Rocambole à moda ligure

/5

APRESENTAÇÃO

Se você for à Ligúria, poderá provar muitos pratos tradicionais: desde a famosa "focaccia" até a panissa, terminando com a tradicional cima alla genovese… mas talvez nem todos conheçam o rolo de carne à ligure! Este macio gateau de batatas é enriquecido com os feijões-verdes e remete a outro prato clássico da região, as trenette ao pesto com batatas e feijões-verdes. Assim como no caso das cebolas recheadas à ligure, outra preparação caseira típica, existem muitas variantes que podem ser encontradas de família para família: há quem adicione embutidos, queijos ou outros tipos de vegetais ao recheio, ou quem o torne ainda mais saboroso dourando-os antes na frigideira… nós mostramos a você uma versão simples e genuína, ideal para servir quente ou à temperatura ambiente como prato único, como prato principal ou até mesmo como acompanhamento rico e substancioso.

Depois de experimentar o rolo de carne à ligure, descubra também estas receitas apetitosas:

  • Rolo de berinjela
  • Rolo com legumes e queijo
  • Rolo de atum
  • Rolo de batata
  • Torta de feijões-verdes, batatas e stracchino

 

INGREDIENTES

Batatas 1 ¼ kg
Vagens 600 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Ovos 4 - médias
Manjerona 2 raminhos
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Farinha de rosca 50 g
para untar e decorar
Manteiga quanto baste
Farinha de rosca 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar

Preparo

Para preparar o rolo de carne à ligure, primeiro lave bem e depois coloque as batatas para ferver por 40 minutos, começando com água fria 1; cozinhe até que estejam macias ao espetá-las com um garfo, os tempos podem variar conforme o tamanho das batatas. Lave e apare os feijões-verdes 2, depois cozinhe-os separadamente em uma panela com água por cerca de 25 minutos 3, sempre começando com água fria. Devem ficar tenros ao final do cozimento, sem desmanchar.

Uma vez prontos, escorra os feijões-verdes 4 e corte-os em pedaços pequenos 5. Enquanto isso, as batatas também estarão cozidas, escorra-as e passe-as pelo espremedor de batatas, coletando o purê em uma tigela grande 6.

Adicione aqui também os feijões-verdes cozidos 7, acrescente o queijo ralado 8 e os ovos 9.

Aromatize com as folhas de manjerona 10, depois sal e apimente 11. Misture 12 e reserve.

Agora unte uma assadeira retangular de 30x23 cm 13 e polvilhe o fundo e as bordas com farinha de rosca 14. Despeje a massa na assadeira 15,

nivelando a superfície com o fundo de uma colher ou uma espátula para distribuí-la de maneira homogênea 16, depois, se quiser, faça as típicas decorações arrastando os dentes de um garfo primeiro na vertical 17 e depois na horizontal, criando assim um padrão de listras 18.

Agora, em uma tigela, coloque o queijo Parmesão ralado e a farinha de rosca 19, misture 20 e espalhe a mistura obtida na superfície 21.

O rolo de carne está pronto para assar 22: asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 50 minutos, depois no modo grill por cerca de 2 minutos, assim ele ficará dourado na superfície 23. Sirva o rolo de carne à ligure depois de deixar esfriar ligeiramente 24.

Conservação

O rolo de carne à ligure pode ser conservado cozido por 2 dias na geladeira. É possível congelá-lo após o cozimento.

Conselho

Existem muitas variantes deste prato: alguns adicionam a prescinsêua, um típico queijo genovês de consistência cremosa, outros utilizam abobrinhas no lugar dos feijões-verdes, ou em adição, enquanto outros ainda o enriquecem com mortadela, bacon ou outros embutidos, tornando-o ainda mais saboroso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.