Pansoti

/5

APRESENTAÇÃO

Existem receitas que têm um sabor único não apenas pela sua delícia, mas pela história que contam. Como os pansoti, tesouros de Massa fresca de ovo (massa e formatos) de origens ligures que remontam às tradições culinárias camponesas. Eles foram preparados nas cozinhas do Giallozafferano pelo chef Roberto Panizza, que nos apresentou sua forma mais tradicional, como tortelli. Hoje este prato principal também é encontrado em forma de triângulo, mais fácil de fazer. Também para o recheio, confiamos em seus conhecimentos históricos, gastronômicos e territoriais. Ele selecionou para nós uma série de ervas selvagens, o clássico prebuggiún (acelga, borragem, pimpinela, dente-de-leão, urtiga, pulmonária, mostarda selvagem) com as quais são recheados junto com a prescinseua. Se você não é genovês, talvez não entenda, mas não tema: você ainda pode usar espinafre e ricota, os pansoti ainda ficarão deliciosos! Para temperá-los? Recomendamos a clássica combinação: pansoti com molho de nozes... e bom apetite!

Não perca também estas receitas típicas da cozinha da Ligúria:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa fresca
Farinha tipo 00 500 g
Água 150 g - (em temperatura ambiente)
Vinho branco 30 g
Ovos 2 - médias
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Ervas 800 g - (Prebuggiun ou mistura de borragem e acelga)
Prescinseua 180 g - (ou ricota de vaca)
Ovos 1 - médio
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Manjerona quanto baste
Sal fino 1 pitada
Noz-moscada quanto baste
Para o molho de nozes
Nozes 400 g
Pão duro 200 g - (apenas miolo)
Parmigiano Reggiano DOP 75 g - (para ralar)
Leite inteiro 200 g - (em temperatura ambiente)
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Manjerona quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Para o molho de nozes

Para preparar o molho de nozes, do pão dormido elimine a crosta e corte grosseiramente o miolo 1. Coloque-o em uma tigela, despeje o leite 2. Trabalhe com as mãos, apertando, até que o miolo tenha absorvido o leite 3 e você tenha obtido uma mistura cremosa mas granulada.

Reserve o miolo. Enquanto isso, prepare o dente de alho e remova o germe 5. Comece a triturá-lo no pilão 6 até reduzi-lo a uma pasta.

Descasque as nozes para obter 200 g de nozes, adicione-as também no pilão e triture 7 até obter uma mistura homogênea. Agora você pode adicionar o miolo 8 e trabalhar mais com o pilão. Depois, adicione as folhas de manjerona e o óleo em fio, ajustando à medida que trabalha com o pilão 9.

Adicione o Parmigiano Reggiano DOP 10, continuando sempre a triturar 11. Finalmente, uma pitada de sal, trabalhe um pouco mais com o pilão: a consistência final deve ser cremosa, não líquida e resultará semi-granulada 12. Reserve até o momento de usar.

Para os pansoti

Preparemos a massa fresca: em uma bancada, despeje a farinha, crie um buraco no centro 13 e depois adicione os ovos 14, uma pitada de sal e comece a amassar à mão. Você também pode se ajudar com uma espátula 15.

Quando os ovos forem absorvidos, continue a adicionar o vinho branco 16, amasse por alguns instantes e então prossiga com a água, aos poucos, enquanto continua a amassar 17. Ajuste se precisar de toda a quantidade proposta, com base na capacidade de absorção da farinha. Trabalhe por alguns minutos, com energia, na bancada de trabalho 18.

Deixe a massa descansar em temperatura ambiente, coberta com um pano ou com uma tigela invertida 19 ou com filme plástico, por cerca de meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio: à maneira tradicional, deve-se usar uma mistura de ervas selvagens que muda de estação para estação, o prebuggiún em dialeto ligure. Você também pode usar uma mistura de borragem e espinafre. Em qualquer caso, limpe as ervas, corte a parte mais dura dos caules 20, depois ferva por 3-4 minutos 21.

Escorra-as em água e gelo para manter a cor brilhante 22. Escorra bem e esprema-as 23, depois pique-as finamente com uma faca 24.

Em uma tigela, coloque os vegetais picados, a prescinseua (ou ricota de vaca) 25, depois o Parmigiano Reggiano DOP ralado 26, adicione também o ovo 27.

Rale a noz-moscada 28, aromatize com manjerona fresca 29 e uma pitada de sal fino. Misture e reserve 30.

Retire um pedaço de massa, passe-o no rolo da máquina de macarrão 31, aos poucos para obter tiras de espessura fina. De cada tira, faça quadrados de 8-10 cm com a roda de corte lisa 32. Recheie-os no centro com um pouco de recheio, uma colher de chá será suficiente 33.

Faça o pansoto desta maneira: pincele levemente as bordas da massa para aderir melhor. Em seguida, feche em triângulo 34, depois dobre a ponta 35 e junte as duas extremidades selando bem 36.

Você deve obter uma espécie de tortelli 37. Ferva a água, salgue quando ferver e cozinhe os pansoti por cerca de 7 minutos 38. Você pode diluir o molho de nozes com água de cozimento 39.

Misture 40 e, uma vez prontos, você pode escorrê-los diretamente na tigela com o molho 41. Nos pratos de servir, você pode decorar com um pouco mais de manjerona fresca 42 e seus pansoti estão prontos para serem saboreados!

Conservação

A massa fresca, uma vez pronta, deve ser utilizada imediatamente ou, no máximo, após algumas horas.

Os pansoti crus podem ser congelados.

O molho de nozes pode ser conservado na geladeira por um par de dias, em um pote de vidro bem fechado.

Dica

A massa fresca, na tradição genovesa, geralmente é preparada com poucos ovos, pode-se usar até mesmo um com essas quantidades propostas.

O vinho branco confere à massa um aroma particular.

As ervas são picadas com a faca para manter o sabor agradavelmente amargo que soltam.

A prescinseua é uma coalhada tradicional genovesa, pode-se substituir por ricota de vaca.

Se você comprou borragem para fazer o recheio dos pansoti, use-a também para preparar um delicioso Risoto com borragem e lulas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.