Panzerotti alla Nutella

/5

APRESENTAÇÃO

Procurando um lanche super delicioso? Para um sucesso garantido, confie no creme de avelã mais famoso e amado, que já usamos em muitas receitas, desde plumcakes até biscoitos, e até o Bolo macio de Nutella. Nesta receita, propomos um doce simplesmente tentador: panzerotti de Nutella! Afinal, sabemos bem que doces com Nutella nunca são suficientes: Torta de Nutella, Bolo de Ameixa com Nutella, biscoitos, temos para todas as ocasiões! Com os panzerotti de Nutella, continuamos a deliciar você! Crocantes e dourados, esses deliciosos docinhos guardam um coração cremoso e saboroso. Sua aparência, que lembra os tradicionais Panzerotti (calzones) fritos, é muito atraente... e na primeira mordida você será levado por um turbilhão de sabor inesquecível que o surpreenderá agradavelmente com sua doçura. Por um dia, permita-se estas frituras (cruz e delícia dos gulosos!) e deixe-se tentar pelos nossos irresistíveis panzerotti de Nutella!

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 peças
Água 570 g - morna
Farinha tipo 00 500 g
Farinha Manitoba 500 g
Fermento biológico fresco 3 g
Azeite virgem extra 15 g
Açúcar 10 g
Sal fino 20 g
para o recheio
Nutella 200 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
para fritar
Óleo de sementes 1 l
para guarnecer
Açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar os panzerotti de Nutella, coloque na tigela de uma batedeira com gancho a farinha 00 e a farinha Manitoba, depois adicione o fermento biológico fresco esfarelado 1. Ligue a batedeira e adicione metade da dose de água morna em fio 2. Adicione o sal 3 e o açúcar e termine com a água restante. 

Depois de adicionar toda a água, despeje também o azeite de oliva 4. Ligue a batedeira em velocidade média até que a massa esteja homogênea e bem incorporada ao gancho. Neste ponto, transfira a massa para uma bancada 5, trabalhe-a com as mãos para dar uma forma esférica 6

Coloque a massa em uma tigela grande, cubra com filme plástico 7 e deixe descansar por 2 horas no forno desligado com a luz acesa (o forno desligado com a luz acesa garante uma temperatura controlada e constante de cerca de 24-26°). Após o tempo de fermentação, retome a massa, que terá dobrado de volume 8, e com uma espátula, divida-a em 20 pedaços de cerca de 80 g cada, molde os pedaços para formar bolinhas 9

 

coloque-as em uma bandeja, cubra-as com filme plástico e deixe descansar novamente por mais 30 minutos, sempre no forno desligado com a luz acesa. Enquanto as bolinhas descansam, aqueça a dose de creme de leite em uma panela pequena 11, depois despeje sobre a Nutella 12 

e misture para incorporar os ingredientes 13. Terminada a fermentação das bolinhas, estenda-as sobre uma bancada com o rolo para fazer discos de aproximadamente 15 cm de diâmetro 14. Coloque no centro uma colher de recheio 15

e feche ao meio os discos para dar a forma típica de meia-lua do panzerotto 16. Dobre a borda com os dedos para selar melhor os panzerotti 17 e evitar que o recheio vaze durante a fritura. Uma vez feitos os panzerotti, prossiga com a fritura: aqueça em uma panela o óleo de sementes, e uma vez que a temperatura atinja cerca de 160°-170° (a ser medida com um termômetro de cozinha), mergulhe os panzerotti poucos por vez 18 e frite por 2 minutos de cada lado, virando-os delicadamente com uma escumadeira.

Após a fritura, escorra os panzerotti 19 em uma bandeja forrada com papel absorvente 20 para secar o excesso de óleo. Deixe os panzerotti de Nutella esfriar um pouco e então estarão prontos para serem saboreados, polvilhados com açúcar granulado 21.

Conservação

Recomendamos consumir os panzerotti de Nutella imediatamente e não conservá-los após a fritura. É possível congelar a massa crua.

Conselho

Quer experimentar a versão assada? Pincele a superfície com um ovo batido e asse em forno estático a 190° por 20 minutos ou até que estejam bem dourados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.