Croissants com fermento natural
- Muito difícil
- 1 h 20 min
- Kcal 340
Crosta espessa e crocante, interior alveolado. As características principais dos pãezinhos com fermento natural! Não tem jeito, o pão feito em casa sempre traz satisfação, mas usar o Fermento natural dá um toque especial ao resultado em termos de sabor, consistência e durabilidade do produto. A receita que propomos aqui é realmente simples: usamos o Fermento mãe líquido que permitirá uma alveolagem menos densa e um resultado mais leve. Além disso, sendo menos ácido que o fermento natural sólido, o líquido dará aos seus pãezinhos um sabor delicado e um perfume único! Assim como para o Pão com fermento natural, você não precisará usar uma batedeira, bastando dar dobras de reforço na massa para que ela se desenvolva melhor. Dada a longa fermentação, escolhemos usar a farinha manitoba, que, graças ao seu alto teor de glúten, permitirá um crescimento ótimo. Seguindo nossas dicas para a cocção, você obterá uma crosta crocante e um interior macio. Nossos pãezinhos com fermento natural se conservam por bastante tempo e são perfeitos para rechear ou para enriquecer a cesta de pães. Fazê-los é realmente simples, vamos ver juntos como fazer!
Descubra outras receitas com fermento natural para preparar vários tipos de pão:
Para preparar os pãezinhos com fermento natural, comece pela massa: coloque em uma tigela grande a farinha 1, o fermento (refrescado e dobrado de tamanho) 2 e metade da água 3.
Comece a amassar com as mãos 4, depois adicione a água restante 5 e amasse novamente com as mãos 6.
Quando a água for absorvida, transfira a massa para a bancada e continue amassando 7 até obter uma massa homogênea e elástica. Neste ponto, adicione o sal 8 e continue a amassar energicamente por pelo menos 10 minutos, até que a massa fique lisa 9.
Coloque-a em uma tigela que você untou previamente com óleo 10, cubra com filme plástico 11 e deixe fermentar por pelo menos 12 horas a uma temperatura de 21-23 °C 12.
Após o tempo necessário, transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada, abra-a levemente 13 e divida em duas partes 14. Pegue o primeiro pedaço e traga a borda superior para o centro 15.
Em seguida, traga a borda inferior para o centro 16, depois faça o mesmo com a borda direita 17 e a esquerda 18. Desta forma, você terá dado 4 dobras de reforço.
Faça o mesmo com o segundo pedaço de massa 19, cubra com um pano de prato 20 e deixe descansar por 30 minutos. Dê quatro dobras em cada um e deixe descansar coberto por mais 30 minutos. Após o tempo necessário, pegue um dos pedaços de massa e achate levemente com as mãos 21.
Corte em quatro partes iguais e transfira os pãezinhos para uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo-os bem espaçados. Deixe fermentar por uma hora 23, depois pegue um pouco de farinha e use-a para polvilhar os pãezinhos 23.
Em seguida, retire delicadamente o excesso de farinha, acariciando-os com a mão 24. Asse os pãezinhos com fermento natural em forno estático pré-aquecido a 240 °C, colocando na base do forno uma pequena assadeira com água. Asse por cerca de 40 minutos, depois retire do forno 26 e deixe esfriar antes de servir 27.