Pizzelle de bacalhau e couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

100 e mais são os pratos que na Campânia estão presentes na mesa das festividades natalinas, muitas vezes os mesmos reaparecem também na véspera de Ano Novo. Certamente há pratos principais que não podem faltar na mesa de um campano. Primeiro, é útil lembrar que no almoço de 24 de dezembro é costume consumir uma fatia de Pizza de escarola, para deixar espaço suficiente no estômago em vista do longo jantar. Desfilam na mesa os Espaguete com vôngole e a Salada de reforço. Pratos principais à base de peixe e, para finalizar, a inumerável quantidade de doces natalinos, entre os quais Roccocò, Mostaccioli napolitanos e Struffoli. E então acrescenta-se uma tradição que talvez não seja difundida em todos os lugares, mas que muitas famílias transmitem de geração em geração. Trata-se das pizzelle de bacalhau e couve-flor. Basicamente, é uma massa fermentada, que é dividida em duas tigelas nas quais se pode adicionar, de um lado, a couve-flor escaldada e do outro a couve-flor cozida. Desta forma, obtêm-se duas variedades de frituras que nos remetem aos tempos em que com água, farinha e fermento se podia fazer qualquer coisa! Se nunca as experimentou antes, então chegou a hora de se aventurar na preparação das pizzelle de bacalhau e couve-flor!

Venha descobrir outras receitas apetitosas à base de bacalhau:

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 50 peças
Água 670 g
Farinha tipo 00 600 g
Fermento biológico fresco 20 g - (cerca de 5 gramas se desidratado)
Sal fino 10 g
Açúcar 10 g
Bacalhau salgado 650 g - já dessalgado
Couve-flor 750 g
Óleo de amendoim quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa quanto baste

Preparação da massa

Para preparar as pizzelle de bacalhau e couve-flor, a primeira coisa a fazer é cuidar da massa. Em uma jarra, despeje a água em temperatura ambiente, adicione o sal 1, o açúcar 2 e depois dissolva o fermento 3.

utilizando uma colher de chá 4. Despeje tudo aos poucos em uma tigela onde você colocou a farinha e misture com uma colher de pau (5 e 6).

Obtenha uma massa lisa e sem grumos 7. Divida em duas tigelas, cubra com filme plástico 8 e deixe crescer em um lugar quente da cozinha por algumas horas ou até dobrar de volume 9 enquanto isso cuide da couve-flor e do bacalhau.

Para as pizzelle de couve-flor

Enquanto isso, cuide da couve-flor. Elimine as folhas externas e a parte central usando uma faca pequena 10. Lave bem as flores e depois mergulhe-as em uma panela cheia de água fervente e salgada 11. Cozinhe por 10 minutos e depois escorra-as, amolecidas mas ainda crocantes, em uma tigela 12.

Despedace grosseiramente com um garfo 13 e deixe esfriar completamente antes de colocar na massa fermentada 14. Misture com cuidado para não desmanchar muito a massa 15.

Mergulhe uma colher no óleo de sementes 16 e depois cozinhe 5-6 colheres de massa mergulhando-as na panela com um par de dedos de óleo de sementes bem quente (não fervente) 17. De vez em quando, regue as pizzelle com o óleo quente na superfície das que ainda não estão prontas para serem viradas 18.

Após 3-4 minutos, vire e continue a cozinhar por mais 2-3 minutos 19. Quando estiverem douradas de ambos os lados, escorra os bolinhos em papel absorvente 20 e continue cozinhando todas as outras 21.

Para as pizzelle de bacalhau

Por fim, passe para a preparação dos bolinhos com bacalhau: usamos aquele já dessalgado, como alternativa, basta mergulhá-lo em água por 3 dias, trocando a água a cada 12 horas. Corte o peixe em pedaços e cozinhe por 15 minutos em água não salgada 22. Escorra os pedaços e depois elimine a pele 23 e eventuais espinhas, removendo-as com uma pinça 24.

Desfie o bacalhau com um garfo 25 e depois mergulhe na massa fermentada 26. Misture tomando cuidado para não desmanchar muito a mistura 27.

Em uma panela com um par de centímetros de óleo quente, não fervente, cozinhe poucas colheres de massa de cada vez 28. Regue a superfície que não está no óleo, recolhendo este último com a colher e cozinhe por 3-4 minutos. Depois vire e continue cozinhando por mais 2-3 minutos 29. Aos poucos, escorra em papel absorvente e continue assim a cozinhar as pizzelle de bacalhau e couve-flor 30.

Conservação

As pizzelle de bacalhau e couve-flor, uma vez cozidas, podem ser conservadas por 1-2 dias na geladeira; mantenha-as em um recipiente hermético e aqueça-as conforme necessário.
Se preferir, também pode congelá-las já cozidas e aquecê-las no forno pouco antes de consumir.
A massa não pode ser preparada com muita antecedência, a menos que se reduza a quantidade de fermento.
Bacalhau e couve-flor podem ser preparados até um dia antes, armazenando-os na geladeira.

Conselho

A fritura tradicional das pizzelle de bacalhau e couve-flor ocorre em óleo baixo. Desta forma, elas ficarão muito saborosas, macias e douradas. Como alternativa, você pode proceder com a fritura em óleo profundo, isso garantirá que fiquem crocantes e mais secas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.