenciana, na verdade, não existe uma receita certificada, mas muitas variantes que mudam conforme a disponibilidade dos ingredientes e as tradições de cada família. Neste caso, o arroz é temperado não apenas com açafrão, mas também com páprica, que confere um sabor extra. Mas para tornar tudo incrivelmente saboroso e perfumado, os mexilhões, com a sua água de cozimento, e o Fumetto de crustáceos em que o arroz é cozido por absorção, farão a diferença. Perfeita para uma ocasião especial ou simplesmente para compartilhar com os seus amigos, após um aperitivo à base de Sangria e Tortilla de patatas, a paella de mariscos é um prato com sucesso garantido... vão ouvir os aplausos!

Experimente também estas versões da paella, tradicionais e não:

INGREDIENTES
para uma paella de cerca de 28-30 cm de diâmetro
Arroz Bomba 400 g
Mexilhões 1 kg
Lulas 500 g - (para limpar)
Lagostins 8
Camarões 8
Cebolas 80 g
Alho 1 dente
Desenho de marisco 750 g
Passata de tomate 200 g
Açafrão ¼ g - (2 sachês)
Páprica doce 5 g
Pimenta doce 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a paella de mariscos, primeiro prepare o Fumetto de crustáceos seguindo nossa receita, você precisará de 750 g. Em seguida, cuide da limpeza dos mexilhões: remova as cracas com uma faca, retire o biso e raspe as conchas com uma esponja de aço 1, enxaguando bem as conchas sob água corrente. Aqueça um fio de óleo em uma panela, depois adicione os mexilhões 2 e cubra com a tampa 3.

Cozinhe por 4-5 minutos em fogo alto, agitando a panela de vez em quando, para que se abram 4. Desligue o fogo e escorra os mexilhões em uma tigela sobre a qual você colocou um coador para filtrar e reservar o líquido de cozimento que você usará mais tarde 5; você precisará de 250 g. Descasque a maioria dos moluscos e reserve alguns inteiros para a decoração final 6. Elimine os mexilhões que não se abriram.

Agora passe para a limpeza das lulas: remova a espinha 7 e os tentáculos com as vísceras, depois retire também a pele 8. Enxágue bem o interior das lulas, depois corte em anéis de cerca de dois centímetros 9.

Prepare também os outros ingredientes que você precisará para a preparação: descasque e pique finamente a cebola 10, depois retire as sementes da pimenta e corte-a finamente 11. Finalmente, descasque o dente de alho, divida-o ao meio e remova o miolo 12.

Quanto aos camarões e lagostins, enxágue-os sob água corrente e faça um corte ao longo do ventre com uma tesoura: dessa forma, liberarão mais sabor durante o cozimento 13. Na paellera específica, aqueça um fio de óleo com o dente de alho, depois adicione os crustáceos 14 e deixe dourar por 1-2 minutos de cada lado em fogo alto 15.

Depois de cozidos, transfira os camarões e lagostins para um prato e reserve 16. Na mesma paellera, adicione a cebola 17 e deixe murchar em fogo baixo por alguns minutos, adicionando também a pimenta 18.

Agora aumente ligeiramente o fogo e adicione as lulas 19. Após alguns minutos, remova o alho e adicione o molho de tomate 20. Adicione também o caldo quente 21

e o líquido dos mexilhões que você reservou 22. Tempere com o açafrão 23 e a páprica 24, misture e leve à fervura.

Quando o líquido começar a ferver, você pode adicionar o arroz 25 e os mexilhões descascados 26, depois apimente e salgue com moderação, uma vez que a água dos mexilhões e o caldo de crustáceos já são bastante salgados. Dê uma última misturada 27 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 18 minutos, ou pelo tempo indicado na embalagem: o arroz deve cozinhar por absorção, portanto, não deve ser mais mexido, mas você pode apenas balançar a paellera gentilmente de vez em quando.

Após o tempo de cozimento, o arroz deve estar seco e parcialmente grudado no fundo da paellera 28. Neste ponto, desligue o fogo e disponha os crustáceos na superfície 29, depois adicione também os mexilhões com as conchas que você reservou 30. Sua linda paella de mariscos está pronta para ser servida!

Conservação

É aconselhável consumir imediatamente a paella de mariscos. Alternativamente, pode ser conservada por cerca de 2 dias na geladeira, mas o arroz pode perder consistência. Não é recomendado congelar.

Conselho

O caldo de crustáceos confere um sabor mais acentuado à paella, mas se preferir, você pode usar um Caldo de legumes como alternativa.

Se você não encontrar o arroz Bomba, pode substituí-lo por arroz Arborio ou Balilla. Se desejar adicionar legumes, pode optar por pimentões, que devem ser adicionados junto com o arroz, ou ervilhas, que devem ser inseridas na metade do cozimento.

Sirva a paella de mariscos com gomos de limão para que seus convidados possam adicioná-lo a gosto... ficará ótimo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.